PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Valmor
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kuhn, Filipy, Backes, Ana Flávia, de Barros, Thais Emanuelli da Silva, Brasil, Vinícius Zeilmann, Souza, Jeferson Rodrigues de, Costa, Matheus da Lapa, Soares, Gabriela Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758
Resumo: A autoeficácia docente de professores pode ser definida como as crenças em suas próprias capacidades para mediar o processo de ensino e aprendizagem, mesmo nas situações de aulas mais difíceis, de modo a facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo do estudo quantitativo de caráter descritivo foi analisar a percepção de autoeficácia docente de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto, foi utilizado uma escala de autoeficácia docente, aplicados a um grupo de 279 universitários de Licenciatura em Educação Física, pertencentes a duas universidades públicas do estado de Santa Catarina. Para verificar o nível de autoeficácia docente em relação às experiências dos universitários, comparando-se as universidades investigadas, utilizou-se o teste não paramétrico Kruskal-Wallis para mais de dois grupos, uma vez que não se encontrou normalidade na distribuição dos resíduos das variáveis analisadas. Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa estatístico SPSS Statistics versão 23.0, considerando-se o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os universitários começam na formação inicial com nível de autoeficácia docente elevado, além disso, que as experiências obtidas no ambiente de estágio obrigatório contribuíram para uma maior percepção na dimensão intencionalidade docente e, por fim, que as experiências prévias no esporte, colaboraram para elevar à percepção de autoeficácia docente em ambas as universidades investigadas. Conclui-se que as experiências no contexto dos esportes adquiridas antes da entrada na formação inicial e as experiências diretas de prática nos estágios, contribuem para uma percepção de autoeficácia docente, com destaque para os universitários em início da formação inicial.
id UCB-5_ac9e0a87e856e875ce7b7f5b44b39ec7
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7758
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICAPalavras-chave Autoeficácia. Educação Física. Universitários.A autoeficácia docente de professores pode ser definida como as crenças em suas próprias capacidades para mediar o processo de ensino e aprendizagem, mesmo nas situações de aulas mais difíceis, de modo a facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo do estudo quantitativo de caráter descritivo foi analisar a percepção de autoeficácia docente de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto, foi utilizado uma escala de autoeficácia docente, aplicados a um grupo de 279 universitários de Licenciatura em Educação Física, pertencentes a duas universidades públicas do estado de Santa Catarina. Para verificar o nível de autoeficácia docente em relação às experiências dos universitários, comparando-se as universidades investigadas, utilizou-se o teste não paramétrico Kruskal-Wallis para mais de dois grupos, uma vez que não se encontrou normalidade na distribuição dos resíduos das variáveis analisadas. Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa estatístico SPSS Statistics versão 23.0, considerando-se o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os universitários começam na formação inicial com nível de autoeficácia docente elevado, além disso, que as experiências obtidas no ambiente de estágio obrigatório contribuíram para uma maior percepção na dimensão intencionalidade docente e, por fim, que as experiências prévias no esporte, colaboraram para elevar à percepção de autoeficácia docente em ambas as universidades investigadas. Conclui-se que as experiências no contexto dos esportes adquiridas antes da entrada na formação inicial e as experiências diretas de prática nos estágios, contribuem para uma percepção de autoeficácia docente, com destaque para os universitários em início da formação inicial.Universidade Católica de Brasília2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Quantitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/775810.31501/rbcm.v26i3.7758Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 53-620103-171610.31501/rbcm.v26i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758/5966https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758/9709https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758/9710Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, ValmorKuhn, FilipyBackes, Ana Fláviade Barros, Thais Emanuelli da SilvaBrasil, Vinícius ZeilmannSouza, Jeferson Rodrigues deCosta, Matheus da LapaSoares, Gabriela Faria2020-05-04T19:32:22Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7758Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-05-04T19:32:22Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ramos, Valmor
Palavras-chave
Autoeficácia. Educação Física. Universitários.
title_short PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Ramos, Valmor
author_facet Ramos, Valmor
Kuhn, Filipy
Backes, Ana Flávia
de Barros, Thais Emanuelli da Silva
Brasil, Vinícius Zeilmann
Souza, Jeferson Rodrigues de
Costa, Matheus da Lapa
Soares, Gabriela Faria
author_role author
author2 Kuhn, Filipy
Backes, Ana Flávia
de Barros, Thais Emanuelli da Silva
Brasil, Vinícius Zeilmann
Souza, Jeferson Rodrigues de
Costa, Matheus da Lapa
Soares, Gabriela Faria
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Valmor
Kuhn, Filipy
Backes, Ana Flávia
de Barros, Thais Emanuelli da Silva
Brasil, Vinícius Zeilmann
Souza, Jeferson Rodrigues de
Costa, Matheus da Lapa
Soares, Gabriela Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Autoeficácia. Educação Física. Universitários.
topic Palavras-chave
Autoeficácia. Educação Física. Universitários.
description A autoeficácia docente de professores pode ser definida como as crenças em suas próprias capacidades para mediar o processo de ensino e aprendizagem, mesmo nas situações de aulas mais difíceis, de modo a facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo do estudo quantitativo de caráter descritivo foi analisar a percepção de autoeficácia docente de universitários do curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto, foi utilizado uma escala de autoeficácia docente, aplicados a um grupo de 279 universitários de Licenciatura em Educação Física, pertencentes a duas universidades públicas do estado de Santa Catarina. Para verificar o nível de autoeficácia docente em relação às experiências dos universitários, comparando-se as universidades investigadas, utilizou-se o teste não paramétrico Kruskal-Wallis para mais de dois grupos, uma vez que não se encontrou normalidade na distribuição dos resíduos das variáveis analisadas. Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa estatístico SPSS Statistics versão 23.0, considerando-se o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os universitários começam na formação inicial com nível de autoeficácia docente elevado, além disso, que as experiências obtidas no ambiente de estágio obrigatório contribuíram para uma maior percepção na dimensão intencionalidade docente e, por fim, que as experiências prévias no esporte, colaboraram para elevar à percepção de autoeficácia docente em ambas as universidades investigadas. Conclui-se que as experiências no contexto dos esportes adquiridas antes da entrada na formação inicial e as experiências diretas de prática nos estágios, contribuem para uma percepção de autoeficácia docente, com destaque para os universitários em início da formação inicial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758
10.31501/rbcm.v26i3.7758
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v26i3.7758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758/5966
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758/9709
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7758/9710
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 53-62
0103-1716
10.31501/rbcm.v26i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120826331136