Análise de exposição de marcas e retorno do investimento em marketing esportivo: patrocínio dentro do mundo do futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalzochio, Mauro Mangini
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8926
Resumo: Considerado uma paixão nacional, o futebol não rende somente momentos de euforia aos torcedores, mas rende também importantes oportunidades a empresas e marcas. Levando isso em consideração, este trabalho teve como objetivo analisar como o patrocínio no futebol gera exposição de marca e retorno de investimento as empresas patrocinadas. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma coleta de dados bibliográficos que explorou o conceito de marketing esportivo, bem como suas estratégias de marketing esportivo, envolvendo os patrocinadores, a exposição de marca que podem gerar, como os patrocinadores podem analisar e mensurar o retorno destas ações e quanto esta comunicação contribuirá para que as marcas sejam reconhecidas. Para a concretização dessa pesquisa, foi realizado um estudo de caso no Esporte Clube Juventude, envolvendo análise documental, entrevista com profissional de marketing do clube e com profissionais de marketing de patrocinadores. Ao término desse estudo, pode-se compreender a importância de se investir em marketing esportivo. Um fator muito relevante nesse estudo foi que se tornou possível esclarecer a verdadeira definição do conceito de marketing esportivo, pois, erroneamente, dentro do senso comum, acredita-se que para uma marca ter sucesso através do marketing era apenas pelos meios tradicionais como televisão, rádio e outros. [resumo fornecido pelo autor]
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