Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coldebella, Artur Just
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11228
Resumo: Manter os consumidores interessados em retornar à empresa e mantê-los fiéis tem sido um desafio para os empresários. Quando se fala na prestação de serviço, a expectativa criada pelo consumidor sobre o serviço que vai receber pode acarretar frustrações, que são encaradas como falhas. Essas podem passar por um processo de recuperação da falha, na tentativa de retomar a confiança do consumidor. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo definir mecanismos que se mostram mais eficazes na retomada da confiança dos consumidores devido ocorrência de falha(s) em um produto/serviço. Para tanto, o método adotado pode ser definido como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como a pesquisa de campo e a survey, tendo como temporalidade o corte transversal. O universo da pesquisa foi definido como sendo as empresas do ramo de bares e restaurantes de Canela/RS, bem como consumidores, tendo como amostra 151 respondentes (consumidores). Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas e utilizou-se escala validada sobre as dimensões da justiça (Likert de cinco pontos). Para o tratamento dos dados, optou-se pela utilização da tabulação cruzada, pois essa permite a associações entre as variáveis da pesquisa. Os resultados mostram que as empresas utilizam como mecanismos para recuperação de falhas o pedido de desculpas, a compensação financeira e a substituição do pedido. Também foi possível evidenciar que a percepção de justiça contribui para a confiança, mensurada pela propensão a retornar ao estabelecimento e indicá-lo a terceiros. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_e7bb9db40ded5a01e0bd4ac5da93fcec
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11228
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Coldebella, Artur JustJaeger, Silvio AurélioPezzi, Sergio LuizEberle, LucieneBacichetto, Vinícius de Vargas2022-11-25T19:33:49Z2022-11-25T19:33:49Z2020-12-172020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/11228Manter os consumidores interessados em retornar à empresa e mantê-los fiéis tem sido um desafio para os empresários. Quando se fala na prestação de serviço, a expectativa criada pelo consumidor sobre o serviço que vai receber pode acarretar frustrações, que são encaradas como falhas. Essas podem passar por um processo de recuperação da falha, na tentativa de retomar a confiança do consumidor. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo definir mecanismos que se mostram mais eficazes na retomada da confiança dos consumidores devido ocorrência de falha(s) em um produto/serviço. Para tanto, o método adotado pode ser definido como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como a pesquisa de campo e a survey, tendo como temporalidade o corte transversal. O universo da pesquisa foi definido como sendo as empresas do ramo de bares e restaurantes de Canela/RS, bem como consumidores, tendo como amostra 151 respondentes (consumidores). Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas e utilizou-se escala validada sobre as dimensões da justiça (Likert de cinco pontos). Para o tratamento dos dados, optou-se pela utilização da tabulação cruzada, pois essa permite a associações entre as variáveis da pesquisa. Os resultados mostram que as empresas utilizam como mecanismos para recuperação de falhas o pedido de desculpas, a compensação financeira e a substituição do pedido. Também foi possível evidenciar que a percepção de justiça contribui para a confiança, mensurada pela propensão a retornar ao estabelecimento e indicá-lo a terceiros. [resumo fornecido pelo autor]Keeping consumers interested in returning to the company and keeping them loyal has been a challenge for entrepreneurs. When it comes to service provision, the expectation created by the consumer about the service he will receive can lead to frustrations, which are seen as failures. These may go through a failure recovery process, in an attempt to regain consumer confidence. To this end, this research aims to define mechanisms that are most effective in regaining consumer confidence due to the occurrence of failure (s) in a product / service. To this end, the method adopted can be defined as a descriptive research, of an applied nature, with a quantitative approach, using procedures such as field research and survey, with a cross-sectional temporality. The universe of the research was defined as being companies in the branch of bars and restaurants in Canela / RS, as well as consumers, with a sample of 151 respondents (consumers). For data collection, a questionnaire was prepared with open and closed questions and a validated scale was used on the dimensions of justice (five-point Likert). For the treatment of the data, it was decided to use the cross tabulation, since it allows associations between the research variables. The results show that companies use the apology, financial compensation and replacement of the request as mechanisms to recover from failures. It was also possible to show that the perception of justice contributes to trust, measured by the propensity to return to the establishment and indicate it to third parties. [resumo fornecido pelo autor]Comportamento do consumidorSatisfação do consumidorConfiança do consumidorPrestação de serviços - QualidadePercepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul. Campus Universitário da Região das Hortênsias - CAHORBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário da Região das HortênsiasTEXTTCC Artur Just Coldebella.pdf.txtTCC Artur Just Coldebella.pdf.txtExtracted texttext/plain233780https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11228/2/TCC%20Artur%20Just%20Coldebella.pdf.txt9d3b6b9345b9eaad07d8265d1e243f78MD52THUMBNAILTCC Artur Just Coldebella.pdf.jpgTCC Artur Just Coldebella.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11228/3/TCC%20Artur%20Just%20Coldebella.pdf.jpg59ee006780a09f14e35495f63edf082bMD53ORIGINALTCC Artur Just Coldebella.pdfTCC Artur Just Coldebella.pdfapplication/pdf947742https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11228/1/TCC%20Artur%20Just%20Coldebella.pdfaf2380d8197ffb95d3df5b54e5b91aacMD5111338/112282022-11-26 05:01:37.911oai:repositorio.ucs.br:11338/11228Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:01.718591Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
title Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
spellingShingle Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
Coldebella, Artur Just
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Confiança do consumidor
Prestação de serviços - Qualidade
title_short Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
title_full Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
title_fullStr Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
title_full_unstemmed Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
title_sort Percepção de justiça na recuperação de falha em serviço e sua relação com a satisfação de clientes: um estudo no setor de bares e restaurantes
author Coldebella, Artur Just
author_facet Coldebella, Artur Just
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Jaeger, Silvio Aurélio
Pezzi, Sergio Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Coldebella, Artur Just
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eberle, Luciene
Bacichetto, Vinícius de Vargas
contributor_str_mv Eberle, Luciene
Bacichetto, Vinícius de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Confiança do consumidor
Prestação de serviços - Qualidade
topic Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Confiança do consumidor
Prestação de serviços - Qualidade
description Manter os consumidores interessados em retornar à empresa e mantê-los fiéis tem sido um desafio para os empresários. Quando se fala na prestação de serviço, a expectativa criada pelo consumidor sobre o serviço que vai receber pode acarretar frustrações, que são encaradas como falhas. Essas podem passar por um processo de recuperação da falha, na tentativa de retomar a confiança do consumidor. Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo definir mecanismos que se mostram mais eficazes na retomada da confiança dos consumidores devido ocorrência de falha(s) em um produto/serviço. Para tanto, o método adotado pode ser definido como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como a pesquisa de campo e a survey, tendo como temporalidade o corte transversal. O universo da pesquisa foi definido como sendo as empresas do ramo de bares e restaurantes de Canela/RS, bem como consumidores, tendo como amostra 151 respondentes (consumidores). Para a coleta de dados foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas e utilizou-se escala validada sobre as dimensões da justiça (Likert de cinco pontos). Para o tratamento dos dados, optou-se pela utilização da tabulação cruzada, pois essa permite a associações entre as variáveis da pesquisa. Os resultados mostram que as empresas utilizam como mecanismos para recuperação de falhas o pedido de desculpas, a compensação financeira e a substituição do pedido. Também foi possível evidenciar que a percepção de justiça contribui para a confiança, mensurada pela propensão a retornar ao estabelecimento e indicá-lo a terceiros. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-25T19:33:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-25T19:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11228
url https://repositorio.ucs.br/11338/11228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11228/2/TCC%20Artur%20Just%20Coldebella.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11228/3/TCC%20Artur%20Just%20Coldebella.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11228/1/TCC%20Artur%20Just%20Coldebella.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d3b6b9345b9eaad07d8265d1e243f78
59ee006780a09f14e35495f63edf082b
af2380d8197ffb95d3df5b54e5b91aac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258452375437312