Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Ciana Celita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11810
Resumo: Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. Portanto, conhecer quais aspectos são relevantes ao consumidor na escolha de um imóvel se torna uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar quais atributos são valorizados pelo consumidor, no contexto com enfoque na aquisição de imóveis, a luz dos construtos: qualidade percebida, confiança, utilidade percebida, identificação afetiva e intenção de compra. Para realização da análise foi utilizada análise multivariada e mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória (AFE), gerando oito fatores que agruparam as 47 variáveis, que representavam os atributos identificados na literatura pesquisada: Capacidade de resposta, Qualidade tangível, Confiabilidade, Garantia, Responsividade, Intenção de Compra, Identificação Afetiva e Utilidade percebida. Por fim, o objetivo se cumpriu ao identificar quais atributos são importantes para o processo de tomada de decisão do consumidor no setor da construção civil, com base na amostra estudada, contribuindo com diretrizes que possibilitem o incremento nos itens valorados por estes no setor em análise. [resumo fornecido pelo ator]
id UCS_5b326d21da0fb906253d8ed00551ad0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11810
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pessoa, Ciana CelitaLazzari, FernandaMedeiros, Janine Fleith dePanizzon, MateusVidor, Gabriel2023-03-29T18:48:20Z2023-03-29T18:48:20Z2023-03-282022-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/11810Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. Portanto, conhecer quais aspectos são relevantes ao consumidor na escolha de um imóvel se torna uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar quais atributos são valorizados pelo consumidor, no contexto com enfoque na aquisição de imóveis, a luz dos construtos: qualidade percebida, confiança, utilidade percebida, identificação afetiva e intenção de compra. Para realização da análise foi utilizada análise multivariada e mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória (AFE), gerando oito fatores que agruparam as 47 variáveis, que representavam os atributos identificados na literatura pesquisada: Capacidade de resposta, Qualidade tangível, Confiabilidade, Garantia, Responsividade, Intenção de Compra, Identificação Afetiva e Utilidade percebida. Por fim, o objetivo se cumpriu ao identificar quais atributos são importantes para o processo de tomada de decisão do consumidor no setor da construção civil, com base na amostra estudada, contribuindo com diretrizes que possibilitem o incremento nos itens valorados por estes no setor em análise. [resumo fornecido pelo ator]Construction market has been growing in the last decades and to understand costumer behavior has become a subject of great ambition in the organizational context, as well as a great challenge for organizations. Therefore, it knows relevant aspects at consumer when choosing a property becomes a competitive advantage in the real estate market. From this, this study aims to analyze which attributes are valued, in the context of durable goods with a focus on the acquisition of real estate, in the light of the constructs: perceived quality, trust, perceived usefulness, affective identification and purchase intention. To carry out the analysis, multivariate analysis was used, and more specifically Exploratory Factor Analysis (EFA), generating eight attributes that grouped the 47 variables, which represented the attributes identified in the researched literature: Responsiveness, Tangible Quality, Reliability, Guarantee, Responsiveness, Purchase Intention, Affective Identification and Perceived Usefulness. Finally, the objective was fulfilled by identifying which attributes are important for the consumer's decision-making process in the civil construction sector, based on the studied sample, contributing with guidelines that allow the increase in the items valued by them in the sector under analysis. [resumo fornecido pelo ator]engporAdministraçãoCompra e venda de bens imóveisComportamento do consumidorMercado imobiliárioBens imóveisManagementVendors and purchasersConsumer behaviorReal estate businessReal propertyAnálise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9952622642735071Mestrado Acadêmico em AdministraçãoVidor, GabrielCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Ciana Celita Pessoa.pdfDissertação Ciana Celita Pessoa.pdfapplication/pdf2506178https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf2e81643a4e756b440edf0fbf413ab9e3MD51TEXTDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.txtDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.txtExtracted texttext/plain271227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.txt160cf7d3e17f3343466812375e44c9c1MD52THUMBNAILDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.jpgDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.jpg4fcfbd666dbdd1e2718ea16014ad10b2MD5311338/118102023-03-30 07:00:12.428oai:repositorio.ucs.br:11338/11810Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T07:00:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
title Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
spellingShingle Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
Pessoa, Ciana Celita
Administração
Compra e venda de bens imóveis
Comportamento do consumidor
Mercado imobiliário
Bens imóveis
Management
Vendors and purchasers
Consumer behavior
Real estate business
Real property
title_short Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
title_full Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
title_fullStr Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
title_full_unstemmed Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
title_sort Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
author Pessoa, Ciana Celita
author_facet Pessoa, Ciana Celita
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
Medeiros, Janine Fleith de
Panizzon, Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Ciana Celita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vidor, Gabriel
contributor_str_mv Vidor, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Compra e venda de bens imóveis
Comportamento do consumidor
Mercado imobiliário
Bens imóveis
topic Administração
Compra e venda de bens imóveis
Comportamento do consumidor
Mercado imobiliário
Bens imóveis
Management
Vendors and purchasers
Consumer behavior
Real estate business
Real property
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Vendors and purchasers
Consumer behavior
Real estate business
Real property
description Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. Portanto, conhecer quais aspectos são relevantes ao consumidor na escolha de um imóvel se torna uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar quais atributos são valorizados pelo consumidor, no contexto com enfoque na aquisição de imóveis, a luz dos construtos: qualidade percebida, confiança, utilidade percebida, identificação afetiva e intenção de compra. Para realização da análise foi utilizada análise multivariada e mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória (AFE), gerando oito fatores que agruparam as 47 variáveis, que representavam os atributos identificados na literatura pesquisada: Capacidade de resposta, Qualidade tangível, Confiabilidade, Garantia, Responsividade, Intenção de Compra, Identificação Afetiva e Utilidade percebida. Por fim, o objetivo se cumpriu ao identificar quais atributos são importantes para o processo de tomada de decisão do consumidor no setor da construção civil, com base na amostra estudada, contribuindo com diretrizes que possibilitem o incremento nos itens valorados por estes no setor em análise. [resumo fornecido pelo ator]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-29T18:48:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-29T18:48:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11810
url https://repositorio.ucs.br/11338/11810
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e81643a4e756b440edf0fbf413ab9e3
160cf7d3e17f3343466812375e44c9c1
4fcfbd666dbdd1e2718ea16014ad10b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308865530396672