Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bett, Nataniela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9454
Resumo: As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_5bedc969f70f6cf731d39f5710c92884
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9454
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bett, NatanielaPressanto, Isabel Maria PaesePagot, Suzana Maria LainChiapinotto, Diego2022-02-07T17:24:30Z2022-02-07T17:24:30Z2020-07-152020https://repositorio.ucs.br/11338/9454As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor]Base Nacional Comum CurricularPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Língua portuguesa - Estudo e ensinoLivros didáticosEstudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em LetrasCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Nataniela Bett.pdfTCC Nataniela Bett.pdfapplication/pdf772369https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/1/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf0a439512e44519e71954c20300aad915MD51TEXTTCC Nataniela Bett.pdf.txtTCC Nataniela Bett.pdf.txtExtracted texttext/plain158032https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/2/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.txtc09230ea9fc507cb2e78a70422f60a1eMD52THUMBNAILTCC Nataniela Bett.pdf.jpgTCC Nataniela Bett.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/3/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.jpgd2be1406cf0bbbb35c39b30cff8636aeMD5311338/94542022-10-18 18:00:35.49oai:repositorio.ucs.br:11338/9454Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:00:35Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
title Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
spellingShingle Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
Bett, Nataniela
Base Nacional Comum Curricular
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
title_short Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
title_full Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
title_fullStr Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
title_full_unstemmed Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
title_sort Estudo da abordagem da prática de linguagem "Análise Linguística/Semiótica" em livro aprovado pelo PNLD 2020-2023
author Bett, Nataniela
author_facet Bett, Nataniela
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Pressanto, Isabel Maria Paese
Pagot, Suzana Maria Lain
dc.contributor.author.fl_str_mv Bett, Nataniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chiapinotto, Diego
contributor_str_mv Chiapinotto, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
topic Base Nacional Comum Curricular
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Livros didáticos
description As últimas décadas suscitaram debates acerca do papel da escola no ensino da língua portuguesa e das repercussões desse ensino na sociedade. Exercer o domínio da língua para o exercício da cidadania plena do indivíduo deveria ser o objetivo dessa educação, no entanto, os resultados alcançados nas avaliações externas revelam que os estudantes estão saindo da escola sem desenvolver o básico de suas competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, mostra-se relevante refletir sobre o ensino de língua proposto nos documentos orientadores oficiais e sua efetivação no dia a dia da sala de aula, por intermédio do uso do livro didático. O presente estudo tem por objetivo realizar a investigação da prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica em livro didático aprovado no PNLD 2020. Para isso, foram elaborados critérios qualitativos com base na revisão bibliográfica realizada a partir das diretrizes e da proposta da BNCC para o componente curricular Língua Portuguesa, das regulamentações que guiam a escolha dos materiais que participam do PNLD e das contribuições teóricas de estudiosos da área. A aplicação dos critérios efetivou-se nas atividades relacionadas à prática de linguagem em um capítulo da obra. Após a transposição dos critérios, culminaram considerações relevantes no que diz respeito à prática de ensino da língua relacionada às metodologias de ensino a partir do uso do livro didático e a consonância de sua proposta em relação aos referenciais curriculares. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-07T17:24:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-07T17:24:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9454
url https://repositorio.ucs.br/11338/9454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/1/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/2/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9454/3/TCC%20Nataniela%20Bett.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a439512e44519e71954c20300aad915
c09230ea9fc507cb2e78a70422f60a1e
d2be1406cf0bbbb35c39b30cff8636ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308879717629952