A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Marilda de Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rabelo, Mariana Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economic Analysis of law Review
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9417
Resumo: Pelo presente artigo pretende-se analisar os fundamentos utilizados pelo Supremo Tribunal Federal para declarar a inconstitucionalidade das normas que estabeleciam instrumentos considerados cláusula de desempenho para as agremiações partidárias. Avalia-se a conveniência de lege ferenda para fixação de uma nova cláusula de desempenho e os parâmetros de constitucionalidade, tomando como pressuposto a teoria da representação no sistema partidário brasileiro.
id UCB-6_71dea0b109d805f7d841647b523cb4f2
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9417
network_acronym_str UCB-6
network_name_str Economic Analysis of law Review
repository_id_str
spelling A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?REFORMA POLÍTICA PARTIDOS POLÍTICOS CLÁUSULA DE DESEMPENHO.Pelo presente artigo pretende-se analisar os fundamentos utilizados pelo Supremo Tribunal Federal para declarar a inconstitucionalidade das normas que estabeleciam instrumentos considerados cláusula de desempenho para as agremiações partidárias. Avalia-se a conveniência de lege ferenda para fixação de uma nova cláusula de desempenho e os parâmetros de constitucionalidade, tomando como pressuposto a teoria da representação no sistema partidário brasileiro.Universidade Católica de Brasília2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9417Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 2 (2018): Economic Analysis of Law Review; 143-164Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 2 (2018): Economic Analysis of Law Review; 143-164Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 2 (2018): Economic Analysis of Law Review; 143-1642178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9417/5855Copyright (c) 2018 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Marilda de PaulaRabelo, Mariana Albuquerque2023-06-15T18:36:27Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9417Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:36:27Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
title A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
spellingShingle A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
Silveira, Marilda de Paula
REFORMA POLÍTICA
PARTIDOS POLÍTICOS
CLÁUSULA DE DESEMPENHO.
title_short A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
title_full A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
title_fullStr A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
title_full_unstemmed A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
title_sort A nova cláusula de desempenho e a cláusula de desempenho que o STF não decidiu: fragmentação partidária ou livre participação das minorias?
author Silveira, Marilda de Paula
author_facet Silveira, Marilda de Paula
Rabelo, Mariana Albuquerque
author_role author
author2 Rabelo, Mariana Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Marilda de Paula
Rabelo, Mariana Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv REFORMA POLÍTICA
PARTIDOS POLÍTICOS
CLÁUSULA DE DESEMPENHO.
topic REFORMA POLÍTICA
PARTIDOS POLÍTICOS
CLÁUSULA DE DESEMPENHO.
description Pelo presente artigo pretende-se analisar os fundamentos utilizados pelo Supremo Tribunal Federal para declarar a inconstitucionalidade das normas que estabeleciam instrumentos considerados cláusula de desempenho para as agremiações partidárias. Avalia-se a conveniência de lege ferenda para fixação de uma nova cláusula de desempenho e os parâmetros de constitucionalidade, tomando como pressuposto a teoria da representação no sistema partidário brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares; Peer Reviewed
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9417
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9417/5855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Economic Analysis of Law Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Economic Analysis of Law Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 2 (2018): Economic Analysis of Law Review; 143-164
Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 2 (2018): Economic Analysis of Law Review; 143-164
Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 2 (2018): Economic Analysis of Law Review; 143-164
2178-0587
reponame:Economic Analysis of law Review
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Economic Analysis of law Review
collection Economic Analysis of law Review
repository.name.fl_str_mv Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com
_version_ 1798675420662464512