Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4715 |
Resumo: | Considerando a importância da Inteligência Emocional para os colaboradores das organizações, este estudo teve com o objetivo geral de avaliar a inteligência emocional nas gerações Baby Boomers, X, Y e Z, para atingir este objetivo foram delineados os objetivos específicos, os quais foram atingidos. O estudo foi desenvolvido a partir do método de natureza quantitativa, em nível descritivo, de corte transversal, operacionalizada através de um questionário formado de 16 perguntas com escala de likert de cinco pontos referentes a Inteligência Emocional. A amostra foi formada por 426 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise fatorial e coeficiente de contingência, com suporte do software denominado Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Evidenciou-se, por ordem decrescente de significância, que o Fator 1 “Regulação das próprias emoções”, o Fator 2 “Avaliação das próprias emoções”, o Fator 3 “Uso das emoções”; o Fator 4 “Avaliação das emoções dos outros” explicam a Inteligência Emocional dos participantes da pesquisa. Um dos resultados importantes foi que todos os fatores tiveram associação significativa com as gerações pois p<0,05. Na análise das comparações múltiplas detectou-se que os participantes da geração Z, Y e X apresentam diferenças significativas, p<0,05). [resumo fornecido pelo autor] |
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