Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miri, Daniel Hank
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6184
Resumo: A motivação e o engajamento de um funcionário no local de trabalho são essenciais para a realização de suas atividades e consequentemente a geração de resultados para a empresa. Por sua vez, a gamificação é o uso de atividades, aplicativos ou softwares com os elementos de design de jogos. A gamificação é um tema recente na pesquisa acadêmica sendo esta uma oportunidade para ampliar os estudos nesta área proporcionando conhecimento para o âmbito acadêmico e organizacional. O objetivo geral deste estudo foi analisar como a aplicação da gamificação promove a motivação e o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Houve a realização de uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de um estudo de múltiplos casos com a participação de 4 empresas. Para cada estudo, os resultados foram gerados na triangulação de dados das entrevistas semiestruturadas, documentação disponível e relatórios de observação direta ou participante com a análise no software NVivo 11®. A pesquisa apontou a percepção da gamificação voltada para a empresa e a percepção da gamificação voltada para o funcionário. A gamificação para motivação e engajamento no trabalho foi de forma limitada nos casos 1 (plataforma), 2 (site) e 3 (escape game), o caso 4 obteve o melhor resultado com um aplicativo de celular. O estudo mostrou o entendimento que o correto planejamento e aplicação da gamificação com os elementos de pontuação, feedback e recompensas adequados são necessários para promover a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. Estes elementos não só caracterizam uma ferramenta gamificada como possibilitam o devido andamento das atividades no ciclo de trabalho que envolve empresas, desenvolvedores/instrutores, gestores e funcionários/usuários.
id UCS_d4d5c31564604d59945a75ef95e932bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6184
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Miri, Daniel HankBertolini, Ana Cristina FachinelliLarentis, FabianoDimas, Isabel Cristina DiórdioMacke, Janaina2020-06-16T15:54:30Z2020-06-16T15:54:30Z2020-06-162020-04-29https://repositorio.ucs.br/11338/6184A motivação e o engajamento de um funcionário no local de trabalho são essenciais para a realização de suas atividades e consequentemente a geração de resultados para a empresa. Por sua vez, a gamificação é o uso de atividades, aplicativos ou softwares com os elementos de design de jogos. A gamificação é um tema recente na pesquisa acadêmica sendo esta uma oportunidade para ampliar os estudos nesta área proporcionando conhecimento para o âmbito acadêmico e organizacional. O objetivo geral deste estudo foi analisar como a aplicação da gamificação promove a motivação e o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Houve a realização de uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de um estudo de múltiplos casos com a participação de 4 empresas. Para cada estudo, os resultados foram gerados na triangulação de dados das entrevistas semiestruturadas, documentação disponível e relatórios de observação direta ou participante com a análise no software NVivo 11®. A pesquisa apontou a percepção da gamificação voltada para a empresa e a percepção da gamificação voltada para o funcionário. A gamificação para motivação e engajamento no trabalho foi de forma limitada nos casos 1 (plataforma), 2 (site) e 3 (escape game), o caso 4 obteve o melhor resultado com um aplicativo de celular. O estudo mostrou o entendimento que o correto planejamento e aplicação da gamificação com os elementos de pontuação, feedback e recompensas adequados são necessários para promover a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. Estes elementos não só caracterizam uma ferramenta gamificada como possibilitam o devido andamento das atividades no ciclo de trabalho que envolve empresas, desenvolvedores/instrutores, gestores e funcionários/usuários.The motivation and engagement of an employee in the workplace are essential for carrying out their activities and consequently generating results for the company. Gamification, in turn, is the use of activities, applications or software with game design elements. Gamification is a recent topic in academic research and this is an opportunity to expand studies in this area by providing knowledge for the academic and organizational spheres. The general objective of this study was to analyze how the application of gamification promotes employee motivation and engagement in the work environment. An exploratory qualitative research was carried out through a study of multiple cases with the participation of 4 companies. For each study, the results were generated in the triangulation of data from the semi-structured interviews, available documentation and reports of direct or participant observation with the analysis in the NVivo 11® software. The survey showed the perception of gamification focused on the company and the perception of gamification focused on the employee. Gamification for motivation and engagement at work was limited in cases 1 (platform), 2 (website) and 3 (escape game), case 4 obtained the best result with a mobile application. The study showed the understanding that the correct planning and application of gamification with the elements of scoring, feedback and adequate rewards are necessary to promote motivation and engagement in the work environment. These elements not only characterize a gamified tool, but also enable the proper progress of activities in the work cycle that involves companies, developers / instructors, managers and employees / users.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESMotivação no trabalhoJogos de empresasEmployee motivationManagement gamesGamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0871858902863960MIRI, D. H.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoORIGINALDissertacao Daniel Hank Miri.pdfDissertacao Daniel Hank Miri.pdfapplication/pdf3255592https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/1/Dissertacao%20Daniel%20Hank%20Miri.pdf219a20fb29fc2df0a5bbe69b7211cce2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTDissertacao Daniel Hank Miri.pdf.txtDissertacao Daniel Hank Miri.pdf.txtExtracted texttext/plain574061https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/3/Dissertacao%20Daniel%20Hank%20Miri.pdf.txtaf3ad6b0f7bbb321725a652cf7cc538bMD53THUMBNAILDissertacao Daniel Hank Miri.pdf.jpgDissertacao Daniel Hank Miri.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/4/Dissertacao%20Daniel%20Hank%20Miri.pdf.jpg9818395ff54fd0a9a18eac7231d246fdMD5411338/61842021-05-06 13:41:35.588oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:21.463373Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
title Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
spellingShingle Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
Miri, Daniel Hank
Motivação no trabalho
Jogos de empresas
Employee motivation
Management games
title_short Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
title_full Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
title_fullStr Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
title_full_unstemmed Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
title_sort Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos
author Miri, Daniel Hank
author_facet Miri, Daniel Hank
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bertolini, Ana Cristina Fachinelli
Larentis, Fabiano
Dimas, Isabel Cristina Diórdio
dc.contributor.author.fl_str_mv Miri, Daniel Hank
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macke, Janaina
contributor_str_mv Macke, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação no trabalho
Jogos de empresas
Employee motivation
Management games
topic Motivação no trabalho
Jogos de empresas
Employee motivation
Management games
description A motivação e o engajamento de um funcionário no local de trabalho são essenciais para a realização de suas atividades e consequentemente a geração de resultados para a empresa. Por sua vez, a gamificação é o uso de atividades, aplicativos ou softwares com os elementos de design de jogos. A gamificação é um tema recente na pesquisa acadêmica sendo esta uma oportunidade para ampliar os estudos nesta área proporcionando conhecimento para o âmbito acadêmico e organizacional. O objetivo geral deste estudo foi analisar como a aplicação da gamificação promove a motivação e o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Houve a realização de uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de um estudo de múltiplos casos com a participação de 4 empresas. Para cada estudo, os resultados foram gerados na triangulação de dados das entrevistas semiestruturadas, documentação disponível e relatórios de observação direta ou participante com a análise no software NVivo 11®. A pesquisa apontou a percepção da gamificação voltada para a empresa e a percepção da gamificação voltada para o funcionário. A gamificação para motivação e engajamento no trabalho foi de forma limitada nos casos 1 (plataforma), 2 (site) e 3 (escape game), o caso 4 obteve o melhor resultado com um aplicativo de celular. O estudo mostrou o entendimento que o correto planejamento e aplicação da gamificação com os elementos de pontuação, feedback e recompensas adequados são necessários para promover a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. Estes elementos não só caracterizam uma ferramenta gamificada como possibilitam o devido andamento das atividades no ciclo de trabalho que envolve empresas, desenvolvedores/instrutores, gestores e funcionários/usuários.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-16T15:54:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-16T15:54:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6184
url https://repositorio.ucs.br/11338/6184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/1/Dissertacao%20Daniel%20Hank%20Miri.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/3/Dissertacao%20Daniel%20Hank%20Miri.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6184/4/Dissertacao%20Daniel%20Hank%20Miri.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 219a20fb29fc2df0a5bbe69b7211cce2
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
af3ad6b0f7bbb321725a652cf7cc538b
9818395ff54fd0a9a18eac7231d246fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258448803987456