Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11810 |
Resumo: | Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. Portanto, conhecer quais aspectos são relevantes ao consumidor na escolha de um imóvel se torna uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar quais atributos são valorizados pelo consumidor, no contexto com enfoque na aquisição de imóveis, a luz dos construtos: qualidade percebida, confiança, utilidade percebida, identificação afetiva e intenção de compra. Para realização da análise foi utilizada análise multivariada e mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória (AFE), gerando oito fatores que agruparam as 47 variáveis, que representavam os atributos identificados na literatura pesquisada: Capacidade de resposta, Qualidade tangível, Confiabilidade, Garantia, Responsividade, Intenção de Compra, Identificação Afetiva e Utilidade percebida. Por fim, o objetivo se cumpriu ao identificar quais atributos são importantes para o processo de tomada de decisão do consumidor no setor da construção civil, com base na amostra estudada, contribuindo com diretrizes que possibilitem o incremento nos itens valorados por estes no setor em análise. [resumo fornecido pelo ator] |
id |
UCS_5b326d21da0fb906253d8ed00551ad0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11810 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pessoa, Ciana CelitaLazzari, FernandaMedeiros, Janine Fleith dePanizzon, MateusVidor, Gabriel2023-03-29T18:48:20Z2023-03-29T18:48:20Z2023-03-282022-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/11810Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. Portanto, conhecer quais aspectos são relevantes ao consumidor na escolha de um imóvel se torna uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar quais atributos são valorizados pelo consumidor, no contexto com enfoque na aquisição de imóveis, a luz dos construtos: qualidade percebida, confiança, utilidade percebida, identificação afetiva e intenção de compra. Para realização da análise foi utilizada análise multivariada e mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória (AFE), gerando oito fatores que agruparam as 47 variáveis, que representavam os atributos identificados na literatura pesquisada: Capacidade de resposta, Qualidade tangível, Confiabilidade, Garantia, Responsividade, Intenção de Compra, Identificação Afetiva e Utilidade percebida. Por fim, o objetivo se cumpriu ao identificar quais atributos são importantes para o processo de tomada de decisão do consumidor no setor da construção civil, com base na amostra estudada, contribuindo com diretrizes que possibilitem o incremento nos itens valorados por estes no setor em análise. [resumo fornecido pelo ator]Construction market has been growing in the last decades and to understand costumer behavior has become a subject of great ambition in the organizational context, as well as a great challenge for organizations. Therefore, it knows relevant aspects at consumer when choosing a property becomes a competitive advantage in the real estate market. From this, this study aims to analyze which attributes are valued, in the context of durable goods with a focus on the acquisition of real estate, in the light of the constructs: perceived quality, trust, perceived usefulness, affective identification and purchase intention. To carry out the analysis, multivariate analysis was used, and more specifically Exploratory Factor Analysis (EFA), generating eight attributes that grouped the 47 variables, which represented the attributes identified in the researched literature: Responsiveness, Tangible Quality, Reliability, Guarantee, Responsiveness, Purchase Intention, Affective Identification and Perceived Usefulness. Finally, the objective was fulfilled by identifying which attributes are important for the consumer's decision-making process in the civil construction sector, based on the studied sample, contributing with guidelines that allow the increase in the items valued by them in the sector under analysis. [resumo fornecido pelo ator]engporAdministraçãoCompra e venda de bens imóveisComportamento do consumidorMercado imobiliárioBens imóveisManagementVendors and purchasersConsumer behaviorReal estate businessReal propertyAnálise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9952622642735071Mestrado Acadêmico em AdministraçãoVidor, GabrielCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Ciana Celita Pessoa.pdfDissertação Ciana Celita Pessoa.pdfapplication/pdf2506178https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf2e81643a4e756b440edf0fbf413ab9e3MD51TEXTDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.txtDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.txtExtracted texttext/plain271227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.txt160cf7d3e17f3343466812375e44c9c1MD52THUMBNAILDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.jpgDissertação Ciana Celita Pessoa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.jpg4fcfbd666dbdd1e2718ea16014ad10b2MD5311338/118102023-03-30 07:00:12.428oai:repositorio.ucs.br:11338/11810Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T07:00:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
title |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
spellingShingle |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis Pessoa, Ciana Celita Administração Compra e venda de bens imóveis Comportamento do consumidor Mercado imobiliário Bens imóveis Management Vendors and purchasers Consumer behavior Real estate business Real property |
title_short |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
title_full |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
title_fullStr |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
title_full_unstemmed |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
title_sort |
Análise dos fatores que influenciam a intenção de compra de imóveis |
author |
Pessoa, Ciana Celita |
author_facet |
Pessoa, Ciana Celita |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lazzari, Fernanda Medeiros, Janine Fleith de Panizzon, Mateus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Ciana Celita |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vidor, Gabriel |
contributor_str_mv |
Vidor, Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Compra e venda de bens imóveis Comportamento do consumidor Mercado imobiliário Bens imóveis |
topic |
Administração Compra e venda de bens imóveis Comportamento do consumidor Mercado imobiliário Bens imóveis Management Vendors and purchasers Consumer behavior Real estate business Real property |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Vendors and purchasers Consumer behavior Real estate business Real property |
description |
Com a crescente expansão do setor de construção civil nas últimas décadas, entender o comportamento de consumo passou a ser tema de grande ambição no contexto organizacional, bem como, um grande desafio para as organizações. Portanto, conhecer quais aspectos são relevantes ao consumidor na escolha de um imóvel se torna uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar quais atributos são valorizados pelo consumidor, no contexto com enfoque na aquisição de imóveis, a luz dos construtos: qualidade percebida, confiança, utilidade percebida, identificação afetiva e intenção de compra. Para realização da análise foi utilizada análise multivariada e mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória (AFE), gerando oito fatores que agruparam as 47 variáveis, que representavam os atributos identificados na literatura pesquisada: Capacidade de resposta, Qualidade tangível, Confiabilidade, Garantia, Responsividade, Intenção de Compra, Identificação Afetiva e Utilidade percebida. Por fim, o objetivo se cumpriu ao identificar quais atributos são importantes para o processo de tomada de decisão do consumidor no setor da construção civil, com base na amostra estudada, contribuindo com diretrizes que possibilitem o incremento nos itens valorados por estes no setor em análise. [resumo fornecido pelo ator] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-29T18:48:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-29T18:48:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11810 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11810/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ciana%20Celita%20Pessoa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e81643a4e756b440edf0fbf413ab9e3 160cf7d3e17f3343466812375e44c9c1 4fcfbd666dbdd1e2718ea16014ad10b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308865530396672 |