O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Ida Maria Morales
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar as origens das motivações das crianças para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) na escola. Os sujeitos investigados foram crianças, aprendizes iniciantes do inglês de uma escola da zona rural e crianças aprendizes iniciantes do espanhol de uma escola urbana. Para a coleta dos dados foram utilizados diferentes instrumentos que colheram informações das crianças, de suas famílias e do contexto escolar. Assim, foi possível verificar que as motivações são um produto de construções sociais desenvolvidas no processo de interação - sujeito/meio social, no caso deste estudo, nas formas de interação das crianças com os ambientes escolar e familiar.
id UCPe_1ea6a101b39988779471b4f668a157ba
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/104
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRALíngua estrangeiracriançasmotivaçõescontexto social.Foreign languagechildrenmotivationssocial context.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste estudo teve por objetivo identificar as origens das motivações das crianças para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) na escola. Os sujeitos investigados foram crianças, aprendizes iniciantes do inglês de uma escola da zona rural e crianças aprendizes iniciantes do espanhol de uma escola urbana. Para a coleta dos dados foram utilizados diferentes instrumentos que colheram informações das crianças, de suas famílias e do contexto escolar. Assim, foi possível verificar que as motivações são um produto de construções sociais desenvolvidas no processo de interação - sujeito/meio social, no caso deste estudo, nas formas de interação das crianças com os ambientes escolar e familiar.This study aimed to verify the origins of children s motivations to learn a foreign language at school. The investigated subjects were children beginners in English at a rural school and children beginners in Spanish at an urban school. The data for this study were colleted through different instruments getting information from children, their families and from their school context. The results indicate that the motivations showed by children come from social constructions developed in the process of interaction: subject/social context, in the case of this study, from children s interaction with the family and their school contexts.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasBohn, Hilário InácioCPF:16584970906http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6Marins, Ida Maria Morales2016-03-22T17:26:22Z2006-05-122005-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINS, Ida Maria Morales. O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
title O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
spellingShingle O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Marins, Ida Maria Morales
Língua estrangeira
crianças
motivações
contexto social.
Foreign language
children
motivations
social context.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
author Marins, Ida Maria Morales
author_facet Marins, Ida Maria Morales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bohn, Hilário Inácio
CPF:16584970906
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Ida Maria Morales
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
crianças
motivações
contexto social.
Foreign language
children
motivations
social context.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Língua estrangeira
crianças
motivações
contexto social.
Foreign language
children
motivations
social context.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Este estudo teve por objetivo identificar as origens das motivações das crianças para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) na escola. Os sujeitos investigados foram crianças, aprendizes iniciantes do inglês de uma escola da zona rural e crianças aprendizes iniciantes do espanhol de uma escola urbana. Para a coleta dos dados foram utilizados diferentes instrumentos que colheram informações das crianças, de suas famílias e do contexto escolar. Assim, foi possível verificar que as motivações são um produto de construções sociais desenvolvidas no processo de interação - sujeito/meio social, no caso deste estudo, nas formas de interação das crianças com os ambientes escolar e familiar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-28
2006-05-12
2016-03-22T17:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINS, Ida Maria Morales. O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104
identifier_str_mv MARINS, Ida Maria Morales. O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734990822572032