Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Elton Luiz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schneider, Marilda Pasqual
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113
Resumo: O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado em torno do tema da qualidade nas políticas educacionais para a educação básica. Destaca o significado do termo em documentos exarados pelo MEC nesta primeira década de século e o compara com os resultados educacionais alcançados por um conjunto de municípios catarinenses no tocante às suas metas de qualidade. Realça que o cenário desafiador que se impõe aos municípios pesquisados traduz-se tanto no encargo pelo alcance das metas nacionais do IDEB, diretamente implicado na melhoria do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, quanto na devida atenção a outros referenciais orientadores das ações voltadas à construção da qualidade social da educação, dentre eles projeto político-pedagógico e as diferenças sociais. Conclui apontando a necessidade de acompanhamento atendo das condições que consubstanciariam a qualidade social almejada, em um contexto de crescente tendência ao uso de informações majoritariamente quantitativas na formulação de políticas educacionais.
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