Marketing de relacionamento na indústria farmacêutica: estudo de caso brasilia
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/927 |
Resumo: | Este trabalho teve o objetivo de analisar as atuais estratégias de marketing de relacionamento adotadas pela indústria farmacêutica em Brasília e comprovar a grande importância do propagandista no dia a dia do médico. A pesquisa bibliográfica buscou os conhecimentos necessários à compreensão dos processos associados ao marketing de relacionamento. A metodologia adotou o tipo de pesquisa aplicada, pois objetiva reunir conhecimentos para resolução de problemas específicos da indústria farmacêutica. Por outro lado, é uma pesquisa explicativa, no sentido de procurar apontar medidas para melhoria da satisfação dos clientes. A pesquisa de campo buscou conhecer a percepção dos médicos dermatologistas sobre o trabalho do propagandista, bem como os fatores que os levam a prescrever determinados produtos a fim de se alcançar satisfação e fidelização. Utilizou-se o instrumento do questionário estruturado com questões fechadas, aplicado aos clientes – médicos. O trabalho chegou à conclusão que por mais que a presença do propagandista possa ser inconveniente, é o principal canal para levar as informações e inovações do mercado aos médicos |
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A pesquisa de campo buscou conhecer a percepção dos médicos dermatologistas sobre o trabalho do propagandista, bem como os fatores que os levam a prescrever determinados produtos a fim de se alcançar satisfação e fidelização. Utilizou-se o instrumento do questionário estruturado com questões fechadas, aplicado aos clientes – médicos. O trabalho chegou à conclusão que por mais que a presença do propagandista possa ser inconveniente, é o principal canal para levar as informações e inovações do mercado aos médicosThis study aimed to analyze the current strategies of relationship marketing adopted by the pharmaceutical industry in Brasilia and prove the great importance of the pharmaceutical sales representative on a doctor's daily basis. The literature search sought the knowledge necessary to understand the processes associated with relationship marketing. The methodology adopted the type of applied research, that aims to gather knowledge for solving specific problems of the pharmaceuticals industry. On the other hand, it is explanatory research, in the sense of seeking to identify ways to improve customer satisfaction. The field research was to analyze the perception of dermatologists on the work of the representative, as well as the factors that lead them to prescribe certain products in order to achieve satisfaction and loyalty.. We used the instrument of a structured questionnaire with closed questions applied to customers - doctors. The study concluded that while the presence of the propagandist can be inconvenient, is the main channel to carry information and innovations in the market to doctors.Submitted by Ana Cláudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2012-06-12T00:44:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Priscila Gonçalves Ribeiro.pdf: 897164 bytes, checksum: b44c9fabb1d951d8121fcf85fd02897e (MD5) Priscila Gonçalves Ribeiro.pdf: 315558 bytes, checksum: 2499a58660d52e45d27794e1e92658e6 (MD5)Approved for entry into archive by Paulo José Medeiros Moraes(pmoraes@ucb.br) on 2012-06-18T17:14:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Priscila Gonçalves Ribeiro.pdf: 897164 bytes, checksum: b44c9fabb1d951d8121fcf85fd02897e (MD5) Priscila Gonçalves Ribeiro.pdf: 315558 bytes, checksum: 2499a58660d52e45d27794e1e92658e6 (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-18T17:14:40Z (GMT). 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