Repensando o processo diagnóstico dos transtornos de espectro autista.
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Data de Publicação: | 2013 |
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Lima, Tiago Soares2015-09-03T18:13:13Z2016-10-10T03:47:02Z2015-09-03T18:13:13Z2016-10-10T03:47:02Z2013LIMA, Tiago Soares. Repensando o processo diagnóstico dos transtornos de espectro autista. 2013. 43 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5461PsicologiaNo presente trabalho foram acompanhadas experiências terapêuticas com duas crianças com suspeita de autismo, além de observar o papel do psicólogo frente ao processo de diagnóstico que, segundo a própria literatura, deve basear-se em um trabalho multidisciplinar, envolvendo inúmeras áreas de atendimento. Durante a realização de pesquisas bibliográficas foi percebido que no meio acadêmico já existem estudos sobre o desenvolvimento de processos de diagnóstico, embora no Brasil, a precocidade no diagnóstico ainda se configura um desafio aos profissionais envolvidos na área. O autismo é classificado como transtorno invasivo do desenvolvimento, envolvendo dificuldades nas habilidades sociais e comunicativas. Pessoas com autismo apresentam atraso no seu desenvolvimento em geral, e demonstram comportamentos repetitivos, estereotipados e limitados. Na realização deste estudo de caso acompanhou, durante 1 ano, duas crianças de 3 anos de idade em processo de diagnóstico, que eram atendidas no programa de educação precoce da Secretaria de Educação do DF. Foram realizadas entrevistas com as mães e professores, e diversas observações de atendimento das crianças citadas no estudo. Os resultados indicaram que as suspeitas de diagnóstico levantadas pela equipe da escola estavam corretas, pois ao longo do período em que esse trabalho foi realizado, as famílias conseguiram concluir o diagnóstico junto a uma equipe médica. Alguns questionamentos surgiram ao longo desse diagnóstico, pois foi percebida uma queixa comum nas duas famílias, ambas em nenhum momento, se sentiram participantes de todo o processo e não souberam informar quais informações sobre o processo foram utilizadas pelos profissionais para chegar a tal diagnóstico. 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