A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ester Cristina Pereira de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas.
id UCB-2_ff497b390b5184b2c7360c4616c8016d
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8110
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Córdova, AngélicaJesus, Ester Cristina Pereira de2017-05-05T20:52:21Z20162017-05-05T20:52:21Z2016JESUS, Ester Cristina Pereira de. A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores. 2016. 54 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas.The present work of course completion aims to understand the sensorial relation of the sound identity of the brand with the receiver. For that, the study of the Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) as a new model of creation of links between brand and consumer was used as theoretical reference. It was also used brand building (KOTLER) and the role of loudness in communication (MENESES, BAITELLO, MARTINS). In order to understand the relationship of the sound with the brand, we selected five advertising videos from Itaú as a corpus of analysis. An online questionnaire on the subject and a focus group were conducted. Applying the method, one can conclude that the Itaú brand can be recognized by its sound identity, but this is a marketing strategy still little used by other brands.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-03-29T19:43:12Z No. of bitstreams: 1 EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 1249546 bytes, checksum: 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-05T20:52:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 1249546 bytes, checksum: 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-05T20:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 1249546 bytes, checksum: 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaMarcaIdentidade sonoraBrand senseItaúA relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf1249546https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/1/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf0d9226151066cecf1d0f8339ce921408MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain92680https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/3/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txt6c6708c141ef5b4dc4c0d8e61ff2f303MD53123456789/81102017-05-06 01:15:29.413TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
title A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
spellingShingle A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
Jesus, Ester Cristina Pereira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Marca
Identidade sonora
Brand sense
Itaú
title_short A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
title_full A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
title_fullStr A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
title_full_unstemmed A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
title_sort A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
author Jesus, Ester Cristina Pereira de
author_facet Jesus, Ester Cristina Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Córdova, Angélica
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ester Cristina Pereira de
contributor_str_mv Córdova, Angélica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Marca
Identidade sonora
Brand sense
Itaú
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Marca
Identidade sonora
Brand sense
Itaú
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas.
The present work of course completion aims to understand the sensorial relation of the sound identity of the brand with the receiver. For that, the study of the Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) as a new model of creation of links between brand and consumer was used as theoretical reference. It was also used brand building (KOTLER) and the role of loudness in communication (MENESES, BAITELLO, MARTINS). In order to understand the relationship of the sound with the brand, we selected five advertising videos from Itaú as a corpus of analysis. An online questionnaire on the subject and a focus group were conducted. Applying the method, one can conclude that the Itaú brand can be recognized by its sound identity, but this is a marketing strategy still little used by other brands.
description O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-05-05T20:52:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-05T20:52:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JESUS, Ester Cristina Pereira de. A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores. 2016. 54 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110
identifier_str_mv JESUS, Ester Cristina Pereira de. A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores. 2016. 54 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/1/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/3/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
6c6708c141ef5b4dc4c0d8e61ff2f303
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861202100224