Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5842 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic). |
id |
UCS_d58245d0fceee63876111308eb3baeeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5842 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rizzi, Cássio ViníciusGrison, VagnerColombo, Adelair LinoLuciano, Marcos Alexandre2020-04-13T19:35:58Z2020-04-13T19:35:58Z2019-07-112019-07-05https://repositorio.ucs.br/11338/5842O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic).The present work has the objective of developing an alternative system for fixing the seats of the Marcopolo buses, along the side of the body structure. In order to comply with this, design techniques such as the DFM, DFA and DFMA were studied and analyzed, as well as the observation of technical standards and regulations that apply to the anchorages of the seats of this category of vehicles. In the development of this work, fixation proposals were created, which were initially analyzed through the finite element method to arrive at a final project and to apply the 3 point belt test. The test did not achieve the expected results, since a lateral fixing part failed. However, comparisons were made with the current system employed in the company and were perceived, for the developed proposal, advantages of structural weight, component standardization, assembly time reduced by approximately 54%, ergonomics and cost with 5% reduction (sic).Engenharia mecânicaProcessos de fabricaçãoÔnibusMétodo dos elementos finitosDesenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdfTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdfapplication/pdf1895054https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/1/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf062e036533275d32e4cccdd1d092cc94MD51TEXTTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.txtTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain83808https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/2/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.txt7fe357ee74aba70bf3c6161c6dd94e07MD52THUMBNAILTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.jpgTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/3/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.jpgb28eb293c35121b8aa4c467319f5823cMD5311338/58422020-04-14 06:00:53.229oai:repositorio.ucs.br:11338/5842Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-04-14T06:00:53Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
title |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário Rizzi, Cássio Vinícius Engenharia mecânica Processos de fabricação Ônibus Método dos elementos finitos |
title_short |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
title_full |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
title_sort |
Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário |
author |
Rizzi, Cássio Vinícius |
author_facet |
Rizzi, Cássio Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Grison, Vagner Colombo, Adelair Lino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzi, Cássio Vinícius |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luciano, Marcos Alexandre |
contributor_str_mv |
Luciano, Marcos Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Processos de fabricação Ônibus Método dos elementos finitos |
topic |
Engenharia mecânica Processos de fabricação Ônibus Método dos elementos finitos |
description |
O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-13T19:35:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-13T19:35:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5842 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/1/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/2/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/3/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
062e036533275d32e4cccdd1d092cc94 7fe357ee74aba70bf3c6161c6dd94e07 b28eb293c35121b8aa4c467319f5823c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308909528645632 |