Desenvolvimento de matriz de multicritérios para tomada de decisão na substituição de componentes em carrocerias de ônibus rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12579 |
Resumo: | A busca pela substituição de materiais é constante nos diversos âmbitos industriais, no setor automobilístico o interesse é ainda maior, visto que eficiência e desempenho estão essencialmente relacionados ao peso do veículo. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo aplicar o método do Processo de Hierarquia Analítica (Analytic Hierarchy Process - AHP) em um estudo de caso direcionado para tomada de decisão complexa na substituição de componentes em projetos de veículos de transporte de passageiros. A proposta de substituição foi oriunda de um grupo de decisores formado por profissionais de diferentes setores complementares de projeto. Inicialmente o grupo de decisores definiu os critérios relevantes para verificação e validação da substituição de componentes e o estudo de caso avaliado remete ao teto externo de carrocerias de ônibus rodoviários, fabricado inicialmente em material de fibra de vidro. Em virtude das diversas desvantagens do uso de fibra de vidro, em especial, desvantagens em âmbitos ambientais, foram desenvolvidas duas propostas de substituição de projetos, sendo uma em liga de alumínio 3003 e outra em alumínio 1050. Além de possuir vantagens no processo de fabricação, o alumínio e suas ligas apresentam baixas densidades e relevantes resistências à corrosão. O AHP foi aplicado considerando todas as etapas sugeridas pelo autor e professor matemático do método, Thomas Lorie Saaty. Logo, foram desenvolvidas matrizes que possibilitaram comparações pareadas entre os parâmetros definidos (critérios, subcritérios e projetos). Os resultados obtidos condizem com o que era esperado pelo grupo de decisores, a proposta do teto externo em liga de alumínio 3003 resultou em concordância de 52,75% para com os parâmetros definidos, seguida de 23,92% da situação inicial em fibra de vidro e 23,39% da proposta em alumínio 1050. [resumo fornecido pelo autor] |
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Nascimento, Julie Sanches doLinzmaier, Paulo RobertoCorso, Leandro LuísLuciano, Marcos Alexandre2023-08-02T13:27:00Z2023-08-02T13:27:00Z2023-08-012023-07-19https://repositorio.ucs.br/11338/12579A busca pela substituição de materiais é constante nos diversos âmbitos industriais, no setor automobilístico o interesse é ainda maior, visto que eficiência e desempenho estão essencialmente relacionados ao peso do veículo. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo aplicar o método do Processo de Hierarquia Analítica (Analytic Hierarchy Process - AHP) em um estudo de caso direcionado para tomada de decisão complexa na substituição de componentes em projetos de veículos de transporte de passageiros. A proposta de substituição foi oriunda de um grupo de decisores formado por profissionais de diferentes setores complementares de projeto. Inicialmente o grupo de decisores definiu os critérios relevantes para verificação e validação da substituição de componentes e o estudo de caso avaliado remete ao teto externo de carrocerias de ônibus rodoviários, fabricado inicialmente em material de fibra de vidro. Em virtude das diversas desvantagens do uso de fibra de vidro, em especial, desvantagens em âmbitos ambientais, foram desenvolvidas duas propostas de substituição de projetos, sendo uma em liga de alumínio 3003 e outra em alumínio 1050. Além de possuir vantagens no processo de fabricação, o alumínio e suas ligas apresentam baixas densidades e relevantes resistências à corrosão. O AHP foi aplicado considerando todas as etapas sugeridas pelo autor e professor matemático do método, Thomas Lorie Saaty. Logo, foram desenvolvidas matrizes que possibilitaram comparações pareadas entre os parâmetros definidos (critérios, subcritérios e projetos). Os resultados obtidos condizem com o que era esperado pelo grupo de decisores, a proposta do teto externo em liga de alumínio 3003 resultou em concordância de 52,75% para com os parâmetros definidos, seguida de 23,92% da situação inicial em fibra de vidro e 23,39% da proposta em alumínio 1050. [resumo fornecido pelo autor]The search for the replacement of materials is constant in the various industrial areas, in the automotive sector the interest is even greater, since efficiency and performance are essentially related to the weight of the vehicle. In this context, the present work aims to apply the Analytical Hierarchy Process (AHP) method in a case study aimed at complex decision-making in the replacement of components in passenger transport vehicle projects. The replacement proposal came from a group of decision makers made up of professionals from different complementary project sectors. Initially, the decision-making group defines the relevant criteria for verifying and validating the replacement of components and the evaluation case study referring to the external roof of road bus bodies, initially manufactured in fiberglass material. Due to the various protections of the use of fiberglass, in particular, protected in environmental areas, two proposals for project replacement were designed, one in aluminum alloy 3003 and the other in aluminum 1050. In addition to advantages in the manufacturing process, aluminum and its alloys have low densities and relevant resistance to corrosion. The AHP was applied considering all the steps suggested by the author and mathematician professor of the method, Thomas Lorie Saaty. Therefore, matrices were created that allowed paired comparisons between the defined parameters (criteria, sub-criteria and projects). The results obtained are consistent with what was expected by the group of decision makers, the proposal of the external roof in aluminum alloy 3003 resulted in agreement of 52.75% with the defined parameters, followed by 23.92% of the initial situation in fiberglass. glass and 23.39% of the proposal in aluminum 1050. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaMateriais - Propriedades mecânicasMateriais - TestesÔnibus - CarroceriasDesenvolvimento de matriz de multicritérios para tomada de decisão na substituição de componentes em carrocerias de ônibus rodoviáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Julie Sanches do Nascimento.pdfTCC Julie Sanches do Nascimento.pdfapplication/pdf1816263https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12579/1/TCC%20Julie%20Sanches%20do%20Nascimento.pdf39268e34dd20312b455cdefbadba5aebMD51TEXTTCC Julie Sanches do Nascimento.pdf.txtTCC Julie Sanches do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain107941https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12579/2/TCC%20Julie%20Sanches%20do%20Nascimento.pdf.txt0e08c5d0e510fa7ff7cbb23a80339305MD52THUMBNAILTCC Julie Sanches do Nascimento.pdf.jpgTCC Julie Sanches do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12579/3/TCC%20Julie%20Sanches%20do%20Nascimento.pdf.jpgf27c6087e35cdfd67ca94e84c6e572ddMD5311338/125792023-08-03 07:04:21.125oai:repositorio.ucs.br:11338/12579Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T07:04:21Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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