Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maso, Nicole Sachet
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9994
Resumo: O trabalho possui como tema a privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital. Compreende-se como objetivo geral a análise do profissional de Relações Públicas na atuação para entregar conteúdo de campanhas mais estratégicas a partir de dados pessoais e buscas na internet sem afetar a privacidade de seus públicos. Para isso foi necessário compreender como os usuários percebiam em relação a exposição de informações na internet e até quando compreendiam que a privacidade deles poderia ser invadida. Para um melhor desenvolvimento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre relações públicas e mídias, deontologia das relações públicas, os conceitos de big data, privacidade, remarketing e a nova Lei de Proteção de Dados. A monografia assume uma abordagem quantitativa com o objetivo de identificar a percepção dos usuários sobre as campanhas nas redes sociais. O processo de pesquisa iniciou com a fase de coleta de dados, pesquisa exploratória das redes sociais e relato de caso da plataforma do Facebook. Como resultados foram identificados a importância da coleta de informações e dados para trazer aos usuários produtos e serviços personalizados, restringindo-se ao uso de métodos como câmeras e microfones, que pela percepção do usuário é uma ação muito invasiva. Desta maneira, resta ao profissional de Relações Públicas criar e segmentar estratégias certeiras e eficazes em campanhas para atingir públicos mais específicos, sem ferir a privacidade do usuário. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0b86b9a22b6ce335573480101d392b30
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9994
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Maso, Nicole SachetRoveda, VanessaCarvalho, Mayron Dalla Santa deFachinelli, Ana Cristina2022-05-12T17:22:30Z2022-05-12T17:22:30Z2020-12-172020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/9994O trabalho possui como tema a privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital. Compreende-se como objetivo geral a análise do profissional de Relações Públicas na atuação para entregar conteúdo de campanhas mais estratégicas a partir de dados pessoais e buscas na internet sem afetar a privacidade de seus públicos. Para isso foi necessário compreender como os usuários percebiam em relação a exposição de informações na internet e até quando compreendiam que a privacidade deles poderia ser invadida. Para um melhor desenvolvimento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre relações públicas e mídias, deontologia das relações públicas, os conceitos de big data, privacidade, remarketing e a nova Lei de Proteção de Dados. A monografia assume uma abordagem quantitativa com o objetivo de identificar a percepção dos usuários sobre as campanhas nas redes sociais. O processo de pesquisa iniciou com a fase de coleta de dados, pesquisa exploratória das redes sociais e relato de caso da plataforma do Facebook. Como resultados foram identificados a importância da coleta de informações e dados para trazer aos usuários produtos e serviços personalizados, restringindo-se ao uso de métodos como câmeras e microfones, que pela percepção do usuário é uma ação muito invasiva. Desta maneira, resta ao profissional de Relações Públicas criar e segmentar estratégias certeiras e eficazes em campanhas para atingir públicos mais específicos, sem ferir a privacidade do usuário. [resumo fornecido pelo autor]The theme of the work is privacy and public relations in the context of digital communication. It is understood as a general objective the analysis of the Public Relations professional in the performance to deliver content from more strategic campaigns based on personal data and searches on the internet without affecting the privacy of their audiences. For that, it was necessary to understand how users perceived in relation to the exposure of information on the internet and even when they understood that their privacy could be invaded. For a better development, a bibliographic review on public relations and media, public relations deontology, the concepts of big data, privacy, remarketing and the new Data Protection Law were carried out. The monograph takes a quantitative approach with the aim of identifying the users' perception of campaigns on social networks. The research process started with the phase of data collection, exploratory research on social networks and a case report on the Facebook platform. As a result, the importance of collecting information and data was identified in order to bring users personalized products and services, restricting themselves to the use of methods such as cameras and microphones, which according to the user's perception is a very invasive action. In this way, it remains for the Public Relations professional to create and segment certain and effective strategies in campaigns to reach more specific audiences, without hurting the user's privacy. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasDireito à privacidadePrivacidadeProteção de dadosRedes sociais on-linePrivacidade e relações públicas no contexto da comunicação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulRelações PúblicasCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Nicole Sachet Maso.pdfTCC Nicole Sachet Maso.pdfapplication/pdf4048108https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9994/1/TCC%20Nicole%20Sachet%20Maso.pdf47e5017448e179901c4fc7a19ed4c47eMD51TEXTTCC Nicole Sachet Maso.pdf.txtTCC Nicole Sachet Maso.pdf.txtExtracted texttext/plain252064https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9994/2/TCC%20Nicole%20Sachet%20Maso.pdf.txt3ccf5d1acb912064f32045bee89ea01dMD52THUMBNAILTCC Nicole Sachet Maso.pdf.jpgTCC Nicole Sachet Maso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9994/3/TCC%20Nicole%20Sachet%20Maso.pdf.jpg38df2e8f737ecdce6486b4e21ea0db78MD5311338/99942022-10-18 18:40:32.306oai:repositorio.ucs.br:11338/9994Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:51.294882Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
title Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
spellingShingle Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
Maso, Nicole Sachet
Relações públicas
Direito à privacidade
Privacidade
Proteção de dados
Redes sociais on-line
title_short Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
title_full Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
title_fullStr Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
title_full_unstemmed Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
title_sort Privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital
author Maso, Nicole Sachet
author_facet Maso, Nicole Sachet
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Roveda, Vanessa
Carvalho, Mayron Dalla Santa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Maso, Nicole Sachet
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
contributor_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Direito à privacidade
Privacidade
Proteção de dados
Redes sociais on-line
topic Relações públicas
Direito à privacidade
Privacidade
Proteção de dados
Redes sociais on-line
description O trabalho possui como tema a privacidade e relações públicas no contexto da comunicação digital. Compreende-se como objetivo geral a análise do profissional de Relações Públicas na atuação para entregar conteúdo de campanhas mais estratégicas a partir de dados pessoais e buscas na internet sem afetar a privacidade de seus públicos. Para isso foi necessário compreender como os usuários percebiam em relação a exposição de informações na internet e até quando compreendiam que a privacidade deles poderia ser invadida. Para um melhor desenvolvimento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre relações públicas e mídias, deontologia das relações públicas, os conceitos de big data, privacidade, remarketing e a nova Lei de Proteção de Dados. A monografia assume uma abordagem quantitativa com o objetivo de identificar a percepção dos usuários sobre as campanhas nas redes sociais. O processo de pesquisa iniciou com a fase de coleta de dados, pesquisa exploratória das redes sociais e relato de caso da plataforma do Facebook. Como resultados foram identificados a importância da coleta de informações e dados para trazer aos usuários produtos e serviços personalizados, restringindo-se ao uso de métodos como câmeras e microfones, que pela percepção do usuário é uma ação muito invasiva. Desta maneira, resta ao profissional de Relações Públicas criar e segmentar estratégias certeiras e eficazes em campanhas para atingir públicos mais específicos, sem ferir a privacidade do usuário. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-12T17:22:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-12T17:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9994
url https://repositorio.ucs.br/11338/9994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9994/1/TCC%20Nicole%20Sachet%20Maso.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9994/2/TCC%20Nicole%20Sachet%20Maso.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9994/3/TCC%20Nicole%20Sachet%20Maso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47e5017448e179901c4fc7a19ed4c47e
3ccf5d1acb912064f32045bee89ea01d
38df2e8f737ecdce6486b4e21ea0db78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258451534479360