O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo identificar as origens das motivações das crianças para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) na escola. Os sujeitos investigados foram crianças, aprendizes iniciantes do inglês de uma escola da zona rural e crianças aprendizes iniciantes do espanhol de uma escola urbana. Para a coleta dos dados foram utilizados diferentes instrumentos que colheram informações das crianças, de suas famílias e do contexto escolar. Assim, foi possível verificar que as motivações são um produto de construções sociais desenvolvidas no processo de interação - sujeito/meio social, no caso deste estudo, nas formas de interação das crianças com os ambientes escolar e familiar. |
id |
UCPe_1ea6a101b39988779471b4f668a157ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/104 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRALíngua estrangeiracriançasmotivaçõescontexto social.Foreign languagechildrenmotivationssocial context.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste estudo teve por objetivo identificar as origens das motivações das crianças para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) na escola. Os sujeitos investigados foram crianças, aprendizes iniciantes do inglês de uma escola da zona rural e crianças aprendizes iniciantes do espanhol de uma escola urbana. Para a coleta dos dados foram utilizados diferentes instrumentos que colheram informações das crianças, de suas famílias e do contexto escolar. Assim, foi possível verificar que as motivações são um produto de construções sociais desenvolvidas no processo de interação - sujeito/meio social, no caso deste estudo, nas formas de interação das crianças com os ambientes escolar e familiar.This study aimed to verify the origins of children s motivations to learn a foreign language at school. The investigated subjects were children beginners in English at a rural school and children beginners in Spanish at an urban school. The data for this study were colleted through different instruments getting information from children, their families and from their school context. The results indicate that the motivations showed by children come from social constructions developed in the process of interaction: subject/social context, in the case of this study, from children s interaction with the family and their school contexts.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasBohn, Hilário InácioCPF:16584970906http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6Marins, Ida Maria Morales2016-03-22T17:26:22Z2006-05-122005-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINS, Ida Maria Morales. O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA Marins, Ida Maria Morales Língua estrangeira crianças motivações contexto social. Foreign language children motivations social context. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
Marins, Ida Maria Morales |
author_facet |
Marins, Ida Maria Morales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bohn, Hilário Inácio CPF:16584970906 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marins, Ida Maria Morales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira crianças motivações contexto social. Foreign language children motivations social context. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Língua estrangeira crianças motivações contexto social. Foreign language children motivations social context. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Este estudo teve por objetivo identificar as origens das motivações das crianças para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) na escola. Os sujeitos investigados foram crianças, aprendizes iniciantes do inglês de uma escola da zona rural e crianças aprendizes iniciantes do espanhol de uma escola urbana. Para a coleta dos dados foram utilizados diferentes instrumentos que colheram informações das crianças, de suas famílias e do contexto escolar. Assim, foi possível verificar que as motivações são um produto de construções sociais desenvolvidas no processo de interação - sujeito/meio social, no caso deste estudo, nas formas de interação das crianças com os ambientes escolar e familiar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-07-28 2006-05-12 2016-03-22T17:26:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARINS, Ida Maria Morales. O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104 |
identifier_str_mv |
MARINS, Ida Maria Morales. O CONTEXTO SOCIAL NA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS APRENDIZES DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734990822572032 |