Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Eduardo Tonet
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6449
Resumo: O futebol é uma paixão nacional, onde os torcedores são os principais interessados, fazendo de tudo para acompanhar e ajudar seus clubes de coração. Além disso, existe grande interesse da mídia e de muitas corporações para fazerem parte desse espetáculo que a cada dia que passa, torna-se um dos negócios mais rentáveis da economia global. Acerca disso, a comunicação dos clubes para com seus torcedores, com auxílio e intermédio de patrocinadores e da mídia, aplicando ações de marketing se tornou primordial para alcançar resultados financeiros cada vez mais relevantes. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar qual a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação e ao marketing esportivo aplicados por seus clubes de coração. A metodologia apresentada engloba uma pesquisa aplicada de caráter descritivo a partir de um estudo com abordagem quantitativa, através da realização de um questionário. O instrumento utilizado, foi adaptado de Malagrino (2011), composto de 24 perguntas. Concluiu-se, por meio dos dados obtidos, que a maioria dos respondentes da amostra consomem os produtos oficiais de seus clubes, utilizando o estádio como principal local para realizar a compra desses produtos, além de utilizarem principalmente as redes sociais para obter informações e notícias dos clubes (sic).
id UCS_45eb65e58391234eff6b71176c464aaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6449
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Milani, Eduardo TonetHummes, GilbertoPeretti, Jucelda de Lourdes GonzattoLuchesi, Juliana Raquel de Souza2020-08-24T21:32:27Z2020-08-24T21:32:27Z2020-07-082020https://repositorio.ucs.br/11338/6449O futebol é uma paixão nacional, onde os torcedores são os principais interessados, fazendo de tudo para acompanhar e ajudar seus clubes de coração. Além disso, existe grande interesse da mídia e de muitas corporações para fazerem parte desse espetáculo que a cada dia que passa, torna-se um dos negócios mais rentáveis da economia global. Acerca disso, a comunicação dos clubes para com seus torcedores, com auxílio e intermédio de patrocinadores e da mídia, aplicando ações de marketing se tornou primordial para alcançar resultados financeiros cada vez mais relevantes. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar qual a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação e ao marketing esportivo aplicados por seus clubes de coração. A metodologia apresentada engloba uma pesquisa aplicada de caráter descritivo a partir de um estudo com abordagem quantitativa, através da realização de um questionário. O instrumento utilizado, foi adaptado de Malagrino (2011), composto de 24 perguntas. Concluiu-se, por meio dos dados obtidos, que a maioria dos respondentes da amostra consomem os produtos oficiais de seus clubes, utilizando o estádio como principal local para realizar a compra desses produtos, além de utilizarem principalmente as redes sociais para obter informações e notícias dos clubes (sic).Clubes de futebolMarketing esportivoAdministraçãoMarketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Eduardo Tonet Milani.pdfTCC Eduardo Tonet Milani.pdfapplication/pdf841953https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6449/1/TCC%20Eduardo%20Tonet%20Milani.pdffa1fbe013d89914192cf5aaa941c4ee9MD51TEXTTCC Eduardo Tonet Milani.pdf.txtTCC Eduardo Tonet Milani.pdf.txtExtracted texttext/plain145731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6449/2/TCC%20Eduardo%20Tonet%20Milani.pdf.txta1e13059d727659081ea5bc55c6e6886MD52THUMBNAILTCC Eduardo Tonet Milani.pdf.jpgTCC Eduardo Tonet Milani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6449/3/TCC%20Eduardo%20Tonet%20Milani.pdf.jpg3758d7e9c641e0e37a39f5f25799d9a6MD5311338/64492020-12-10 12:38:13.023oai:repositorio.ucs.br:11338/6449Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-12-10T12:38:13Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
title Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
spellingShingle Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
Milani, Eduardo Tonet
Clubes de futebol
Marketing esportivo
Administração
title_short Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
title_full Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
title_fullStr Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
title_full_unstemmed Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
title_sort Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
author Milani, Eduardo Tonet
author_facet Milani, Eduardo Tonet
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Hummes, Gilberto
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Eduardo Tonet
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luchesi, Juliana Raquel de Souza
contributor_str_mv Luchesi, Juliana Raquel de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Clubes de futebol
Marketing esportivo
Administração
topic Clubes de futebol
Marketing esportivo
Administração
description O futebol é uma paixão nacional, onde os torcedores são os principais interessados, fazendo de tudo para acompanhar e ajudar seus clubes de coração. Além disso, existe grande interesse da mídia e de muitas corporações para fazerem parte desse espetáculo que a cada dia que passa, torna-se um dos negócios mais rentáveis da economia global. Acerca disso, a comunicação dos clubes para com seus torcedores, com auxílio e intermédio de patrocinadores e da mídia, aplicando ações de marketing se tornou primordial para alcançar resultados financeiros cada vez mais relevantes. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar qual a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação e ao marketing esportivo aplicados por seus clubes de coração. A metodologia apresentada engloba uma pesquisa aplicada de caráter descritivo a partir de um estudo com abordagem quantitativa, através da realização de um questionário. O instrumento utilizado, foi adaptado de Malagrino (2011), composto de 24 perguntas. Concluiu-se, por meio dos dados obtidos, que a maioria dos respondentes da amostra consomem os produtos oficiais de seus clubes, utilizando o estádio como principal local para realizar a compra desses produtos, além de utilizarem principalmente as redes sociais para obter informações e notícias dos clubes (sic).
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-24T21:32:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-24T21:32:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6449
url https://repositorio.ucs.br/11338/6449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6449/1/TCC%20Eduardo%20Tonet%20Milani.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6449/2/TCC%20Eduardo%20Tonet%20Milani.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6449/3/TCC%20Eduardo%20Tonet%20Milani.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa1fbe013d89914192cf5aaa941c4ee9
a1e13059d727659081ea5bc55c6e6886
3758d7e9c641e0e37a39f5f25799d9a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308897267646464