Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6784 |
Resumo: | A paleontologia é uma ciência que permite entender melhor o passado da vida na Terra, porém é uma área do conhecimento aplicado de forma sucinta nas escolas ou até mesmo negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da paleontologia para a população em geral através de uma abordagem não-formal ou seja, ensinar fora da área de ensino comum (salas de aula), através de oficinas em meio online pela plataforma Google Meet, pode-se além de ensinar sobre o tema, avaliar também o grau de conhecimento do público, através da realização de questionários pré apresentação, também foi possível coletar dados dos participantes sobre idade média entre 20 e 60 anos e escolaridade que variava de concluintes do ensino fundamental até pós graduandos, demonstrando que a paleontologia é uma área do conhecimento bem limitada. Além disso, a avaliação também contou pela participação dos presentes durante a realização da oficina através de perguntas feitas, esses questionamentos são de extrema importância para o aperfeiçoamento de novas oficinas, podendo focar nos assuntos que geraram mais dúvidas nos participantes, enriquecendo mais a troca de conhecimento [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_c671cc7a27763e63159ebdcbce93ea94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6784 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Graziela Seibert deBalestrin, Raquel CristinaDelamare, Ana PaulaGuzzo, Guilherme Brambatti2021-01-29T17:46:55Z2021-01-29T17:46:55Z2020-12-172020-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/6784A paleontologia é uma ciência que permite entender melhor o passado da vida na Terra, porém é uma área do conhecimento aplicado de forma sucinta nas escolas ou até mesmo negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da paleontologia para a população em geral através de uma abordagem não-formal ou seja, ensinar fora da área de ensino comum (salas de aula), através de oficinas em meio online pela plataforma Google Meet, pode-se além de ensinar sobre o tema, avaliar também o grau de conhecimento do público, através da realização de questionários pré apresentação, também foi possível coletar dados dos participantes sobre idade média entre 20 e 60 anos e escolaridade que variava de concluintes do ensino fundamental até pós graduandos, demonstrando que a paleontologia é uma área do conhecimento bem limitada. Além disso, a avaliação também contou pela participação dos presentes durante a realização da oficina através de perguntas feitas, esses questionamentos são de extrema importância para o aperfeiçoamento de novas oficinas, podendo focar nos assuntos que geraram mais dúvidas nos participantes, enriquecendo mais a troca de conhecimento [resumo fornecido pelo autor].Paleontology is a science that allows us to better understand the past of life on Earth, but it is an area of technical knowledge succinctly in schools or even neglected. This work aimed to present an importance of paleontology for a general population through a non-formal approach, that is, use outside the common teaching area (classrooms), through workshops in an online medium through the Google Meet platform, besides being able to use on the subject, also to evaluate the degree of knowledge of the public, through the performance of pre-presentation questionnaires, it was also possible to collect data from the participants on average age between 20 and 60 years and schooling that varied from graduates of the elementary school to graduate students, demonstrating that paleontology is a very limited area of knowledge. In addition, the evaluation also counted on their participation while conducting the workshop through questions asked, these questions are extremely important for the improvement of new workshops, being able to focus on the subjects that generated more doubts in the participants, further enriching the exchange of information knowledge [resumo fornecido pelo autor].PaleontologiaCiências - Estudo e ensinoEscolasEnsino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências BiológicasCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTCC Graziela Seibert de Almeida.pdfTCC Graziela Seibert de Almeida.pdfapplication/pdf434933https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/1/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf18146608eccf8f43ef323d18100a3c39MD51TEXTTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.txtTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain44019https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/2/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.txt369f9f9b8e6717e9861b872a6a3a3b69MD52THUMBNAILTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.jpgTCC Graziela Seibert de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/3/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.jpg908e0b15f1c6f35f4ad67026feef4d0eMD5311338/67842021-05-07 14:13:00.606oai:repositorio.ucs.br:11338/6784Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
title |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
spellingShingle |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal Almeida, Graziela Seibert de Paleontologia Ciências - Estudo e ensino Escolas |
title_short |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
title_full |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
title_fullStr |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
title_full_unstemmed |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
title_sort |
Ensino de paleontologia através da utilização de meio digital: uma abordagem não-formal |
author |
Almeida, Graziela Seibert de |
author_facet |
Almeida, Graziela Seibert de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Balestrin, Raquel Cristina Delamare, Ana Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Graziela Seibert de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guzzo, Guilherme Brambatti |
contributor_str_mv |
Guzzo, Guilherme Brambatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paleontologia Ciências - Estudo e ensino Escolas |
topic |
Paleontologia Ciências - Estudo e ensino Escolas |
description |
A paleontologia é uma ciência que permite entender melhor o passado da vida na Terra, porém é uma área do conhecimento aplicado de forma sucinta nas escolas ou até mesmo negligenciadas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da paleontologia para a população em geral através de uma abordagem não-formal ou seja, ensinar fora da área de ensino comum (salas de aula), através de oficinas em meio online pela plataforma Google Meet, pode-se além de ensinar sobre o tema, avaliar também o grau de conhecimento do público, através da realização de questionários pré apresentação, também foi possível coletar dados dos participantes sobre idade média entre 20 e 60 anos e escolaridade que variava de concluintes do ensino fundamental até pós graduandos, demonstrando que a paleontologia é uma área do conhecimento bem limitada. Além disso, a avaliação também contou pela participação dos presentes durante a realização da oficina através de perguntas feitas, esses questionamentos são de extrema importância para o aperfeiçoamento de novas oficinas, podendo focar nos assuntos que geraram mais dúvidas nos participantes, enriquecendo mais a troca de conhecimento [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-29T17:46:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-29T17:46:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6784 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/1/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/2/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6784/3/TCC%20Graziela%20Seibert%20de%20Almeida.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18146608eccf8f43ef323d18100a3c39 369f9f9b8e6717e9861b872a6a3a3b69 908e0b15f1c6f35f4ad67026feef4d0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308885937782784 |