A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas. |
id |
UCB-2_ff497b390b5184b2c7360c4616c8016d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8110 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Córdova, AngélicaJesus, Ester Cristina Pereira de2017-05-05T20:52:21Z20162017-05-05T20:52:21Z2016JESUS, Ester Cristina Pereira de. A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores. 2016. 54 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas.The present work of course completion aims to understand the sensorial relation of the sound identity of the brand with the receiver. For that, the study of the Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) as a new model of creation of links between brand and consumer was used as theoretical reference. It was also used brand building (KOTLER) and the role of loudness in communication (MENESES, BAITELLO, MARTINS). In order to understand the relationship of the sound with the brand, we selected five advertising videos from Itaú as a corpus of analysis. An online questionnaire on the subject and a focus group were conducted. Applying the method, one can conclude that the Itaú brand can be recognized by its sound identity, but this is a marketing strategy still little used by other brands.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-03-29T19:43:12Z No. of bitstreams: 1 EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 1249546 bytes, checksum: 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-05T20:52:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 1249546 bytes, checksum: 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-05T20:52:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf: 1249546 bytes, checksum: 0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaMarcaIdentidade sonoraBrand senseItaúA relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf1249546https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/1/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf0d9226151066cecf1d0f8339ce921408MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtEsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain92680https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/3/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txt6c6708c141ef5b4dc4c0d8e61ff2f303MD53123456789/81102017-05-06 01:15:29.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
title |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
spellingShingle |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores Jesus, Ester Cristina Pereira de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Marca Identidade sonora Brand sense Itaú |
title_short |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
title_full |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
title_fullStr |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
title_full_unstemmed |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
title_sort |
A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores |
author |
Jesus, Ester Cristina Pereira de |
author_facet |
Jesus, Ester Cristina Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Córdova, Angélica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Ester Cristina Pereira de |
contributor_str_mv |
Córdova, Angélica |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Marca Identidade sonora Brand sense Itaú |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Marca Identidade sonora Brand sense Itaú |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas. The present work of course completion aims to understand the sensorial relation of the sound identity of the brand with the receiver. For that, the study of the Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) as a new model of creation of links between brand and consumer was used as theoretical reference. It was also used brand building (KOTLER) and the role of loudness in communication (MENESES, BAITELLO, MARTINS). In order to understand the relationship of the sound with the brand, we selected five advertising videos from Itaú as a corpus of analysis. An online questionnaire on the subject and a focus group were conducted. Applying the method, one can conclude that the Itaú brand can be recognized by its sound identity, but this is a marketing strategy still little used by other brands. |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a relação sensorial da identidade sonora da marca com o receptor. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico o estudo do Brand sense (ZANNA, LINDSTROM) como novo modelo de criação de vínculos entre marca e consumidor. Utilizou-se também a construção da marca (KOTLER) e o papel da sonoridade na comunicação (MENESES, BAITELLO, MARTINS). Para perceber a relação do som com a marca selecionamos cinco vídeos publicitários do banco Itaú como corpus de análise. Realizou-se questionário on-line sobre o tema e um grupo focal. Aplicado o método, pode-se concluir que a marca Itaú pode ser reconhecida pela sua identidade sonora, mas esta é uma estratégia de marketing ainda pouco utilizada por outras marcas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-05-05T20:52:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-05T20:52:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JESUS, Ester Cristina Pereira de. A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores. 2016. 54 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110 |
identifier_str_mv |
JESUS, Ester Cristina Pereira de. A relação sensorial da identidade sonora da marca Itaú com receptores. 2016. 54 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/1/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8110/3/EsterCristinaPereiraDeJesusTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d9226151066cecf1d0f8339ce921408 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 6c6708c141ef5b4dc4c0d8e61ff2f303 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861202100224 |