Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzarollo, Sofia Petry
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12383
Resumo: As mudanças do mercado de trabalho, advindas de fatores sociais, econômicos e tecnológicos, especialmente associados à pandemia do Covid-19, afetaram significativamente as organizações, tornando os processos de mudança e transformação uma realidade necessária e desafiadora. Sob esta perspectiva, o employer branding ganha importância e torna-se elemento fundamental na criação de estratégias que visam promover a boa reputação, atrair e engajar talentos. A pesquisa teve como intuito investigar os processos de employer branding e sua relação com a comunicação organizacional. Para a efetivação do estudo foi definido como objetivo geral: compreender a importância da comunicação no desenvolvimento e implementação do employer branding. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas com profissionais da área da comunicação e recursos humanos, que tiveram alguma participação, seja na fase inicial, de andamento ou de sustentação do processo de implementação do employer branding. O cruzamento das informações indica que a comunicação é uma área fundamental para o processo, mostrando-se um instrumento promissor na criação de estratégias e práticas que promovam a reputação e a boa imagem organizacional. Destacam-se os achados sobre o profissional de RP, que pelo seu conhecimento, perfil e habilidades para coordenar projetos, pode garantir mais êxito à implementação do employer branding no contexto organizacional. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_6c19800fbf851311e464ce29b753694a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12383
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Mazzarollo, Sofia PetryRoveda, VanessaTurmina, KelenAlbé, Jussania de Fátima2023-07-11T18:11:41Z2023-07-11T18:11:41Z2023-07-112023-07-03https://repositorio.ucs.br/11338/12383As mudanças do mercado de trabalho, advindas de fatores sociais, econômicos e tecnológicos, especialmente associados à pandemia do Covid-19, afetaram significativamente as organizações, tornando os processos de mudança e transformação uma realidade necessária e desafiadora. Sob esta perspectiva, o employer branding ganha importância e torna-se elemento fundamental na criação de estratégias que visam promover a boa reputação, atrair e engajar talentos. A pesquisa teve como intuito investigar os processos de employer branding e sua relação com a comunicação organizacional. Para a efetivação do estudo foi definido como objetivo geral: compreender a importância da comunicação no desenvolvimento e implementação do employer branding. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas com profissionais da área da comunicação e recursos humanos, que tiveram alguma participação, seja na fase inicial, de andamento ou de sustentação do processo de implementação do employer branding. O cruzamento das informações indica que a comunicação é uma área fundamental para o processo, mostrando-se um instrumento promissor na criação de estratégias e práticas que promovam a reputação e a boa imagem organizacional. Destacam-se os achados sobre o profissional de RP, que pelo seu conhecimento, perfil e habilidades para coordenar projetos, pode garantir mais êxito à implementação do employer branding no contexto organizacional. [resumo fornecido pelo autor]The changes in the labor market, arising from social, economic and technological factors, especially associated with the Covid-19 pandemic, significantly affected organizations, making the processes of change and transformation a necessary and challenging reality. From this perspective, employer branding gains importance and becomes a fundamental element in the creation of strategies aimed at promoting a good reputation, attracting and engaging talent. The research aimed to investigate the processes of employer branding and its relationship with organizational communication. For the realization of the study, the general objective was defined: to understand the importance of communication in the development and implementation of employer branding. The methodology included, in addition to the bibliographic review, the use of interviews with professionals in the field of communication and human resources, who had some participation, whether in the initial, ongoing or sustaining phase of the employer branding implementation process. The crossing of information indicates that communication is a fundamental area for the process, proving to be a promising instrument in the creation of strategies and practices that promote the reputation and good organizational image. We highlight the findings on the PR professional, who, due to their knowledge, profile and skills to coordinate projects, can ensure more successful implementation of employer branding in the organizational context. [resumo fornecido pelo autor]engporRelações públicasComunicação nas organizaçõesDesafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Relações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2023-07-10ORIGINALTCC Sofia Petry Mazzarollo.pdfTCC Sofia Petry Mazzarollo.pdfapplication/pdf7395026https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12383/1/TCC%20Sofia%20Petry%20Mazzarollo.pdf93c790cac8298ff8b476bed2ec98dddcMD51TEXTTCC Sofia Petry Mazzarollo.pdf.txtTCC Sofia Petry Mazzarollo.pdf.txtExtracted texttext/plain398092https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12383/2/TCC%20Sofia%20Petry%20Mazzarollo.pdf.txt155dae335ac2702e27016f2df4ef8de0MD52THUMBNAILTCC Sofia Petry Mazzarollo.pdf.jpgTCC Sofia Petry Mazzarollo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12383/3/TCC%20Sofia%20Petry%20Mazzarollo.pdf.jpg1cddfee53ef65c4b0129ec7fd323bb06MD5311338/123832023-07-12 07:04:17.823oai:repositorio.ucs.br:11338/12383Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:15.329668Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
title Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
spellingShingle Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
Mazzarollo, Sofia Petry
Relações públicas
Comunicação nas organizações
title_short Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
title_full Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
title_fullStr Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
title_full_unstemmed Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
title_sort Desafios e oportunidades da comunicação no apoio às estratégias de employer branding
author Mazzarollo, Sofia Petry
author_facet Mazzarollo, Sofia Petry
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Roveda, Vanessa
Turmina, Kelen
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzarollo, Sofia Petry
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albé, Jussania de Fátima
contributor_str_mv Albé, Jussania de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Comunicação nas organizações
topic Relações públicas
Comunicação nas organizações
description As mudanças do mercado de trabalho, advindas de fatores sociais, econômicos e tecnológicos, especialmente associados à pandemia do Covid-19, afetaram significativamente as organizações, tornando os processos de mudança e transformação uma realidade necessária e desafiadora. Sob esta perspectiva, o employer branding ganha importância e torna-se elemento fundamental na criação de estratégias que visam promover a boa reputação, atrair e engajar talentos. A pesquisa teve como intuito investigar os processos de employer branding e sua relação com a comunicação organizacional. Para a efetivação do estudo foi definido como objetivo geral: compreender a importância da comunicação no desenvolvimento e implementação do employer branding. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas com profissionais da área da comunicação e recursos humanos, que tiveram alguma participação, seja na fase inicial, de andamento ou de sustentação do processo de implementação do employer branding. O cruzamento das informações indica que a comunicação é uma área fundamental para o processo, mostrando-se um instrumento promissor na criação de estratégias e práticas que promovam a reputação e a boa imagem organizacional. Destacam-se os achados sobre o profissional de RP, que pelo seu conhecimento, perfil e habilidades para coordenar projetos, pode garantir mais êxito à implementação do employer branding no contexto organizacional. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-11T18:11:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-11T18:11:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12383
url https://repositorio.ucs.br/11338/12383
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12383/1/TCC%20Sofia%20Petry%20Mazzarollo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12383/2/TCC%20Sofia%20Petry%20Mazzarollo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12383/3/TCC%20Sofia%20Petry%20Mazzarollo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93c790cac8298ff8b476bed2ec98dddc
155dae335ac2702e27016f2df4ef8de0
1cddfee53ef65c4b0129ec7fd323bb06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258448166453248