Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal. |
id |
UCS-3_f243ef1659fdeec24dd8946c01ad411b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3803 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the fieldEducação; Educação do Campo O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal. Universidade de Caxias do SulPaglia, Rerlen Ricardo SilvaPillotto, Silvia Sell Duarte2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 1; 114-131CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 1; 114-1312178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803/pdf_540info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-10T13:56:39ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
title |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
spellingShingle |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field Paglia, Rerlen Ricardo Silva Educação; Educação do Campo |
title_short |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
title_full |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
title_fullStr |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
title_full_unstemmed |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
title_sort |
Projeto político-pedagógico: possíveis articulações com aspectos culturais locais e educação do campo // Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field |
author |
Paglia, Rerlen Ricardo Silva |
author_facet |
Paglia, Rerlen Ricardo Silva Pillotto, Silvia Sell Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Pillotto, Silvia Sell Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paglia, Rerlen Ricardo Silva Pillotto, Silvia Sell Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação do Campo |
topic |
Educação; Educação do Campo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal. |
description |
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida Escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político Pedagógico – PPP, tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Desta forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os seguimentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa foi ressignificar e implementar o PPP da Escola Agrícola “Carlos Heins Funke”, em Joinville/SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais as questões técnicas e conceituais. Para nos ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo: Saviani (1983);Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004 Ferreira, P. (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa, com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse de forma interativa, a metodologia utilizada foi a ‘Pesquisa Ação’ fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento ‘Grupo Focal’ baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes, o primeiro grupo com professores e gestores e o segundo com pais, associação de pais e professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e as características diferenciadas da escola devem estar presentes no Projeto Político-Pedagógico, pois assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.Palavras-chave: Práticas educativas. Educação do campo. Projeto Político-Pedagógico. Cultura. Grupo Focal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3803/pdf_540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 1; 114-131 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 1; 114-131 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949642145792 |