Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Daniel Queiroz Moreira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630
Resumo: Este trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais.
id UFC-7_288407d6b14d685bd1c87105498eee1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29630
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting ClubEsportes - PatrocínioProcesso decisórioClubes de futebolEste trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daRocha, Daniel Queiroz Moreira da2018-02-09T17:52:49Z2018-02-09T17:52:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T19:32:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29630Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:39.798068Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
title Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
spellingShingle Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
Rocha, Daniel Queiroz Moreira da
Esportes - Patrocínio
Processo decisório
Clubes de futebol
title_short Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
title_full Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
title_fullStr Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
title_full_unstemmed Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
title_sort Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club
author Rocha, Daniel Queiroz Moreira da
author_facet Rocha, Daniel Queiroz Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Daniel Queiroz Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes - Patrocínio
Processo decisório
Clubes de futebol
topic Esportes - Patrocínio
Processo decisório
Clubes de futebol
description Este trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-02-09T17:52:49Z
2018-02-09T17:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630
identifier_str_mv ROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029019589804032