Análise de estratégias de marketing esportivo utilizadas em quatro clubes de futebol brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11366 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro. Ainda, teve como objetivos específicos efetuar levantamento na literatura sobre marketing esportivo, pesquisar à respeito de alguns clubes de futebol brasileiro, identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro e identificar os resultados que as estratégias de marketing esportivo geram ou podem gerar aos clubes de futebol. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, nível exploratório, estratégia de revisão bibliográfica, processo de coleta de dados através de dados secundários e processo de análise de dados por meio de análise de conteúdo. Pode-se observar que o marketing esportivo, principalmente na área de parcerias e contratos entre empresas e equipes, é de grande importância para ambos os lados, pela divulgação gerada e principalmente quando feita de forma eficiente, gerando um retorno esportivo gigantesco para os times. Porém, conforme visto, é importante manter atenção ao momento em que a parceria se encerra, pois pode ser um grande divisor de águas e afetar negativamente o clube que não está preparado para essa fase. [resumo fornecido pelo autor] |
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Sbabo, Luis Henrique CornelioMachado, RosimeriReginato, Carlos Eduardo RoeheGilioli, Rosecler Maschio2022-12-09T17:56:33Z2022-12-09T17:56:33Z2022-12-052022-12-04https://repositorio.ucs.br/11338/11366Este estudo teve como objetivo geral identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro. Ainda, teve como objetivos específicos efetuar levantamento na literatura sobre marketing esportivo, pesquisar à respeito de alguns clubes de futebol brasileiro, identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro e identificar os resultados que as estratégias de marketing esportivo geram ou podem gerar aos clubes de futebol. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, nível exploratório, estratégia de revisão bibliográfica, processo de coleta de dados através de dados secundários e processo de análise de dados por meio de análise de conteúdo. Pode-se observar que o marketing esportivo, principalmente na área de parcerias e contratos entre empresas e equipes, é de grande importância para ambos os lados, pela divulgação gerada e principalmente quando feita de forma eficiente, gerando um retorno esportivo gigantesco para os times. Porém, conforme visto, é importante manter atenção ao momento em que a parceria se encerra, pois pode ser um grande divisor de águas e afetar negativamente o clube que não está preparado para essa fase. [resumo fornecido pelo autor]This study aimed to identify the sports marketing strategies used in Brazilian football. Still, it had as specific objectives to carry out a survey in the literature on sports marketing, research about some Brazilian football clubs, identify the sports marketing strategies used in Brazilian football and identify the results that sports marketing strategies generate or can generate for clubs. of football. Qualitative methodology was used, exploratory level, literature review strategy, data collection process through secondary data and data analysis process through content analysis. It can be seen that sports marketing, especially in the area of partnerships and contracts between companies and teams, is of great importance for both sides, due to the publicity generated and especially when done efficiently, generating a gigantic sporting return for the teams. However, as seen, it is important to pay attention to the moment when the partnership ends, as it can be a great watershed and negatively affect the club that is not prepared for this phase. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoMarketing esportivoClubes de futebolClubes de futebol - BrasilAnálise de estratégias de marketing esportivo utilizadas em quatro clubes de futebol brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Guaporé2022-12-04ORIGINALTCC Luis Henrique Cornelio Sbabo.pdfTCC Luis Henrique Cornelio Sbabo.pdfapplication/pdf1045455https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11366/1/TCC%20Luis%20Henrique%20Cornelio%20Sbabo.pdfe73b175be48bbe4b30c4813bcf9c216cMD51TEXTTCC Luis Henrique Cornelio Sbabo.pdf.txtTCC Luis Henrique Cornelio Sbabo.pdf.txtExtracted texttext/plain76262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11366/2/TCC%20Luis%20Henrique%20Cornelio%20Sbabo.pdf.txtacf2f6fd1f23aa0a29c0ec14ce477eb9MD52THUMBNAILTCC Luis Henrique Cornelio Sbabo.pdf.jpgTCC Luis Henrique Cornelio Sbabo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11366/3/TCC%20Luis%20Henrique%20Cornelio%20Sbabo.pdf.jpg8a36f164b20223dafed5a93e3b3c708cMD5311338/113662022-12-10 05:02:18.886oai:repositorio.ucs.br:11338/11366Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-12-10T05:02:18Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Este estudo teve como objetivo geral identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro. Ainda, teve como objetivos específicos efetuar levantamento na literatura sobre marketing esportivo, pesquisar à respeito de alguns clubes de futebol brasileiro, identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas no futebol brasileiro e identificar os resultados que as estratégias de marketing esportivo geram ou podem gerar aos clubes de futebol. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, nível exploratório, estratégia de revisão bibliográfica, processo de coleta de dados através de dados secundários e processo de análise de dados por meio de análise de conteúdo. Pode-se observar que o marketing esportivo, principalmente na área de parcerias e contratos entre empresas e equipes, é de grande importância para ambos os lados, pela divulgação gerada e principalmente quando feita de forma eficiente, gerando um retorno esportivo gigantesco para os times. Porém, conforme visto, é importante manter atenção ao momento em que a parceria se encerra, pois pode ser um grande divisor de águas e afetar negativamente o clube que não está preparado para essa fase. [resumo fornecido pelo autor] |
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