Exergames como agente de inclusão de novos conteúdos nas aulas de educação física escolar
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11394 |
Resumo: | A aprovação das Leis de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação foi uma vitória para o ensino de Educação Física e principalmente, para seus profissionais que foram valorizados e não são mais apenas reles monitores infanto-juvenis. A igualdade dos valores curriculares, sem dúvida nenhuma, elevou a Educação Física a um patamar merecido e almejado, considerando que antigamente não passavam de diversão, entretenimento e preenchimento de grade escolar. Além LDB, o PCN ( Parâmetros Curriculares Nacionais veio também para ajudar e direcionar os conteúdos que são ministrados em cada etapa da escola. A educação física por exemplo foi dividida em três grandes blocos de conteúdo, o conhecimento sobre o corpo sendo a base, o grupo de esportes, jogos, lutas e ginásticas, e o grupo de atividades rítmicas e expressivas. Contudo, infelizmente esses conteúdos não são colocados em prática, porque o despreparo e desinteresse de professores e escolas acabam não seguindo os PCN’s, pois na maioria das vezes o comodismo acaba vencendo a vontade de inovar e fazendo com que não procurem aplicar os conteúdos direcionados, que vão muito além dos esportes, que apesar de ser muito importante não é único na educação física. As crianças precisam de se formarem cidadãos, sendo que o momento não é oportuno de saber se serão esportistas ou não. Uma das estratégias para reduzir e/ou minimizar essa falta de motivação é a utilização de alternativas mais presentes no cotidiano dessa faixa etária, uma das quais se destaca o jogo eletrônico. Atualmente o entretenimento do game está inserido em praticamente tudo em nossa sociedade, como fala Vaghetti e Botelho (2010). Se os games estão num momento de “explosão” atrativa em toda parte e abrangem todas faixas etárias, pode-se aproveitar dessa imensa gama a favor da educação. A criação dos games com finalidades educacionais que Quiroga et al. (2009), chama de edugames nos leva a outra ligação de áreas. Pois já que os games estão presentes na educação, então por que não levá-los para dentro das escolas? Voltando-nos para área da educação física, temos a junção dos jogos, dos games e ainda dos exercícios: os chamados, exergames. |
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Souza, Mônica Vieira dePinho, Ana Gabriela de MoraesAndrade, Michael Baruc da Silva de2018-09-03T13:51:56Z2018-08-282018-09-03T13:51:56Z2015PINHO, Ana Gabriela de Moraes; ANDRADE, Michael Baruc da Silva de. Exergames como agente de inclusão de novos conteúdos nas aulas de educação física escolar. 2015. 25 f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11394Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2018-08-28T21:23:43Z No. of bitstreams: 1 AnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdf: 759878 bytes, checksum: 94e450ac94bece88362b1dd4e28ffb13 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-03T13:51:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdf: 759878 bytes, checksum: 94e450ac94bece88362b1dd4e28ffb13 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-03T13:51:56Z (GMT). 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Contudo, infelizmente esses conteúdos não são colocados em prática, porque o despreparo e desinteresse de professores e escolas acabam não seguindo os PCN’s, pois na maioria das vezes o comodismo acaba vencendo a vontade de inovar e fazendo com que não procurem aplicar os conteúdos direcionados, que vão muito além dos esportes, que apesar de ser muito importante não é único na educação física. As crianças precisam de se formarem cidadãos, sendo que o momento não é oportuno de saber se serão esportistas ou não. Uma das estratégias para reduzir e/ou minimizar essa falta de motivação é a utilização de alternativas mais presentes no cotidiano dessa faixa etária, uma das quais se destaca o jogo eletrônico. Atualmente o entretenimento do game está inserido em praticamente tudo em nossa sociedade, como fala Vaghetti e Botelho (2010). Se os games estão num momento de “explosão” atrativa em toda parte e abrangem todas faixas etárias, pode-se aproveitar dessa imensa gama a favor da educação. A criação dos games com finalidades educacionais que Quiroga et al. (2009), chama de edugames nos leva a outra ligação de áreas. Pois já que os games estão presentes na educação, então por que não levá-los para dentro das escolas? Voltando-nos para área da educação física, temos a junção dos jogos, dos games e ainda dos exercícios: os chamados, exergames.porUniversidade Católica de BrasíliaEducação Física (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaExergamesJogo eletrônicoMotivaçãoExergames como agente de inclusão de novos conteúdos nas aulas de educação física escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdf.txtAnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdf.txtExtracted texttext/plain41571https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11394/3/AnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdf.txt8ace8b22342cc2dbc87ff2b98b708653MD53ORIGINALAnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdfAnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdfMonografiaapplication/pdf759878https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11394/1/AnaGabrieladeMoraesPinhoMichaelBarucdaSilvadendradeTCCGraduacao2015.pdf94e450ac94bece88362b1dd4e28ffb13MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11394/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/113942020-06-09 03:31:32.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
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A aprovação das Leis de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação foi uma vitória para o ensino de Educação Física e principalmente, para seus profissionais que foram valorizados e não são mais apenas reles monitores infanto-juvenis. A igualdade dos valores curriculares, sem dúvida nenhuma, elevou a Educação Física a um patamar merecido e almejado, considerando que antigamente não passavam de diversão, entretenimento e preenchimento de grade escolar. Além LDB, o PCN ( Parâmetros Curriculares Nacionais veio também para ajudar e direcionar os conteúdos que são ministrados em cada etapa da escola. A educação física por exemplo foi dividida em três grandes blocos de conteúdo, o conhecimento sobre o corpo sendo a base, o grupo de esportes, jogos, lutas e ginásticas, e o grupo de atividades rítmicas e expressivas. Contudo, infelizmente esses conteúdos não são colocados em prática, porque o despreparo e desinteresse de professores e escolas acabam não seguindo os PCN’s, pois na maioria das vezes o comodismo acaba vencendo a vontade de inovar e fazendo com que não procurem aplicar os conteúdos direcionados, que vão muito além dos esportes, que apesar de ser muito importante não é único na educação física. As crianças precisam de se formarem cidadãos, sendo que o momento não é oportuno de saber se serão esportistas ou não. Uma das estratégias para reduzir e/ou minimizar essa falta de motivação é a utilização de alternativas mais presentes no cotidiano dessa faixa etária, uma das quais se destaca o jogo eletrônico. Atualmente o entretenimento do game está inserido em praticamente tudo em nossa sociedade, como fala Vaghetti e Botelho (2010). Se os games estão num momento de “explosão” atrativa em toda parte e abrangem todas faixas etárias, pode-se aproveitar dessa imensa gama a favor da educação. A criação dos games com finalidades educacionais que Quiroga et al. (2009), chama de edugames nos leva a outra ligação de áreas. Pois já que os games estão presentes na educação, então por que não levá-los para dentro das escolas? Voltando-nos para área da educação física, temos a junção dos jogos, dos games e ainda dos exercícios: os chamados, exergames. |
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