Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forini, Giovana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4715
Resumo: Considerando a importância da Inteligência Emocional para os colaboradores das organizações, este estudo teve com o objetivo geral de avaliar a inteligência emocional nas gerações Baby Boomers, X, Y e Z, para atingir este objetivo foram delineados os objetivos específicos, os quais foram atingidos. O estudo foi desenvolvido a partir do método de natureza quantitativa, em nível descritivo, de corte transversal, operacionalizada através de um questionário formado de 16 perguntas com escala de likert de cinco pontos referentes a Inteligência Emocional. A amostra foi formada por 426 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise fatorial e coeficiente de contingência, com suporte do software denominado Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Evidenciou-se, por ordem decrescente de significância, que o Fator 1 “Regulação das próprias emoções”, o Fator 2 “Avaliação das próprias emoções”, o Fator 3 “Uso das emoções”; o Fator 4 “Avaliação das emoções dos outros” explicam a Inteligência Emocional dos participantes da pesquisa. Um dos resultados importantes foi que todos os fatores tiveram associação significativa com as gerações pois p<0,05. Na análise das comparações múltiplas detectou-se que os participantes da geração Z, Y e X apresentam diferenças significativas, p<0,05). [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_96037fe4663197f716d6455ef0e63080
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4715
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Forini, GiovanaPanizzon, MateusReis, Zaida Cristiane dosCamargo, Maria Emilia2019-06-05T16:12:16Z2019-06-05T16:12:16Z2019-06-052018-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/4715Considerando a importância da Inteligência Emocional para os colaboradores das organizações, este estudo teve com o objetivo geral de avaliar a inteligência emocional nas gerações Baby Boomers, X, Y e Z, para atingir este objetivo foram delineados os objetivos específicos, os quais foram atingidos. O estudo foi desenvolvido a partir do método de natureza quantitativa, em nível descritivo, de corte transversal, operacionalizada através de um questionário formado de 16 perguntas com escala de likert de cinco pontos referentes a Inteligência Emocional. A amostra foi formada por 426 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise fatorial e coeficiente de contingência, com suporte do software denominado Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Evidenciou-se, por ordem decrescente de significância, que o Fator 1 “Regulação das próprias emoções”, o Fator 2 “Avaliação das próprias emoções”, o Fator 3 “Uso das emoções”; o Fator 4 “Avaliação das emoções dos outros” explicam a Inteligência Emocional dos participantes da pesquisa. Um dos resultados importantes foi que todos os fatores tiveram associação significativa com as gerações pois p<0,05. Na análise das comparações múltiplas detectou-se que os participantes da geração Z, Y e X apresentam diferenças significativas, p<0,05). [resumo fornecido pelo autor]Inteligência emocionalGeração XInteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoTEXTTCC Giovana Forini.pdf.txtTCC Giovana Forini.pdf.txtExtracted texttext/plain95487https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/3/TCC%20Giovana%20Forini.pdf.txtc1027d7bdc673da9246993fc2d36f9f8MD53THUMBNAILTCC Giovana Forini.pdf.jpgTCC Giovana Forini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/4/TCC%20Giovana%20Forini.pdf.jpg8cb4b694e14c712d09e1f56ba9c987dbMD54ORIGINALTCC Giovana Forini.pdfTCC Giovana Forini.pdfapplication/pdf1140608https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/1/TCC%20Giovana%20Forini.pdf83225b8437678119184244f7dbd6fee3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD5211338/47152022-01-26 14:22:56.93oai:repositorio.ucs.br:11338/4715Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-01-26T14:22:56Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
title Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
spellingShingle Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
Forini, Giovana
Inteligência emocional
Geração X
title_short Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
title_full Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
title_fullStr Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
title_full_unstemmed Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
title_sort Inteligência emocional nas gerações baby boomers, X, Y e Z
author Forini, Giovana
author_facet Forini, Giovana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Panizzon, Mateus
Reis, Zaida Cristiane dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Forini, Giovana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Maria Emilia
contributor_str_mv Camargo, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Geração X
topic Inteligência emocional
Geração X
description Considerando a importância da Inteligência Emocional para os colaboradores das organizações, este estudo teve com o objetivo geral de avaliar a inteligência emocional nas gerações Baby Boomers, X, Y e Z, para atingir este objetivo foram delineados os objetivos específicos, os quais foram atingidos. O estudo foi desenvolvido a partir do método de natureza quantitativa, em nível descritivo, de corte transversal, operacionalizada através de um questionário formado de 16 perguntas com escala de likert de cinco pontos referentes a Inteligência Emocional. A amostra foi formada por 426 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, análise fatorial e coeficiente de contingência, com suporte do software denominado Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Evidenciou-se, por ordem decrescente de significância, que o Fator 1 “Regulação das próprias emoções”, o Fator 2 “Avaliação das próprias emoções”, o Fator 3 “Uso das emoções”; o Fator 4 “Avaliação das emoções dos outros” explicam a Inteligência Emocional dos participantes da pesquisa. Um dos resultados importantes foi que todos os fatores tiveram associação significativa com as gerações pois p<0,05. Na análise das comparações múltiplas detectou-se que os participantes da geração Z, Y e X apresentam diferenças significativas, p<0,05). [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-05T16:12:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-05T16:12:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4715
url https://repositorio.ucs.br/11338/4715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/3/TCC%20Giovana%20Forini.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/4/TCC%20Giovana%20Forini.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/1/TCC%20Giovana%20Forini.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4715/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c1027d7bdc673da9246993fc2d36f9f8
8cb4b694e14c712d09e1f56ba9c987db
83225b8437678119184244f7dbd6fee3
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308909007503360