Uso do facebook como estratégia de relacionamento: o caso da prefeitura de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinderé, Julieny Sales das Neves
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8126
Resumo: O aumento no uso dos sites de redes sociais levou as organizações públicas a incorporarem-nas às suas estratégias de comunicação, com o objetivo de construírem envolvimento e relacionamento com seus públicos. Nesse sentido, o presente artigo busca compreender a maneira como a dinâmica dos usuários de sites de redes sociais causou esta mudança na cultura das organizações, tomando como objeto de análise a página da Prefeitura de Curitiba no Facebook. Sob a perspectiva do marketing de relacionamento, analisamos as interações realizadas na página, buscando identificar a efetividade do Facebook como ferramenta estratégica. Notamos que a linguagem informal e o uso de mídias auxiliares contribuíram com a popularidade da página, embora muitos usuários a utilizem como espaço para realização de solicitações e reclamações.
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Sob a perspectiva do marketing de relacionamento, analisamos as interações realizadas na página, buscando identificar a efetividade do Facebook como ferramenta estratégica. Notamos que a linguagem informal e o uso de mídias auxiliares contribuíram com a popularidade da página, embora muitos usuários a utilizem como espaço para realização de solicitações e reclamações.The increased use of social networking sites led public organizations to incorporate them to their communication strategies in order to build engagement and relationship with their audiences. In this sense, this article seeks to understand how the dynamics of users of social networking sites has caused this change in the culture of organizations, taking as object the page of Curitiba on Facebook. From the perspective of relationship marketing, we analyze the interactions carried out on the page, trying to identify the effectiveness of Facebook as a strategic tool. We note that the language and the use of auxiliary media contributed to the popularity of the page, though many users to use it as a space for realization of requests and complaints.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-06T20:56:04Z No. of bitstreams: 1 JulienySalesDasNevesQuinderéTCCGRADUACAO2016.pdf: 722926 bytes, checksum: b91e88b75a61a0f99948fb1ba9604bbd (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:50:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JulienySalesDasNevesQuinderéTCCGRADUACAO2016.pdf: 722926 bytes, checksum: b91e88b75a61a0f99948fb1ba9604bbd (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:50:40Z (GMT). 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The increased use of social networking sites led public organizations to incorporate them to their communication strategies in order to build engagement and relationship with their audiences. In this sense, this article seeks to understand how the dynamics of users of social networking sites has caused this change in the culture of organizations, taking as object the page of Curitiba on Facebook. From the perspective of relationship marketing, we analyze the interactions carried out on the page, trying to identify the effectiveness of Facebook as a strategic tool. We note that the language and the use of auxiliary media contributed to the popularity of the page, though many users to use it as a space for realization of requests and complaints.
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