SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAVRON, PAULO FERNANDO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
Texto Completo: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982
Resumo: This research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth.
id UCEN_60ae8e0c7acf52703fa9950eac92e4b0
oai_identifier_str oai:localhost:jspui/1982
network_acronym_str UCEN
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
repository_id_str
spelling Crisostimo, Ana Lúciahttp://lattes.cnpq.br/8037048007322886641.599.659-20http://lattes.cnpq.br/8515072732777867GAVRON, PAULO FERNANDO2022-12-07T18:58:05Z2022-05-18GAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982This research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth.No cotidiano do ensinar os professores se deparam com dificuldades para trabalhar a temática Evolução, destacando-se dificuldades de ordem conceitual, sociocultural bem como estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. Diante deste cenário, esta pesquisa resulta de algumas reflexões sobre a prática profissional e o ensino na Educação Básica, com ênfase na temática Evolução. Por meio de uma pesquisa investigativa e prática com enfoque qualitativo propôs-se a elaboração e aplicação de uma sequência didática instrumentalizadora, no formato on-line, com os sujeitos desta pesquisa, com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto concreto, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra como contributos para o surgimento da humanidade. Como princípio norteador dessa formação inicial, a Teoria da Aprendizagem Socioconstrutivista de Vygotsky se apresenta como fundamental. Os resultados sugerem que as práticas metodológicas desta formação inicial contribuem para a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, permitindo complementar e ampliar o ensino com ênfase na temática Evolução. Elas também favorecem um horizonte sugestivo de aulas sobre a possibilidade de entendimento da evolução, considerando a da vida e dos seres vivos na Terra bem como o surgimento da humanidade. Conclui-se pelos resultados obtidos, que a sequência didática ora apresentada, sugere atividades que demonstraram ser significativas ao propor metodologias diferenciadas, para o resgate e construção de conhecimentos prévios e permitiu ainda, conhecer os processos que levaram ao surgimento da humanidade.Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-12-07T18:58:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf: 509796 bytes, checksum: 007f310172248920f4b106873e314fce (MD5) Produto Educacional.pdf: 6421614 bytes, checksum: 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-07T18:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf: 509796 bytes, checksum: 007f310172248920f4b106873e314fce (MD5) Produto Educacional.pdf: 6421614 bytes, checksum: 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 (MD5) Previous issue date: 2022-05-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8580/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Paulo%20Fernando%20Gavron.pdf.jpghttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8582/Produto%20Educacional.pdf.jpgporUniversidade Estadual do Centro-OestePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)UNICENTROBrasilUnicentro::Departamento de BiologiaUnicentro::Departamento de MatemáticaUnicentro::Departamento de QuímicaUnicentro::Departamento de FísicaUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e AmbientaisUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de TecnologiaEducaçãoEvoluçãoFormação InicialEducationEvolutionElementary EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMMATEMATICA::MATEMATICA APLICADAOUTROS::CIENCIASSUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis50215739695974119606006006006006006006006006006006006887173787787986718-5519895282982411626-7583084308588456361-7803625319667681337-7661102638863479717-4338065490277529033-4452917836576020174839897078517985779062099577914943238252075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROTHUMBNAILDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.jpgDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.jpgimage/jpeg3758http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.jpg8b088e9a8180b7257a64cc76afbe8aa1MD55Produto Educacional.pdf.jpgProduto Educacional.pdf.jpgimage/jpeg4890http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/7/Produto+Educacional.pdf.jpg94dafab5366b79300631bdb1f7f194adMD57TEXTDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.txtDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.txttext/plain213838http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/4/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.txtfc7286d1bba0e4a72e1d524643c2a84dMD54Produto Educacional.pdf.txtProduto Educacional.pdf.txttext/plain97208http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/6/Produto+Educacional.pdf.txt53eb389f5c1534f49f731d6ac1b74dfaMD56ORIGINALDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdfDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdfapplication/pdf509796http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf007f310172248920f4b106873e314fceMD52Produto Educacional.pdfProduto Educacional.pdfapplication/pdf6421614http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/3/Produto+Educacional.pdf2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82003http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/1/license.txt6544a715df32d52b08aa3def94c4dddeMD51jspui/19822022-12-08 02:00:14.217oai:localhost:jspui/1982Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2022-12-08T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.por.fl_str_mv SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
spellingShingle SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
GAVRON, PAULO FERNANDO
Educação
Evolução
Formação Inicial
Education
Evolution
Elementary Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
title_short SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_fullStr SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
title_sort SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
author GAVRON, PAULO FERNANDO
author_facet GAVRON, PAULO FERNANDO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Crisostimo, Ana Lúcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8037048007322886
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 641.599.659-20
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8515072732777867
dc.contributor.author.fl_str_mv GAVRON, PAULO FERNANDO
contributor_str_mv Crisostimo, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Evolução
Formação Inicial
topic Educação
Evolução
Formação Inicial
Education
Evolution
Elementary Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Evolution
Elementary Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
description This research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T18:58:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982
identifier_str_mv GAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
url http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 5021573969597411960
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
600
600
600
600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6887173787787986718
-5519895282982411626
-7583084308588456361
-7803625319667681337
-7661102638863479717
-4338065490277529033
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4452917836576020174
8398970785179857790
6209957791494323825
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICENTRO
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.jpg
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/7/Produto+Educacional.pdf.jpg
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/4/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/6/Produto+Educacional.pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/3/Produto+Educacional.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b088e9a8180b7257a64cc76afbe8aa1
94dafab5366b79300631bdb1f7f194ad
fc7286d1bba0e4a72e1d524643c2a84d
53eb389f5c1534f49f731d6ac1b74dfa
007f310172248920f4b106873e314fce
2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4
6544a715df32d52b08aa3def94c4ddde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br
_version_ 1811733828115365888