Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416 |
Resumo: | Este trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento. |
id |
UCB-3_83712c6b3a7d87fd00b883b2714ae76e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10416 |
network_acronym_str |
UCB-3 |
network_name_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolarNovas Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Tecnológica Blog Ensino InfantilEste trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1041610.31501/esf.v0i13.10416Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-135Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-1352446-61902316-712210.31501/esf.v0i13reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416/7410Copyright (c) 2019 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Wilder Kleber FernandesCabral, Avlairam Araújoda Nóbrega, Maria Bernardete2022-07-02T19:00:41Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10416Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:00:41Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
title |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
spellingShingle |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar de Santana, Wilder Kleber Fernandes Novas Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Tecnológica Blog Ensino Infantil |
title_short |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
title_full |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
title_fullStr |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
title_full_unstemmed |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
title_sort |
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar |
author |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes |
author_facet |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes Cabral, Avlairam Araújo da Nóbrega, Maria Bernardete |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Avlairam Araújo da Nóbrega, Maria Bernardete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Wilder Kleber Fernandes Cabral, Avlairam Araújo da Nóbrega, Maria Bernardete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Tecnológica Blog Ensino Infantil |
topic |
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Tecnológica Blog Ensino Infantil |
description |
Este trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416 10.31501/esf.v0i13.10416 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416 |
identifier_str_mv |
10.31501/esf.v0i13.10416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416/7410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Esferas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Esferas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-135 Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-135 2446-6190 2316-7122 10.31501/esf.v0i13 reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
collection |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository.name.fl_str_mv |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com |
_version_ |
1799304086242197504 |