Documentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilmsen, Lilibth
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8523
Resumo: A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação Infantil, em escola situada em Caxias do Sul-RS. A reflexão sobre a documentação pedagógica privilegia curiosidades epistêmicas e práticas, inspirada em ideias de Reggio Emília e em concepções de Malaguzzi (2001). A pesquisa protagoniza achados empíricos para construção das reflexões, entrelaçando a documentação pedagógica e as múltiplas linguagens das crianças. A base teórica é formada, em especial, por Rinaldi (2014, 2019), Malaguzzi (1996, 2001, 2016), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2019), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2017) e Benjamin (2011). O percurso metodológico vincula-se a vertente qualitativa, no qual os dados foram construídos via estudo de caso (YIN, 2001). O estudo contou com três fontes de evidências: documentação pedagógica, grupos focais com crianças e grupos focais com professoras, que foram capturados por filmagem e diário de bordo. Na articulação das evidências, emergem cinco categorias: (a) abertura para o outro e para o inesperado; (b) tempo do agora; (c) documentação do acerto; (d) linguagens sensoriais e sensíveis; (e) crianças protagonistas. As fontes de evidências foram estudadas com base em análise de conteúdo (BARDIN, 2010). As documentações são construídas de forma flexível e com diferentes materiais e recursos, sem padronização na escola pesquisada. As categorias estão presentes no conjunto da dissertação e geram os capítulos. Os resultados apontam para a imagem de crianças protagonistas, que se desvelam pelas diferentes oportunidades de atuar nos processos de ensino e de aprendizagem bem como na abertura das jornadas da escola para a participação infantil. Essas oportunidades apontam as linguagens do corpo, da arte, nomeadas pelos sujeitos da pesquisa como sensíveis e sensoriais. Nas discussões sobre a documentação pedagógica, o conceito de tempo aparece como aspecto significativo para as crianças, as materialidades e memórias presentes nas documentações mostram-se de modo circular para novas possibilidades e investigações do cotidiano permeadas pelo agora. E, ainda, a documentação privilegia a cultura do sucesso e do acerto na perspectiva docente. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Wilmsen, LilibthValentini, Carla BeatrisMaciel, Rochele Rita AndreazzaSimiano, Luciane PandiniBarbosa, Maria Carmen SilveiraRamos, Flávia Brocchetto2021-07-21T14:33:59Z2021-07-21T14:33:59Z2021-07-212021-05-24https://repositorio.ucs.br/11338/8523A presença de crianças como interlocutoras empíricas sustenta esta investigação que tem como objetivo investigar visões de infâncias, crianças e suas linguagens expressas em documentações pedagógicas, no contexto da Educação Infantil, em escola situada em Caxias do Sul-RS. A reflexão sobre a documentação pedagógica privilegia curiosidades epistêmicas e práticas, inspirada em ideias de Reggio Emília e em concepções de Malaguzzi (2001). A pesquisa protagoniza achados empíricos para construção das reflexões, entrelaçando a documentação pedagógica e as múltiplas linguagens das crianças. A base teórica é formada, em especial, por Rinaldi (2014, 2019), Malaguzzi (1996, 2001, 2016), Formosinho e Oliveira-Formosinho (2019), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2017) e Benjamin (2011). O percurso metodológico vincula-se a vertente qualitativa, no qual os dados foram construídos via estudo de caso (YIN, 2001). O estudo contou com três fontes de evidências: documentação pedagógica, grupos focais com crianças e grupos focais com professoras, que foram capturados por filmagem e diário de bordo. Na articulação das evidências, emergem cinco categorias: (a) abertura para o outro e para o inesperado; (b) tempo do agora; (c) documentação do acerto; (d) linguagens sensoriais e sensíveis; (e) crianças protagonistas. As fontes de evidências foram estudadas com base em análise de conteúdo (BARDIN, 2010). As documentações são construídas de forma flexível e com diferentes materiais e recursos, sem padronização na escola pesquisada. As categorias estão presentes no conjunto da dissertação e geram os capítulos. Os resultados apontam para a imagem de crianças protagonistas, que se desvelam pelas diferentes oportunidades de atuar nos processos de ensino e de aprendizagem bem como na abertura das jornadas da escola para a participação infantil. Essas oportunidades apontam as linguagens do corpo, da arte, nomeadas pelos sujeitos da pesquisa como sensíveis e sensoriais. Nas discussões sobre a documentação pedagógica, o conceito de tempo aparece como aspecto significativo para as crianças, as materialidades e memórias presentes nas documentações mostram-se de modo circular para novas possibilidades e investigações do cotidiano permeadas pelo agora. E, ainda, a documentação privilegia a cultura do sucesso e do acerto na perspectiva docente. [resumo fornecido pelo autor]The presence of children as empirical interlocutors bolsters this research, which delves into the viewpoints of childhood, children and their languages. All viewpoints have been expressed within the pedagogical context of elementary education and documented, at a school located in the city of Caxias do Sul, in the State of Rio Grande do Sul. The considerations about the pedagogical documentation prioritizes epistemic and practical inquistivinesses, inspired by Reggio Emília´s ideas and Malaguzzi´s (2001) conceptions. The research features empirical findings so as to buttress the considerations, therefore intertwining the pedagogical documentation with the many langages of the children. The most part of the theoretical principles are made up of the works by Rinaldi (2014, 2019), Malaguzzi (1996, 2001, 2016), Formosinho and Oliveira-Formosinho (2019), Oliveira-Formosinho and Formosinho (2017), as well as Benjamin (2011). The methodology was linked to a qualitative analysis, in which data was garnered via case study (YIN, 2001). The research was supplied with evidence from three sources: pedagogical documentation, focal groups with children and focal groups with teachers, which were registered by recordings and class log. Throughout the articulation of the evidence, five categories have emerged: (a) openness to the other and to the unexpected; (b) now time; (c) documentation of being right; (d) sensory and sensitive languages; (e) protagonist children. The sources of evidence were studied based on the content analysis (BARDIN, 2010). The documentation was made in a flexible manner, with diverse materials and resources, without any standard in the aforemantioned school. The categories are present in the dissertation as a whole and have resulted in the chapters. The results point to the image of protagonist children, who stand out due to the different opportunities of acting in the processes of teaching and learning, as well as in the adaptation of school shifts toward children´s participation. Such opportunities point out the language of the body, of art, which have been deemed as sensible and sensory by the research subjects. In the debates about the pedagogical documentation, the concept of time shows up as a significant aspect for the children; the materialities and memories present in the documentation are circular for new possibilities and investigations of everyday life pemeated by the now. And, finally, the documentation prioritizes the culture of success and being right from the teaching perspective. [resumo fornecido pelo autor]Programa PROSUC, CAPESEscolas - DocumentaçãoEducação de criançasLinguagem e línguasInfânciaSchools - DocumentationEducation of childrenLanguage and languagesChildhoodDocumentação pedagógica: estudo sobre crianças e suas linguagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0006671773187478Wilmsen, LilibthMestrado Acadêmico em EducaçãoRamos, Flávia BrocchettoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Lilibth Wilmsen.pdf.txtDissertação Lilibth Wilmsen.pdf.txtExtracted texttext/plain349581https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8523/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lilibth%20Wilmsen.pdf.txtd884dbd446e1c091d3f3d643ec18dbdeMD52THUMBNAILDissertação Lilibth Wilmsen.pdf.jpgDissertação Lilibth Wilmsen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2287https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8523/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lilibth%20Wilmsen.pdf.jpg82b800916be7f8ef34edc49dac48eda5MD53ORIGINALDissertação Lilibth Wilmsen.pdfDissertação Lilibth Wilmsen.pdfapplication/pdf7699173https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8523/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Lilibth%20Wilmsen.pdfd5efa68f1b6dbccee9943fb6ae8e3180MD5111338/85232022-10-18 17:45:26.416oai:repositorio.ucs.br:11338/8523Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:26Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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