A (im)prescritibilidade das ações de ressarcimento ao erário por ato de improbidade administrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Freitas de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8756
Resumo: O presente trabalho se propõe a realizar uma análise quanto à divergência doutrinária e jurisprudencial que envolve a existência ou não de prazo prescricional para o ajuizamento de ação de ressarcimento ao erário por ato de improbidade administrativa, considerando que a parte final do art. 37, § 5º da Constituição Federal de 1988, ressalvou as ações de ressarcimento dos prazos prescricionais que seriam estabelecidos por lei para ilícitos que causassem prejuízo ao erário, porém, sem que o texto constitucional abordasse expressamente da imprescritibilidade dessas ações, surgindo assim, diferentes teses quando a incidência ou não de prazo prescrição para seu ajuizamento. Este trabalho será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial com o objetivo de ampliar a compreensão quanto ao referido tema que, mesmo não sendo atual possui recentes debates, principalmente, no Supremo Tribunal Federal. Pretende-se assim, explicar os posicionamentos doutrinários dos que aceitam a existência de prazo prescricional e dos que negam a incidência desse prazo e o entendimento predominante nos Tribunais Superiores, esclarecendo as peculiaridades que envolvem o direito de o Estado buscar o ressarcimento ao erário público por danos causados aos bens e interesses da coletividade.
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Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8756O presente trabalho se propõe a realizar uma análise quanto à divergência doutrinária e jurisprudencial que envolve a existência ou não de prazo prescricional para o ajuizamento de ação de ressarcimento ao erário por ato de improbidade administrativa, considerando que a parte final do art. 37, § 5º da Constituição Federal de 1988, ressalvou as ações de ressarcimento dos prazos prescricionais que seriam estabelecidos por lei para ilícitos que causassem prejuízo ao erário, porém, sem que o texto constitucional abordasse expressamente da imprescritibilidade dessas ações, surgindo assim, diferentes teses quando a incidência ou não de prazo prescrição para seu ajuizamento. Este trabalho será realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial com o objetivo de ampliar a compreensão quanto ao referido tema que, mesmo não sendo atual possui recentes debates, principalmente, no Supremo Tribunal Federal. Pretende-se assim, explicar os posicionamentos doutrinários dos que aceitam a existência de prazo prescricional e dos que negam a incidência desse prazo e o entendimento predominante nos Tribunais Superiores, esclarecendo as peculiaridades que envolvem o direito de o Estado buscar o ressarcimento ao erário público por danos causados aos bens e interesses da coletividade.This study aims to perform an analysis as to the doctrinal and jurisprudential divergence that involves whether or not the existence of a due period for reimbursement to the public treasury by an act of improper conduct, considering that the final part of art. 37, § 5 of the 1988 Federal Constitution, cautioned claims for reimbursement of limitation periods that would be established by law for offenses that caused any loss to the public treasury, however without the Constitution expressly approaching the imprescriptibility of such actions, coming so different ideas on whether or not the incidence prescription for its judgment. This work will be executed through a bibliographic and jurisprudential research in order to expand the understanding of the referred subject that, although not current, has been recently debated, especially in the Supreme Court. This is to explain the doctrinal positions of those who accept the existence of limitation period and of those who deny the incidence of this term and the prevailing understanding in the Superior Courts, clarifying peculiarities that involve the right of the Estate to seek reimbursement to the public treasury by damage caused to the collective assets and interests.Submitted by Erick Vinicius (erick.assis@ucb.br) on 2017-07-06T13:30:08Z No. of bitstreams: 1 DanielFreitasdeCarvalhoTCCGraduacao2016.pdf.pdf: 475698 bytes, checksum: d020196b0ad623b92253b36fc7d7c1a4 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-06T13:37:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DanielFreitasdeCarvalhoTCCGraduacao2016.pdf.pdf: 475698 bytes, checksum: d020196b0ad623b92253b36fc7d7c1a4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-06T13:37:05Z (GMT). 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This study aims to perform an analysis as to the doctrinal and jurisprudential divergence that involves whether or not the existence of a due period for reimbursement to the public treasury by an act of improper conduct, considering that the final part of art. 37, § 5 of the 1988 Federal Constitution, cautioned claims for reimbursement of limitation periods that would be established by law for offenses that caused any loss to the public treasury, however without the Constitution expressly approaching the imprescriptibility of such actions, coming so different ideas on whether or not the incidence prescription for its judgment. This work will be executed through a bibliographic and jurisprudential research in order to expand the understanding of the referred subject that, although not current, has been recently debated, especially in the Supreme Court. This is to explain the doctrinal positions of those who accept the existence of limitation period and of those who deny the incidence of this term and the prevailing understanding in the Superior Courts, clarifying peculiarities that involve the right of the Estate to seek reimbursement to the public treasury by damage caused to the collective assets and interests.
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