Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000hwd2 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26646 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022. |
id |
UFSM_51cccde150a761b6d4cebfd768c9350e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/26646 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionaisEmployer Branding and the romanticization of work: communication in organizational relationsEmployer BrandingRelações de trabalhoRomantizaçãoComunicação organizacionalPropósitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022.O presente trabalho tem como temática o Employer Branding (EB) e a romantização do trabalho, a fim de compreender a comunicação nas relações organizacionais. Assim, tem como principal objetivo conhecer a percepção dos profissionais de comunicação sobre a gestão de marca empregadora frente a possibilidade de uma romantização do trabalho. Para tanto, abordou-se o Employer Brand a partir de sua história, definição e prática das organizações, o mundo do trabalho, suas transformações, a comunicação organizacional e as relações públicas. Esta é uma pesquisa exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionário online. 67 profissionais de comunicação atuantes na área de EB responderam ao questionário, cujas respostas abertas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. Pode-se verificar que o trabalho de marca empregadora está em desenvolvimento no Brasil e que este possui uma relação muito próxima com a comunicação e as relações públicas. Quanto a sua relação com a romantização do trabalho é perceptível que alguns profissionais se mostram mais conscientes enquanto outros possuem discursos romantizados e super valorizam sua ocupação profissional. Pode-se ainda perceber o quão próxima está a romantização do trabalho com questões de saúde mental e que se há uma necessidade de um olhar crítico e atento dos profissionais de EB a respeito das práticas realizadas. Por fim, entende-se que este é um estudo introdutório e que profissionais da comunicação precisam estar atentos para estes contextos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Frederico WestphalenPérsigo, Patrícia MilanoSantos, Luiza Fanfa dos2022-10-24T16:42:54Z2022-10-24T16:42:54Z2022-08-092022Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Luiza Fanfa dos. EMPLOYER BRANDING E A ROMANTIZAÇÃO DO TRABALHO: a comunicação nas relações organizacionais. 2022. 119 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, 2022.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26646ark:/26339/001300000hwd2porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-10-24T16:42:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/26646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-10-24T16:42:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais Employer Branding and the romanticization of work: communication in organizational relations |
title |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais |
spellingShingle |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais Santos, Luiza Fanfa dos Employer Branding Relações de trabalho Romantização Comunicação organizacional Propósito CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais |
title_full |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais |
title_fullStr |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais |
title_full_unstemmed |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais |
title_sort |
Employer Branding e a romantização do trabalho: a comunicação nas relações organizacionais |
author |
Santos, Luiza Fanfa dos |
author_facet |
Santos, Luiza Fanfa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pérsigo, Patrícia Milano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luiza Fanfa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Employer Branding Relações de trabalho Romantização Comunicação organizacional Propósito CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Employer Branding Relações de trabalho Romantização Comunicação organizacional Propósito CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24T16:42:54Z 2022-10-24T16:42:54Z 2022-08-09 2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Luiza Fanfa dos. EMPLOYER BRANDING E A ROMANTIZAÇÃO DO TRABALHO: a comunicação nas relações organizacionais. 2022. 119 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, 2022. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26646 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000hwd2 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Luiza Fanfa dos. EMPLOYER BRANDING E A ROMANTIZAÇÃO DO TRABALHO: a comunicação nas relações organizacionais. 2022. 119 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, 2022. ark:/26339/001300000hwd2 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Frederico Westphalen |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Frederico Westphalen |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172347028570112 |