Fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação Física
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31893 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação Física do último ano de curso. Foram empregados procedimentos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo diagnóstico. Os dados foram obtidos através da entrevista semiestruturada, baseada nos instrumentos: escala de autoeficácia docente e a escala de fontes de autoeficácia docente, com 7 (sete) universitários da última fase do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública no Estado de Santa Catarina. Para análise dos casos múltiplos foi usada a técnica de análise de conteúdo, que consiste, primeiramente, na transcrição e descrição de cada caso individualmente, seguida do cruzamento e confronto das informações de todos os casos. Os resultados mostraram que as fontes de autoeficácia referente ao manejo de classe foram experiência de domínio (6), persuasão social (5) e vicária (4). Sobre a intencionalidade docente, as fontes mais citadas foram experiências vicárias (7), persuasão social (7) e de domínio (6). Especificamente sobre intencionalidade docente os universitários mencionaram uma maior uma maior diversidade de situações de autoeficácia quando comparada ao manejo de classe. Conclui-se que a observação e a persuasão social foram as fontes de autoeficácia consensualmente valorizadas pelos universitários. Estas situações foram proporcionadas pela universidade ao longo dos estágios obrigatórios, observando e recebendo orientações dos professores da universidade e dos professores da escola onde os universitários estagiam. |
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Fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação FísicaAutoeficácia. Educação Física. Universitários.O objetivo deste estudo foi analisar as fontes de autoeficácia pedagógica de universitários de Educação Física do último ano de curso. Foram empregados procedimentos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo diagnóstico. Os dados foram obtidos através da entrevista semiestruturada, baseada nos instrumentos: escala de autoeficácia docente e a escala de fontes de autoeficácia docente, com 7 (sete) universitários da última fase do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública no Estado de Santa Catarina. Para análise dos casos múltiplos foi usada a técnica de análise de conteúdo, que consiste, primeiramente, na transcrição e descrição de cada caso individualmente, seguida do cruzamento e confronto das informações de todos os casos. Os resultados mostraram que as fontes de autoeficácia referente ao manejo de classe foram experiência de domínio (6), persuasão social (5) e vicária (4). Sobre a intencionalidade docente, as fontes mais citadas foram experiências vicárias (7), persuasão social (7) e de domínio (6). Especificamente sobre intencionalidade docente os universitários mencionaram uma maior uma maior diversidade de situações de autoeficácia quando comparada ao manejo de classe. Conclui-se que a observação e a persuasão social foram as fontes de autoeficácia consensualmente valorizadas pelos universitários. Estas situações foram proporcionadas pela universidade ao longo dos estágios obrigatórios, observando e recebendo orientações dos professores da universidade e dos professores da escola onde os universitários estagiam. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivo, Qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31893Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2829Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2829Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28292448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31893/20543Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, ValmorKuhn, FilipyBrasil, Vinicius Zeilmannde Souza, Jeferson Rodriguesde Barros, Thais EmanuelliFaria, GabrielaGoda, Ciro2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31893Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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