Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12875 |
Resumo: | A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_601dd5f73b65907199490ac12173c49b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12875 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Munhoz, Fabiane FerrettiStecanela, NildaBarbosa, Maria Carmen SilveiraMorés, Andréia2023-12-12T19:06:49Z2023-12-12T19:06:49Z2023-12-122023-09-28https://repositorio.ucs.br/11338/12875A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor]This research contemplates the studies of teacher training in the context of early childhood education from the perspective of the so called listening pedagogy. Its general objective was to investigate the potentialities that emerge from the teacher training experienced in the contexts of early childhood education and its contributions to the pedagogical practice from the perspective of the listening pedagogy at a municipal early childhood education school in the city of Bento Gonçalves/RS. The relevance of this study is justified because it is a subject that is being currently debated in the field of education, showing that the listening pedagogy can be a very useful tool for education within the school space. Further more, this research adopts a qualitative approach (André, 1995) assisted by the so called action research methodology (Thiollent, 2011) and a data analysis accordingly to the so called discursive textual analysis (Moraes; Galiazzi, 2016). The research data comes from gathering contributions from the school's current Pedagogical Proposal, as well as from the conduction of a group of discussions (the focus group) and from other pieces of information collected by the teachers in their logbooks at the end of each of the four training meetings held. The main authors who served as a theoretical basis were: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho and Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) and Fochi (2015; 2019). Therefore, the result of this investigation is the recognition of the potential of the teacher training from the perspective of the pedagogy of listening in early childhood education, i.e. the reassurance of the teachers as role players and as a team regarding the teaching process in which they are involved; the recognition and appreciation of the knowledge that each teacher carries within themselves; the importance of understanding and studying the educational theories and regulations, which are part of the school system despite the fact that they are usually seen as isolated from the teaching practice; and finally, that it has been observed that every improvement in team engagement tend to lead to an better school experiences including in term of teaching techniques qualification, which happens to be the pursued idea of professional excellence in education. [resumo fornecido pelo autor]engporProfessores - FormaçãoEducação de criançasEducaçãoTeachers, Training ofEducation of childrenEducationFormação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/0194254193181154Munhoz, Fabiane FerrettiMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-11ORIGINALDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdfDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdfapplication/pdf4358817https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf536ac4020dd5cff5ffa9c1450acf2174MD51TEXTDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain327038https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt557fb523f6ed56d18cd377343464bb49MD52Dissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtDissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain1747https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/5/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt2245e1df9587ca6df80b0d10a8468f9dMD55THUMBNAILDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgDissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1902https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg172311642d325f0401a931a8243bb8daMD53Dissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgDissertacao Fabiane Ferretti Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/6/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg0450f839bf2dcc32acc2da800c0dfa60MD5611338/128752024-04-02 11:57:56.559oai:repositorio.ucs.br:11338/12875Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-04-02T11:57:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
title |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
spellingShingle |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta Munhoz, Fabiane Ferretti Professores - Formação Educação de crianças Educação Teachers, Training of Education of children Education |
title_short |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
title_full |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
title_fullStr |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
title_full_unstemmed |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
title_sort |
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta |
author |
Munhoz, Fabiane Ferretti |
author_facet |
Munhoz, Fabiane Ferretti |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Stecanela, Nilda Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munhoz, Fabiane Ferretti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morés, Andréia |
contributor_str_mv |
Morés, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação de crianças Educação |
topic |
Professores - Formação Educação de crianças Educação Teachers, Training of Education of children Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers, Training of Education of children Education |
description |
A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T19:06:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-12T19:06:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12875 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/5/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12875/6/Dissertacao%20Fabiane%20Ferretti%20Munhoz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
536ac4020dd5cff5ffa9c1450acf2174 557fb523f6ed56d18cd377343464bb49 2245e1df9587ca6df80b0d10a8468f9d 172311642d325f0401a931a8243bb8da 0450f839bf2dcc32acc2da800c0dfa60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308867079143424 |