O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) por escolares de uma escola pública do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Surama Verusca Gomes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8678
Resumo: A tríade frutas, legumes e verduras (FLV) são amplamente reconhecidos por sua relevância à saúde humana e seu consumo desempenhar efeito protetor a saúde e sobre o risco de doenças crônicas não transmissíveis. A criança exerce pouco controle sobre a disponibilidade domiciliar de alimentos, sofre influência de o hábito alimentar dos pais e familiares e esta propensa a alterações de comportamento alimentar devido a sua inserção no âmbito escola. O objetivo do presente trabalho é analisar o conhecimento e consumo de FLV por crianças escolares no primeiro período do ensino fundamental de uma escola pública em Brasília- DF. Entre os resultados observou-se que 60,5% das crianças consome frutas apenas 1 vez ao dia. E em relação a legumes e verduras 47,3% consomem uma vez ao dia e as que não consomem estão na média de 22%. Quanto a influência familiar sobre o consumo de FLV, 86,8% afirmou serem os irmãos, 84,2% o pai e apenas 13,1% a mãe. E em relação à aceitação 65,7% afirmaram gostar de FLV. Conforme dados coletados o consumo alimentar, não atende as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Guia Alimentar da População Brasileira que é de 5-6 porções diárias de FLV. A pequena frequência de consumo de FLV reforça a necessidade de desenvolvimentos de ações educativas direcionadas à alimentação saudável no ambiente escolar, uma maior oferta de FLV no Programa de Alimentação Escolar e a presença mais atuante do profissional nutricionista nas escolas públicas.
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O objetivo do presente trabalho é analisar o conhecimento e consumo de FLV por crianças escolares no primeiro período do ensino fundamental de uma escola pública em Brasília- DF. Entre os resultados observou-se que 60,5% das crianças consome frutas apenas 1 vez ao dia. E em relação a legumes e verduras 47,3% consomem uma vez ao dia e as que não consomem estão na média de 22%. Quanto a influência familiar sobre o consumo de FLV, 86,8% afirmou serem os irmãos, 84,2% o pai e apenas 13,1% a mãe. E em relação à aceitação 65,7% afirmaram gostar de FLV. Conforme dados coletados o consumo alimentar, não atende as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Guia Alimentar da População Brasileira que é de 5-6 porções diárias de FLV. A pequena frequência de consumo de FLV reforça a necessidade de desenvolvimentos de ações educativas direcionadas à alimentação saudável no ambiente escolar, uma maior oferta de FLV no Programa de Alimentação Escolar e a presença mais atuante do profissional nutricionista nas escolas públicas.The triad of fruits and vegetables (FLV) are widely recognized for its relevance to human health and consumption play a protective effect on health and the risk of chronic diseases. The child has little control over household food availability, is influenced by the feeding habits of parents and relatives and this likely to change in eating habits due to its inclusion in school. The objective of this study is to analyze the knowledge and FLV intake by schoolchildren in the first period of elementary education at a public school in Brasília-DF. Among the results showed that 60.5% of children consume fruit only once a day. And compared to 47.3% and vegetables consumed once a day and those who do not consume on average are 22%. The family influence on FV intake, 86.8% claimed they were brothers, 84.2%, the father and the mother only 13.1%. And regarding the acceptance of 65.7% said they would like FLV. According to data collected food intake, does not meet the recommendations of the World Health Organization and the Food Guide of the population who is 5-6 servings a day of FLV. The small frequency of FLV intake reinforces the need for development of educational activities aimed at healthy eating in the school environment, a greater supply of FLV in the School Feeding Programme and the presence of the most active professional nutritionist in public schools.Submitted by Paulo Henrique Vieira dos Santos (paulovs@ucb.br) on 2017-07-05T17:11:39Z No. of bitstreams: 1 SuramaVeruscaGomesOliveiraTCCGraduacao2011.pdf: 543360 bytes, checksum: 8f2980330c2a272d37605fddcb886df1 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-05T19:54:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SuramaVeruscaGomesOliveiraTCCGraduacao2011.pdf: 543360 bytes, checksum: 8f2980330c2a272d37605fddcb886df1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-05T19:54:17Z (GMT). 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The triad of fruits and vegetables (FLV) are widely recognized for its relevance to human health and consumption play a protective effect on health and the risk of chronic diseases. The child has little control over household food availability, is influenced by the feeding habits of parents and relatives and this likely to change in eating habits due to its inclusion in school. The objective of this study is to analyze the knowledge and FLV intake by schoolchildren in the first period of elementary education at a public school in Brasília-DF. Among the results showed that 60.5% of children consume fruit only once a day. And compared to 47.3% and vegetables consumed once a day and those who do not consume on average are 22%. The family influence on FV intake, 86.8% claimed they were brothers, 84.2%, the father and the mother only 13.1%. And regarding the acceptance of 65.7% said they would like FLV. According to data collected food intake, does not meet the recommendations of the World Health Organization and the Food Guide of the population who is 5-6 servings a day of FLV. The small frequency of FLV intake reinforces the need for development of educational activities aimed at healthy eating in the school environment, a greater supply of FLV in the School Feeding Programme and the presence of the most active professional nutritionist in public schools.
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