Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113 |
Resumo: | O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado em torno do tema da qualidade nas políticas educacionais para a educação básica. Destaca o significado do termo em documentos exarados pelo MEC nesta primeira década de século e o compara com os resultados educacionais alcançados por um conjunto de municípios catarinenses no tocante às suas metas de qualidade. Realça que o cenário desafiador que se impõe aos municípios pesquisados traduz-se tanto no encargo pelo alcance das metas nacionais do IDEB, diretamente implicado na melhoria do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, quanto na devida atenção a outros referenciais orientadores das ações voltadas à construção da qualidade social da educação, dentre eles projeto político-pedagógico e as diferenças sociais. Conclui apontando a necessidade de acompanhamento atendo das condições que consubstanciariam a qualidade social almejada, em um contexto de crescente tendência ao uso de informações majoritariamente quantitativas na formulação de políticas educacionais. |
id |
UCS-3_f091f35d2d332cb7d5d8f4ce89c2f0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2113 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalitiesQualidade social; educação básica; políticas educacionais.O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado em torno do tema da qualidade nas políticas educacionais para a educação básica. Destaca o significado do termo em documentos exarados pelo MEC nesta primeira década de século e o compara com os resultados educacionais alcançados por um conjunto de municípios catarinenses no tocante às suas metas de qualidade. Realça que o cenário desafiador que se impõe aos municípios pesquisados traduz-se tanto no encargo pelo alcance das metas nacionais do IDEB, diretamente implicado na melhoria do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, quanto na devida atenção a outros referenciais orientadores das ações voltadas à construção da qualidade social da educação, dentre eles projeto político-pedagógico e as diferenças sociais. Conclui apontando a necessidade de acompanhamento atendo das condições que consubstanciariam a qualidade social almejada, em um contexto de crescente tendência ao uso de informações majoritariamente quantitativas na formulação de políticas educacionais.Universidade de Caxias do SulNardi, Elton LuizSchneider, Marilda Pasqual2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 140-156CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 140-1562178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113/pdf_193info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
title |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
spellingShingle |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities Nardi, Elton Luiz Qualidade social; educação básica; políticas educacionais. |
title_short |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
title_full |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
title_fullStr |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
title_full_unstemmed |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
title_sort |
Qualidade (social) na educação básica: o desafio da construção nos municípios do oeste catarinense // Quality (social) in Basic Education: the challenge of building in the west Santa Catarina municipalities |
author |
Nardi, Elton Luiz |
author_facet |
Nardi, Elton Luiz Schneider, Marilda Pasqual |
author_role |
author |
author2 |
Schneider, Marilda Pasqual |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardi, Elton Luiz Schneider, Marilda Pasqual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade social; educação básica; políticas educacionais. |
topic |
Qualidade social; educação básica; políticas educacionais. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado em torno do tema da qualidade nas políticas educacionais para a educação básica. Destaca o significado do termo em documentos exarados pelo MEC nesta primeira década de século e o compara com os resultados educacionais alcançados por um conjunto de municípios catarinenses no tocante às suas metas de qualidade. Realça que o cenário desafiador que se impõe aos municípios pesquisados traduz-se tanto no encargo pelo alcance das metas nacionais do IDEB, diretamente implicado na melhoria do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, quanto na devida atenção a outros referenciais orientadores das ações voltadas à construção da qualidade social da educação, dentre eles projeto político-pedagógico e as diferenças sociais. Conclui apontando a necessidade de acompanhamento atendo das condições que consubstanciariam a qualidade social almejada, em um contexto de crescente tendência ao uso de informações majoritariamente quantitativas na formulação de políticas educacionais. |
description |
O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado em torno do tema da qualidade nas políticas educacionais para a educação básica. Destaca o significado do termo em documentos exarados pelo MEC nesta primeira década de século e o compara com os resultados educacionais alcançados por um conjunto de municípios catarinenses no tocante às suas metas de qualidade. Realça que o cenário desafiador que se impõe aos municípios pesquisados traduz-se tanto no encargo pelo alcance das metas nacionais do IDEB, diretamente implicado na melhoria do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, quanto na devida atenção a outros referenciais orientadores das ações voltadas à construção da qualidade social da educação, dentre eles projeto político-pedagógico e as diferenças sociais. Conclui apontando a necessidade de acompanhamento atendo das condições que consubstanciariam a qualidade social almejada, em um contexto de crescente tendência ao uso de informações majoritariamente quantitativas na formulação de políticas educacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2113/pdf_193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 140-156 CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 140-156 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951936430080 |