Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8254 |
Resumo: | Os efeitos sonoros podem causar impactos ambientais negativos no aeroporto de Macapá – AP. O processo utilizado para a avaliação do impacto causado na região foi realizado de acordo com novos estudos que revelam que a partir da DNL 60 já há o incômodo e este pode levar á problemas de saúde e distúrbios no sono. Este trabalho tem como objetivos específicos simular as curvas de ruído do aeroporto conforme indicado no RBAC 161/2013, e as áreas mais afetadas entorno da área analisada de acordo com a curva DNL 60. Iremos analisar o número de operações noturnas no aeroporto, no período que as pessoas se sentem mais incomodadas. O método sustentado em simulações são os dados disponibilizados pelo aeroporto em analise, mapas acústicos elaborados pelo programa Arcgis e analise de acordo com a legislação RBAC 161, a norma NRB 10151/2000 e estudos feitos pela Comunidade Europeia. Concluímos que a dois bairros mais afetados de acordo com a legislação que são Pascoval e Alvorada estima o número 14550 de habitantes nessas comunidades que mora ao redor aeroporto, e que para não haver mais esse incomodo seria viável a mudança da população para outro local ou a reatualiza a legislação RBAC 161. |
id |
UCB-2_474435ef12b6386bb3d4e3b1065a693f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8254 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Júnior, Edson Benicio de CarvalhoMorais, Rayza Ferreira2017-05-23T13:25:44Z2016-11-252017-05-23T13:25:44Z2016-11-25MORAIS, Rayza Ferreira. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP. 2016. 23 f. Artigo (Engenharia Civil), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8254Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-05-22T17:13:42Z No. of bitstreams: 1 RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf: 1869531 bytes, checksum: 0ac459ce37bd4fd611046f6a34ba686f (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-23T13:25:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf: 1869531 bytes, checksum: 0ac459ce37bd4fd611046f6a34ba686f (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-23T13:25:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf: 1869531 bytes, checksum: 0ac459ce37bd4fd611046f6a34ba686f (MD5) Previous issue date: 2016-11-25Os efeitos sonoros podem causar impactos ambientais negativos no aeroporto de Macapá – AP. O processo utilizado para a avaliação do impacto causado na região foi realizado de acordo com novos estudos que revelam que a partir da DNL 60 já há o incômodo e este pode levar á problemas de saúde e distúrbios no sono. Este trabalho tem como objetivos específicos simular as curvas de ruído do aeroporto conforme indicado no RBAC 161/2013, e as áreas mais afetadas entorno da área analisada de acordo com a curva DNL 60. Iremos analisar o número de operações noturnas no aeroporto, no período que as pessoas se sentem mais incomodadas. O método sustentado em simulações são os dados disponibilizados pelo aeroporto em analise, mapas acústicos elaborados pelo programa Arcgis e analise de acordo com a legislação RBAC 161, a norma NRB 10151/2000 e estudos feitos pela Comunidade Europeia. Concluímos que a dois bairros mais afetados de acordo com a legislação que são Pascoval e Alvorada estima o número 14550 de habitantes nessas comunidades que mora ao redor aeroporto, e que para não haver mais esse incomodo seria viável a mudança da população para outro local ou a reatualiza a legislação RBAC 161.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILEngenharia civilPoluição sonoraEfeitos sonorosAeroportoImpacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – APinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdfRayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdfArtigoapplication/pdf1869531https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8254/1/RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf0ac459ce37bd4fd611046f6a34ba686fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8254/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf.txtRayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain28293https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8254/3/RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf.txta09ca6165a7c22f6776be9e76378c127MD53123456789/82542017-05-24 01:02:17.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
title |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
spellingShingle |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP Morais, Rayza Ferreira CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia civil Poluição sonora Efeitos sonoros Aeroporto |
title_short |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
title_full |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
title_fullStr |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
title_full_unstemmed |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
title_sort |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP |
author |
Morais, Rayza Ferreira |
author_facet |
Morais, Rayza Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Júnior, Edson Benicio de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rayza Ferreira |
contributor_str_mv |
Júnior, Edson Benicio de Carvalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Engenharia civil Poluição sonora Efeitos sonoros Aeroporto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Poluição sonora Efeitos sonoros Aeroporto |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Os efeitos sonoros podem causar impactos ambientais negativos no aeroporto de Macapá – AP. O processo utilizado para a avaliação do impacto causado na região foi realizado de acordo com novos estudos que revelam que a partir da DNL 60 já há o incômodo e este pode levar á problemas de saúde e distúrbios no sono. Este trabalho tem como objetivos específicos simular as curvas de ruído do aeroporto conforme indicado no RBAC 161/2013, e as áreas mais afetadas entorno da área analisada de acordo com a curva DNL 60. Iremos analisar o número de operações noturnas no aeroporto, no período que as pessoas se sentem mais incomodadas. O método sustentado em simulações são os dados disponibilizados pelo aeroporto em analise, mapas acústicos elaborados pelo programa Arcgis e analise de acordo com a legislação RBAC 161, a norma NRB 10151/2000 e estudos feitos pela Comunidade Europeia. Concluímos que a dois bairros mais afetados de acordo com a legislação que são Pascoval e Alvorada estima o número 14550 de habitantes nessas comunidades que mora ao redor aeroporto, e que para não haver mais esse incomodo seria viável a mudança da população para outro local ou a reatualiza a legislação RBAC 161. |
description |
Os efeitos sonoros podem causar impactos ambientais negativos no aeroporto de Macapá – AP. O processo utilizado para a avaliação do impacto causado na região foi realizado de acordo com novos estudos que revelam que a partir da DNL 60 já há o incômodo e este pode levar á problemas de saúde e distúrbios no sono. Este trabalho tem como objetivos específicos simular as curvas de ruído do aeroporto conforme indicado no RBAC 161/2013, e as áreas mais afetadas entorno da área analisada de acordo com a curva DNL 60. Iremos analisar o número de operações noturnas no aeroporto, no período que as pessoas se sentem mais incomodadas. O método sustentado em simulações são os dados disponibilizados pelo aeroporto em analise, mapas acústicos elaborados pelo programa Arcgis e analise de acordo com a legislação RBAC 161, a norma NRB 10151/2000 e estudos feitos pela Comunidade Europeia. Concluímos que a dois bairros mais afetados de acordo com a legislação que são Pascoval e Alvorada estima o número 14550 de habitantes nessas comunidades que mora ao redor aeroporto, e que para não haver mais esse incomodo seria viável a mudança da população para outro local ou a reatualiza a legislação RBAC 161. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-25 2017-05-23T13:25:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-23T13:25:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAIS, Rayza Ferreira. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP. 2016. 23 f. Artigo (Engenharia Civil), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8254 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Rayza Ferreira. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de Macapá – AP. 2016. 23 f. Artigo (Engenharia Civil), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8254/1/RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8254/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8254/3/RayzaFerreiraMoraisTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ac459ce37bd4fd611046f6a34ba686f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b a09ca6165a7c22f6776be9e76378c127 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829865194029056 |