Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097 |
Resumo: | “Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno. |
id |
UCB-2_3b6791aa346139beb3d512aa33d0bab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10097 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Oliveira, Sheila da CostaSantos, Rebeca Fernandes de Sousa2017-10-17T17:13:20Z2017-10-092017-10-17T17:13:20Z2014SANTOS, Rebeca Fernandes de Sousa. Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras. 2014. 25 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097“Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno."Brazil is eternal love symbol" is more than a stretch of the Brazilian national anthem. The title of this paper is a call for love to national symbols. Brazil's culture has been constantly massacred by idolatry to foreign cultures. Our roots have been not infrequently replaced by the value to foreignness and this behavior applies to the production of the advertising market. Some brands of Brazil have abdicated their origins and adopted foreign configurations in order to meet a public increasingly hit by the transformations of a globalized world that has built a culture to the world. The Brazilian Social Communication, under this influence, has produced extremely global symbols, running on many occasions the risk of not having more space to highlight the cultural identity of Brazil itself. This article seeks to trace paths that produce a reflection on this cultural denial of behavior in society, especially in building brands in the domestic advertising market.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-09T18:39:00Z No. of bitstreams: 1 RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 700895 bytes, checksum: 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T17:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 700895 bytes, checksum: 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 700895 bytes, checksum: 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 (MD5) Previous issue date: 2014porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaCulturaMarcaComunicaçãoAbdicação culturalBrasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdfRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdfArtigoapplication/pdf700895https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/1/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txtRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txtExtracted texttext/plain49193https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/3/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txtae5c35f02a4ebf2223e2b92c38d2e2b7MD53123456789/100972017-10-18 01:03:23.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
title |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
spellingShingle |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras Santos, Rebeca Fernandes de Sousa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Cultura Marca Comunicação Abdicação cultural |
title_short |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
title_full |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
title_fullStr |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
title_full_unstemmed |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
title_sort |
Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras |
author |
Santos, Rebeca Fernandes de Sousa |
author_facet |
Santos, Rebeca Fernandes de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Sheila da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rebeca Fernandes de Sousa |
contributor_str_mv |
Oliveira, Sheila da Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Cultura Marca Comunicação Abdicação cultural |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Cultura Marca Comunicação Abdicação cultural |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
“Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno. "Brazil is eternal love symbol" is more than a stretch of the Brazilian national anthem. The title of this paper is a call for love to national symbols. Brazil's culture has been constantly massacred by idolatry to foreign cultures. Our roots have been not infrequently replaced by the value to foreignness and this behavior applies to the production of the advertising market. Some brands of Brazil have abdicated their origins and adopted foreign configurations in order to meet a public increasingly hit by the transformations of a globalized world that has built a culture to the world. The Brazilian Social Communication, under this influence, has produced extremely global symbols, running on many occasions the risk of not having more space to highlight the cultural identity of Brazil itself. This article seeks to trace paths that produce a reflection on this cultural denial of behavior in society, especially in building brands in the domestic advertising market. |
description |
“Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-17T17:13:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-09 2017-10-17T17:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Rebeca Fernandes de Sousa. Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras. 2014. 25 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rebeca Fernandes de Sousa. Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras. 2014. 25 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/1/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/3/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ae5c35f02a4ebf2223e2b92c38d2e2b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829886964563968 |