Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gabriella da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7190
Resumo: Buscamos compreender quais as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos futuros professores de um curso de licenciatura em Educação Física no processo de tornar-se professor. Essa questão central nos coloca outras possibilidades, tais como: quais as mudanças os professores em formação destacam? Quais as escolhas eles fizeram dentro do curso? Quais os caminhos trilharam? Eles percebem como as suas histórias de vida e de formação vão constituindo-os e tornando-os professores? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com base na abordagem biográfica, investimos na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Propomos uma discussão acerca do tornar-se professor por meio dos modos pelos quais o sujeito narra sua própria constituição. Nosso objetivo central é o de explorar de que forma as narrativas de formação podem contribuir para uma melhor compreensão das repercussões das experiências formativas na trajetória curricular de formação inicial no processo de tornar-se professor de Educação Física. Os materiais de recolha de dados e informações foram divididos em seis momentos: 1) escolhemos os sujeitos e o lugar da investigação; 2) definimos as questões da entrevista narrativa; 3) elaboramos uma entrevista narrativa teste para aguçar os modos da abordagem; 4) marcamos com os sujeitos o dia e hora para realizarmos a coleta de informações de acordo com a disponibilidade de cada um; 5) analisamos o material, tiramos nota de cada entrevista e levantamos os temas predominante em cada uma delas; 6) elaboramos um texto sobre o processo de tornar-se professor de Educação Física durante a formação inicial com base nas narrativas de formação e no referencial teórico escolhido por nós. Consideramos que as narrativas de formação dos sujeitos, seus olhares e ações diante da formação é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento, que se torna em movimento, o movimento de tornar-se professor. São ideias, pessoas, palavras, afetos, resistências, encontros, desencontros e uma série de outros elementos que não caberão nessa pesquisa, pois os sujeitos perpassam por diferentes espaços e esferas formativas. Nesse sentido, realizamos um estudo micro, no interior das narrativas de formação, participando com os sujeitos envolvidos nessa pesquisa no ato de rememorar o seu processo de tornar-se professor. Por isso, esse trabalho tem como eixo central as narrativas de formação, produzidas pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES.
id UFES_58b939922abe154b21eaf4965f415415
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/7190
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Figueiredo, Zenólia Christina CamposPereira, Gabriella da SilvaChicon, José FranciscoAndrade Filho, Nelson Figueiredo de2018-08-01T21:36:16Z2018-08-012018-08-01T21:36:16Z2017-07-04Buscamos compreender quais as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos futuros professores de um curso de licenciatura em Educação Física no processo de tornar-se professor. Essa questão central nos coloca outras possibilidades, tais como: quais as mudanças os professores em formação destacam? Quais as escolhas eles fizeram dentro do curso? Quais os caminhos trilharam? Eles percebem como as suas histórias de vida e de formação vão constituindo-os e tornando-os professores? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com base na abordagem biográfica, investimos na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Propomos uma discussão acerca do tornar-se professor por meio dos modos pelos quais o sujeito narra sua própria constituição. Nosso objetivo central é o de explorar de que forma as narrativas de formação podem contribuir para uma melhor compreensão das repercussões das experiências formativas na trajetória curricular de formação inicial no processo de tornar-se professor de Educação Física. Os materiais de recolha de dados e informações foram divididos em seis momentos: 1) escolhemos os sujeitos e o lugar da investigação; 2) definimos as questões da entrevista narrativa; 3) elaboramos uma entrevista narrativa teste para aguçar os modos da abordagem; 4) marcamos com os sujeitos o dia e hora para realizarmos a coleta de informações de acordo com a disponibilidade de cada um; 5) analisamos o material, tiramos nota de cada entrevista e levantamos os temas predominante em cada uma delas; 6) elaboramos um texto sobre o processo de tornar-se professor de Educação Física durante a formação inicial com base nas narrativas de formação e no referencial teórico escolhido por nós. Consideramos que as narrativas de formação dos sujeitos, seus olhares e ações diante da formação é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento, que se torna em movimento, o movimento de tornar-se professor. São ideias, pessoas, palavras, afetos, resistências, encontros, desencontros e uma série de outros elementos que não caberão nessa pesquisa, pois os sujeitos perpassam por diferentes espaços e esferas formativas. Nesse sentido, realizamos um estudo micro, no interior das narrativas de formação, participando com os sujeitos envolvidos nessa pesquisa no ato de rememorar o seu processo de tornar-se professor. Por isso, esse trabalho tem como eixo central as narrativas de formação, produzidas pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES.Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/7190porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFESBRCentro de Educação Física e DesportosProfessores - FormaçãoEducação física - Estudo e ensinoFormação profissionalCurrículosEducação Física796Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_11138_GABI DISSERTAÇÃO FINAL1.pdfapplication/pdf1177242http://repositorio.ufes.br/bitstreams/faeedefb-c127-4146-ad7c-5500a6d767b8/downloadc4b1b90461bdcde8b9744618a722b220MD5110/71902024-06-28 10:14:07.231oai:repositorio.ufes.br:10/7190http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-06-28T10:14:07Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
title Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
spellingShingle Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
Pereira, Gabriella da Silva
Educação Física
Professores - Formação
Educação física - Estudo e ensino
Formação profissional
Currículos
796
title_short Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
title_full Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
title_fullStr Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
title_full_unstemmed Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
title_sort Perspectivas de constituição docente no transcorrer da formação inicial em educação física
author Pereira, Gabriella da Silva
author_facet Pereira, Gabriella da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Zenólia Christina Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gabriella da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Chicon, José Francisco
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrade Filho, Nelson Figueiredo de
contributor_str_mv Figueiredo, Zenólia Christina Campos
Chicon, José Francisco
Andrade Filho, Nelson Figueiredo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
topic Educação Física
Professores - Formação
Educação física - Estudo e ensino
Formação profissional
Currículos
796
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Professores - Formação
Educação física - Estudo e ensino
Formação profissional
Currículos
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 796
description Buscamos compreender quais as repercussões das experiências formadoras na trajetória curricular dos futuros professores de um curso de licenciatura em Educação Física no processo de tornar-se professor. Essa questão central nos coloca outras possibilidades, tais como: quais as mudanças os professores em formação destacam? Quais as escolhas eles fizeram dentro do curso? Quais os caminhos trilharam? Eles percebem como as suas histórias de vida e de formação vão constituindo-os e tornando-os professores? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com base na abordagem biográfica, investimos na perspectiva autobiográfica como metodologia e com narrativas orais em suas experiências de investigação-formação. Propomos uma discussão acerca do tornar-se professor por meio dos modos pelos quais o sujeito narra sua própria constituição. Nosso objetivo central é o de explorar de que forma as narrativas de formação podem contribuir para uma melhor compreensão das repercussões das experiências formativas na trajetória curricular de formação inicial no processo de tornar-se professor de Educação Física. Os materiais de recolha de dados e informações foram divididos em seis momentos: 1) escolhemos os sujeitos e o lugar da investigação; 2) definimos as questões da entrevista narrativa; 3) elaboramos uma entrevista narrativa teste para aguçar os modos da abordagem; 4) marcamos com os sujeitos o dia e hora para realizarmos a coleta de informações de acordo com a disponibilidade de cada um; 5) analisamos o material, tiramos nota de cada entrevista e levantamos os temas predominante em cada uma delas; 6) elaboramos um texto sobre o processo de tornar-se professor de Educação Física durante a formação inicial com base nas narrativas de formação e no referencial teórico escolhido por nós. Consideramos que as narrativas de formação dos sujeitos, seus olhares e ações diante da formação é o próprio percurso dessa pesquisa, que se caracteriza por um ser que se faz em movimento, que se torna em movimento, o movimento de tornar-se professor. São ideias, pessoas, palavras, afetos, resistências, encontros, desencontros e uma série de outros elementos que não caberão nessa pesquisa, pois os sujeitos perpassam por diferentes espaços e esferas formativas. Nesse sentido, realizamos um estudo micro, no interior das narrativas de formação, participando com os sujeitos envolvidos nessa pesquisa no ato de rememorar o seu processo de tornar-se professor. Por isso, esse trabalho tem como eixo central as narrativas de formação, produzidas pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFES.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-01T21:36:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-01
2018-08-01T21:36:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/7190
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/7190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/faeedefb-c127-4146-ad7c-5500a6d767b8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c4b1b90461bdcde8b9744618a722b220
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804309203622297600