Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711 |
Resumo: | Observa-se, no Brasil, um movimento significativo para consolidação de escolas inclusivas em que estudantes com deficiência possam encontrar efetivas possibilidades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada com o objetivo de identificar, em artigos nacionais, os principais desafios à inclusão de estudantes com deficiência física em escolas comuns. Para situar a análise, uma discussão introdutória a respeito do conceito de deficiência física permite compreendê-lo como uma construção influenciada pelo paradigma ou modelo de deficiência (religioso, médico e social). A revisão de literatura foi realizada utilizando o banco de dados do Portal de Periódico da Capes, por meio do cruzamento dos descritores deficiência física, inclusão escolar, educação inclusiva e paralisia cerebral. Os 29 artigos selecionados foram analisados utilizando a análise de conteúdo qualitativa. O presente artigo apresenta uma discussão de quatro categorias (formação de professores, tecnologia assistiva, rede de apoio especializado e adaptações curriculares). A análise permitiu identificar aspectos específicos relativos à inclusão de estudantes com deficiência física. Em relação à formação de professores, os estudos destacam as demandas ocasionadas pela perspectiva da inclusão e as críticas à formação inicial e continuada. Outros aspectos evidenciados são o desconhecimento acerca da tecnologia assistiva ou de seu uso, a falta de recursos e as barreiras que os estudantes continuam enfrentando. Os estudos apontam, ainda, à necessidade de dar maior apoio às equipes multidisciplinares nas escolas e à importância das adaptações curriculares à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com deficiência. As pesquisas revelam que estamos longe ainda de ter as condições ideais para aprendizagem e desenvolvimento integral de estudantes com deficiência física em nossas escolas.Palavras-chave: Deficiências físicas. Inclusão educacional. Educação inclusiva. Educação especial. |
id |
UCS-3_9c6f09c605fba2c9d8501e585117de6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/6711 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9Educação; Educação InclusivaObserva-se, no Brasil, um movimento significativo para consolidação de escolas inclusivas em que estudantes com deficiência possam encontrar efetivas possibilidades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada com o objetivo de identificar, em artigos nacionais, os principais desafios à inclusão de estudantes com deficiência física em escolas comuns. Para situar a análise, uma discussão introdutória a respeito do conceito de deficiência física permite compreendê-lo como uma construção influenciada pelo paradigma ou modelo de deficiência (religioso, médico e social). A revisão de literatura foi realizada utilizando o banco de dados do Portal de Periódico da Capes, por meio do cruzamento dos descritores deficiência física, inclusão escolar, educação inclusiva e paralisia cerebral. Os 29 artigos selecionados foram analisados utilizando a análise de conteúdo qualitativa. O presente artigo apresenta uma discussão de quatro categorias (formação de professores, tecnologia assistiva, rede de apoio especializado e adaptações curriculares). A análise permitiu identificar aspectos específicos relativos à inclusão de estudantes com deficiência física. Em relação à formação de professores, os estudos destacam as demandas ocasionadas pela perspectiva da inclusão e as críticas à formação inicial e continuada. Outros aspectos evidenciados são o desconhecimento acerca da tecnologia assistiva ou de seu uso, a falta de recursos e as barreiras que os estudantes continuam enfrentando. Os estudos apontam, ainda, à necessidade de dar maior apoio às equipes multidisciplinares nas escolas e à importância das adaptações curriculares à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com deficiência. As pesquisas revelam que estamos longe ainda de ter as condições ideais para aprendizagem e desenvolvimento integral de estudantes com deficiência física em nossas escolas.Palavras-chave: Deficiências físicas. Inclusão educacional. Educação inclusiva. Educação especial.Universidade de Caxias do SulCNPqBisol, Cláudia AlquatiValentini, Carla BeatrisStangherlin, Rafaella GhidiniBassani, Priscila Paolla Peyrot2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711Conjectura: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 601-619CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 601-6192178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711/pdfDireitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-26T13:02:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
title |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
spellingShingle |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 Bisol, Cláudia Alquati Educação; Educação Inclusiva |
title_short |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
title_full |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
title_fullStr |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
title_full_unstemmed |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
title_sort |
Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.9 |
author |
Bisol, Cláudia Alquati |
author_facet |
Bisol, Cláudia Alquati Valentini, Carla Beatris Stangherlin, Rafaella Ghidini Bassani, Priscila Paolla Peyrot |
author_role |
author |
author2 |
Valentini, Carla Beatris Stangherlin, Rafaella Ghidini Bassani, Priscila Paolla Peyrot |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisol, Cláudia Alquati Valentini, Carla Beatris Stangherlin, Rafaella Ghidini Bassani, Priscila Paolla Peyrot |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Inclusiva |
topic |
Educação; Educação Inclusiva |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Observa-se, no Brasil, um movimento significativo para consolidação de escolas inclusivas em que estudantes com deficiência possam encontrar efetivas possibilidades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada com o objetivo de identificar, em artigos nacionais, os principais desafios à inclusão de estudantes com deficiência física em escolas comuns. Para situar a análise, uma discussão introdutória a respeito do conceito de deficiência física permite compreendê-lo como uma construção influenciada pelo paradigma ou modelo de deficiência (religioso, médico e social). A revisão de literatura foi realizada utilizando o banco de dados do Portal de Periódico da Capes, por meio do cruzamento dos descritores deficiência física, inclusão escolar, educação inclusiva e paralisia cerebral. Os 29 artigos selecionados foram analisados utilizando a análise de conteúdo qualitativa. O presente artigo apresenta uma discussão de quatro categorias (formação de professores, tecnologia assistiva, rede de apoio especializado e adaptações curriculares). A análise permitiu identificar aspectos específicos relativos à inclusão de estudantes com deficiência física. Em relação à formação de professores, os estudos destacam as demandas ocasionadas pela perspectiva da inclusão e as críticas à formação inicial e continuada. Outros aspectos evidenciados são o desconhecimento acerca da tecnologia assistiva ou de seu uso, a falta de recursos e as barreiras que os estudantes continuam enfrentando. Os estudos apontam, ainda, à necessidade de dar maior apoio às equipes multidisciplinares nas escolas e à importância das adaptações curriculares à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com deficiência. As pesquisas revelam que estamos longe ainda de ter as condições ideais para aprendizagem e desenvolvimento integral de estudantes com deficiência física em nossas escolas.Palavras-chave: Deficiências físicas. Inclusão educacional. Educação inclusiva. Educação especial. |
description |
Observa-se, no Brasil, um movimento significativo para consolidação de escolas inclusivas em que estudantes com deficiência possam encontrar efetivas possibilidades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada com o objetivo de identificar, em artigos nacionais, os principais desafios à inclusão de estudantes com deficiência física em escolas comuns. Para situar a análise, uma discussão introdutória a respeito do conceito de deficiência física permite compreendê-lo como uma construção influenciada pelo paradigma ou modelo de deficiência (religioso, médico e social). A revisão de literatura foi realizada utilizando o banco de dados do Portal de Periódico da Capes, por meio do cruzamento dos descritores deficiência física, inclusão escolar, educação inclusiva e paralisia cerebral. Os 29 artigos selecionados foram analisados utilizando a análise de conteúdo qualitativa. O presente artigo apresenta uma discussão de quatro categorias (formação de professores, tecnologia assistiva, rede de apoio especializado e adaptações curriculares). A análise permitiu identificar aspectos específicos relativos à inclusão de estudantes com deficiência física. Em relação à formação de professores, os estudos destacam as demandas ocasionadas pela perspectiva da inclusão e as críticas à formação inicial e continuada. Outros aspectos evidenciados são o desconhecimento acerca da tecnologia assistiva ou de seu uso, a falta de recursos e as barreiras que os estudantes continuam enfrentando. Os estudos apontam, ainda, à necessidade de dar maior apoio às equipes multidisciplinares nas escolas e à importância das adaptações curriculares à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com deficiência. As pesquisas revelam que estamos longe ainda de ter as condições ideais para aprendizagem e desenvolvimento integral de estudantes com deficiência física em nossas escolas.Palavras-chave: Deficiências físicas. Inclusão educacional. Educação inclusiva. Educação especial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 601-619 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23, n. 3; 601-619 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950996905984 |