PROPENSÃO À RECOMPRA DE SERVIÇOS (CURSOS) E À INDICAÇÃO A TERCEIROS: UM ESTUDO AMBIENTADO EM UMA IES DA SERRA GAÚCHA | PROPENSITY FOR SERVICES (COURSES) REPURCHASE AND INDICATION TO THIRD PARTIES: AN ENVIRONMENTAL STUDY IN A HEI OF SERRA GAÚCHA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7406 |
Resumo: | Diversos estudos evidenciaram que ao escolher uma IES, o aluno (cliente) avalia a qualidade dos serviços e, por isso, recomendam que sejam realizados estudos que visem aprofundar os fatores que influenciam positivamente e negativamente esta escolha. O presente trabalho objetivou compreender como os alunos do curso de Administração de uma IES (Instituição de Ensino Superior) da Serra Gaúcha estariam propensos à recompra de serviços (cursos) e a indicar a IES em estudo. A pesquisa foi realizada na cidade de Caxias do Sul (RS) e contou com a participação de 20 alunos ativos da Instituição. Para a construção do estudo, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas individuais em profundidade, a partir de uma abordagem semiestruturada mediante aplicação de um roteiro básico de questões. Para realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo demonstram que a escolha pela recompra de novos serviços (cursos) e o processo de indicação a terceiros é multifacetado, estando associados a vários fatores que influenciam na percepção de qualidade e na satisfação do cliente (aluno) em relação aos serviços que são disponibilizados pela IES. DOI: 10.18226/23190639.v8n1.04 Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Brasil.E-mail: gabmilan@terra.com.br Marcéli dos Santos Milano Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: marcelimilano@gmail.com Luciene Eberle*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: leberle@ucs.br Submetido: Maio 2019Aceito: Novembro 2019*Contato para Correspondência |
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PROPENSÃO À RECOMPRA DE SERVIÇOS (CURSOS) E À INDICAÇÃO A TERCEIROS: UM ESTUDO AMBIENTADO EM UMA IES DA SERRA GAÚCHA | PROPENSITY FOR SERVICES (COURSES) REPURCHASE AND INDICATION TO THIRD PARTIES: AN ENVIRONMENTAL STUDY IN A HEI OF SERRA GAÚCHAQualidade em Serviços; Satisfação de Clientes; Intenção de Recompra; Indicação a Terceiros; Serviços EducacionaisDiversos estudos evidenciaram que ao escolher uma IES, o aluno (cliente) avalia a qualidade dos serviços e, por isso, recomendam que sejam realizados estudos que visem aprofundar os fatores que influenciam positivamente e negativamente esta escolha. O presente trabalho objetivou compreender como os alunos do curso de Administração de uma IES (Instituição de Ensino Superior) da Serra Gaúcha estariam propensos à recompra de serviços (cursos) e a indicar a IES em estudo. A pesquisa foi realizada na cidade de Caxias do Sul (RS) e contou com a participação de 20 alunos ativos da Instituição. Para a construção do estudo, adotou-se o método de pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas individuais em profundidade, a partir de uma abordagem semiestruturada mediante aplicação de um roteiro básico de questões. Para realização da análise das entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo demonstram que a escolha pela recompra de novos serviços (cursos) e o processo de indicação a terceiros é multifacetado, estando associados a vários fatores que influenciam na percepção de qualidade e na satisfação do cliente (aluno) em relação aos serviços que são disponibilizados pela IES. DOI: 10.18226/23190639.v8n1.04 Gabriel Sperandio Milan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Brasil.E-mail: gabmilan@terra.com.br Marcéli dos Santos Milano Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: marcelimilano@gmail.com Luciene Eberle*, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Brasil.E-mail: leberle@ucs.br Submetido: Maio 2019Aceito: Novembro 2019*Contato para CorrespondênciaUniversidade de Caxias do Sul (UCS)Milan, Gabriel SperandioGonçalves, Marcéli dos Santos MilanoEberle, Luciene2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7406Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 8, n. 1 (Setembro - Dezembro 2020); 73-93Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 8, n. 1 (Setembro - Dezembro 2020); 73-932319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/7406/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/7406/2670Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation)info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T22:12:51Zoai:vkali30.ucs.br:article/7406Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2020-08-30T22:12:51Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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