Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabral, Avlairam Araújo, da Nóbrega, Maria Bernardete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416
Resumo: Este trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento.
id UCB-3_83712c6b3a7d87fd00b883b2714ae76e
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10416
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolarNovas Tecnologias da Informação e Comunicação Educação Tecnológica Blog Ensino InfantilEste trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2019-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1041610.31501/esf.v0i13.10416Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-135Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-1352446-61902316-712210.31501/esf.v0i13reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416/7410Copyright (c) 2019 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Wilder Kleber FernandesCabral, Avlairam Araújoda Nóbrega, Maria Bernardete2022-07-02T19:00:41Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10416Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:00:41Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
title Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
spellingShingle Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Tecnológica
Blog
Ensino Infantil
title_short Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
title_full Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
title_fullStr Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
title_full_unstemmed Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
title_sort Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar
author de Santana, Wilder Kleber Fernandes
author_facet de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Cabral, Avlairam Araújo
da Nóbrega, Maria Bernardete
author_role author
author2 Cabral, Avlairam Araújo
da Nóbrega, Maria Bernardete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Wilder Kleber Fernandes
Cabral, Avlairam Araújo
da Nóbrega, Maria Bernardete
dc.subject.por.fl_str_mv Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Tecnológica
Blog
Ensino Infantil
topic Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Tecnológica
Blog
Ensino Infantil
description Este trabalho investigou o uso do Blog enquanto ferramenta tecnológica no processo de ensino e aprendizagem na educação básica, ao analisar os benefícios de seu uso em sala de aula, desse modo conferindo os avanços ocorridos com a inclusão do blog no contexto educacional escolar. Um de nossos propósitos é averiguar como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante NTIC’s podem ser utilizadas para agenciar as práticas pedagógicas. Nossa pesquisa fundamentou-se nos postulados de Velihovetchi e Velihovetchi (2011), Ribeiro (2009), Kenski (2007) e Valente (1993), dentre outros, os quais subsidiam nossos dizeres. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo interpretativo. Como resultado a pesquisa revelou que, na atual conjuntura educacional, o blog tem grande potencial para ser utilizado como recurso educacional, inclusive como ferramenta de apoio em sala de aula por várias faixas-etárias, desde o infantil até o ensino médio. Tal esfera midiática se constitui como um canal de comunicação pluridiscursivo, e heterogêneo e multifacetado. A utilização do blog na sala de aula expande o olhar do professor, por suas múltiplas possibilidades e potenciais pedagógicos, viabilizando aos sujeitos responsivo-ativos, professores e alunos, um espaço polissêmico de atualização mutualidade no compartilhamento de conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416
10.31501/esf.v0i13.10416
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416
identifier_str_mv 10.31501/esf.v0i13.10416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10416/7410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-135
Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 126-135
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v0i13
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1799304086242197504