SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
Texto Completo: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982 |
Resumo: | This research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth. |
id |
UCEN_60ae8e0c7acf52703fa9950eac92e4b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:jspui/1982 |
network_acronym_str |
UCEN |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
repository_id_str |
|
spelling |
Crisostimo, Ana Lúciahttp://lattes.cnpq.br/8037048007322886641.599.659-20http://lattes.cnpq.br/8515072732777867GAVRON, PAULO FERNANDO2022-12-07T18:58:05Z2022-05-18GAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982This research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth.No cotidiano do ensinar os professores se deparam com dificuldades para trabalhar a temática Evolução, destacando-se dificuldades de ordem conceitual, sociocultural bem como estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. Diante deste cenário, esta pesquisa resulta de algumas reflexões sobre a prática profissional e o ensino na Educação Básica, com ênfase na temática Evolução. Por meio de uma pesquisa investigativa e prática com enfoque qualitativo propôs-se a elaboração e aplicação de uma sequência didática instrumentalizadora, no formato on-line, com os sujeitos desta pesquisa, com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto concreto, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra como contributos para o surgimento da humanidade. Como princípio norteador dessa formação inicial, a Teoria da Aprendizagem Socioconstrutivista de Vygotsky se apresenta como fundamental. Os resultados sugerem que as práticas metodológicas desta formação inicial contribuem para a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, permitindo complementar e ampliar o ensino com ênfase na temática Evolução. Elas também favorecem um horizonte sugestivo de aulas sobre a possibilidade de entendimento da evolução, considerando a da vida e dos seres vivos na Terra bem como o surgimento da humanidade. Conclui-se pelos resultados obtidos, que a sequência didática ora apresentada, sugere atividades que demonstraram ser significativas ao propor metodologias diferenciadas, para o resgate e construção de conhecimentos prévios e permitiu ainda, conhecer os processos que levaram ao surgimento da humanidade.Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-12-07T18:58:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf: 509796 bytes, checksum: 007f310172248920f4b106873e314fce (MD5) Produto Educacional.pdf: 6421614 bytes, checksum: 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-07T18:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf: 509796 bytes, checksum: 007f310172248920f4b106873e314fce (MD5) Produto Educacional.pdf: 6421614 bytes, checksum: 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 (MD5) Previous issue date: 2022-05-18Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8580/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Paulo%20Fernando%20Gavron.pdf.jpghttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/8582/Produto%20Educacional.pdf.jpgporUniversidade Estadual do Centro-OestePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)UNICENTROBrasilUnicentro::Departamento de BiologiaUnicentro::Departamento de MatemáticaUnicentro::Departamento de QuímicaUnicentro::Departamento de FísicaUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e AmbientaisUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de TecnologiaEducaçãoEvoluçãoFormação InicialEducationEvolutionElementary EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMMATEMATICA::MATEMATICA APLICADAOUTROS::CIENCIASSUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis50215739695974119606006006006006006006006006006006006887173787787986718-5519895282982411626-7583084308588456361-7803625319667681337-7661102638863479717-4338065490277529033-4452917836576020174839897078517985779062099577914943238252075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROTHUMBNAILDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.jpgDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.jpgimage/jpeg3758http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.jpg8b088e9a8180b7257a64cc76afbe8aa1MD55Produto Educacional.pdf.jpgProduto Educacional.pdf.jpgimage/jpeg4890http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/7/Produto+Educacional.pdf.jpg94dafab5366b79300631bdb1f7f194adMD57TEXTDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.txtDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdf.txttext/plain213838http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/4/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.txtfc7286d1bba0e4a72e1d524643c2a84dMD54Produto Educacional.pdf.txtProduto Educacional.pdf.txttext/plain97208http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/6/Produto+Educacional.pdf.txt53eb389f5c1534f49f731d6ac1b74dfaMD56ORIGINALDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdfDissertação - Paulo Fernando Gavron.pdfapplication/pdf509796http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf007f310172248920f4b106873e314fceMD52Produto Educacional.pdfProduto Educacional.pdfapplication/pdf6421614http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/3/Produto+Educacional.pdf2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82003http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/1/license.txt6544a715df32d52b08aa3def94c4dddeMD51jspui/19822022-12-08 02:00:14.217oai:localhost:jspui/1982Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2022-12-08T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS GAVRON, PAULO FERNANDO Educação Evolução Formação Inicial Education Evolution Elementary Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_full |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
title_sort |
SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
author |
GAVRON, PAULO FERNANDO |
author_facet |
GAVRON, PAULO FERNANDO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Crisostimo, Ana Lúcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8037048007322886 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
641.599.659-20 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8515072732777867 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GAVRON, PAULO FERNANDO |
contributor_str_mv |
Crisostimo, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Evolução Formação Inicial |
topic |
Educação Evolução Formação Inicial Education Evolution Elementary Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Evolution Elementary Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA OUTROS::CIENCIAS |
description |
This research results from some reflections on professional practice and teaching in Basic Education, with an emphasis on the concept of evolution, in research with a qualitative approach. In everyday use, teachers face difficulties in working on the topic, whether they are: conceptual, sociocultural and didactic strategies that contribute to understanding the key concepts of evolutionary theory. The training proposal was the preparation and application of instrumental didactics, in online format, with dynamic, attractive and relevant classes, an end-of-sequence to deepen reflections on an evolutionary theory, in a concrete context, using geological times and to the history of life on Earth as contributions to the emergence of humanity. The results obtained that the methodological practices of this initial training are completing the objective, allowing to complement and expand the teaching with an emphasis on the teaching of evolution. As a guiding principle of this initial training, Vygotsky's Socio-constructivist Learning Theory is presented as fundamental. This initial training presents a suggestive horizon of classes on the possibility of understanding evolution, considering the history of life and living beings on Earth. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-07T18:58:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982 |
identifier_str_mv |
GAVRON, PAULO FERNANDO. SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE A TEMÁTICA EVOLUÇÃO PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2022. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. |
url |
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
5021573969597411960 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 600 600 600 600 600 600 600 600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6887173787787986718 -5519895282982411626 -7583084308588456361 -7803625319667681337 -7661102638863479717 -4338065490277529033 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4452917836576020174 8398970785179857790 6209957791494323825 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
2075167498588264571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Unicentro::Departamento de Biologia Unicentro::Departamento de Matemática Unicentro::Departamento de Química Unicentro::Departamento de Física Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Centro-Oeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.jpg http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/7/Produto+Educacional.pdf.jpg http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/4/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/6/Produto+Educacional.pdf.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Paulo+Fernando+Gavron.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/3/Produto+Educacional.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/1982/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b088e9a8180b7257a64cc76afbe8aa1 94dafab5366b79300631bdb1f7f194ad fc7286d1bba0e4a72e1d524643c2a84d 53eb389f5c1534f49f731d6ac1b74dfa 007f310172248920f4b106873e314fce 2881b40fbe22f429811c80e7b61dbda4 6544a715df32d52b08aa3def94c4ddde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br |
_version_ |
1811733828115365888 |