Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvadori, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1713
Resumo: A pesquisa que deu origem a esta dissertação tem como objetivo central investigar estratégias para a aprendizagem de percepção musical na disciplina de Teoria e Percepção Musical, tendo como recurso o programa EarMaster. Como aporte teórico, a pesquisa valeu-se da abordagem sociointeracionista proposta pelos estudos de Vigotski, considerados os seguintes conceitos: mediação, sociointeração e a ZDP, articulados com o conceito de percepção musical no contexto do programa EarMaster. O estudo foi realizado em uma universidade particular da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, com alunos do curso superior de Música, Licenciatura Plena, na disciplina de Teoria e Percepção Musical II. O delineamento metodológico foi baseado na pesquisa de cunho qualitativo. Para a geração de dados, optou-se pela observação e pela videogravação simultâneas, realizadas na sala de informática da universidade, no horário da aula, no turno vespertino. As observações e videogravações geraram o corpus que foi analisado a partir de um processo de análise das imagens e do registro das observações, inspirada nos estudos de Bauer e Gaskell e nos estudos de Moraes e Galiazzi, mais especificamente na análise textual discursiva, com o intuito de responder a pergunta norteadora: Que aspectos considerar na criação de estratégias de aprendizagem para a disciplina de Teoria e Percepção Musical utilizando o software EarMaster, no contexto do Ensino Superior? Para o tratamento dos dados, foram considerados os norteadores teóricos: mediação, sociointeração, ZDP e percepção musical. Dessa forma, foram constituídas as categorias emergentes: Sociointeração, mediação, ZDP, EarMaster e as tecnologias. Na articulação entre as categorias, buscando estratégias para aprendizagem de percepção musical, encontrou-se a potencialidade do EarMaster como elemento mediador importante, transformando as interações entre o aluno e o professor em relação aos conceitos da percepção musical, bem como novas possibilidades na dinâmica de aula entre professor e aluno em relação a uma sala de aula sem a presença do programa. Nesse sentido, as interações mediadas pelo EarMaster pode ser um dos elementos relacionados às estratégias para aprendizagem de percepção musical no sentido de promover modificações na sala de aula e na forma como o aluno manuseia o programa em relação aos conteúdos musicais, e nas interações que realiza junto ao professor e aos colegas a partir dos elementos que o programa apresenta na tela do computador em sua plataforma. Foram ainda encontrados traços e autonomia no sentido de um estudo individual onde o aluno trabalha a sua própria ZDP com mediações realizadas junto ao EarMaster. A possibilidade de o programa funcionar como ativador da ZDP, transformando o potencial em real, e a interação/sociointeração e mediação destacaram-se, pois, ao interagir, a possibilidade do aluno construir novos elementos cognitivos se amplia. Assim, teceram-se algumas recomendações e desdobramentos sobre aprendizagem de percepção musical no contexto do ensino superior, de modo que professores e alunos reavaliem suas concepções acerca da percepção musical e da disciplina de Teoria e Percepção Musical, favorecendo a ampliação do potencial de aprendizagem do aluno.
id UCS_ebffc24bb10678ecfe11053ed6e4d434
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1713
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Salvadori, Paulo RobertoCatelli, FranciscoLazzarin, Luis FernandoPanozzo, Neiva Senaide PetrySoares, Eliana Maria do Sacramento2017-02-23T18:30:58Z2017-02-23T18:30:58Z2017-02-232016-03-10https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1713A pesquisa que deu origem a esta dissertação tem como objetivo central investigar estratégias para a aprendizagem de percepção musical na disciplina de Teoria e Percepção Musical, tendo como recurso o programa EarMaster. Como aporte teórico, a pesquisa valeu-se da abordagem sociointeracionista proposta pelos estudos de Vigotski, considerados os seguintes conceitos: mediação, sociointeração e a ZDP, articulados com o conceito de percepção musical no contexto do programa EarMaster. O estudo foi realizado em uma universidade particular da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, com alunos do curso superior de Música, Licenciatura Plena, na disciplina de Teoria e Percepção Musical II. O delineamento metodológico foi baseado na pesquisa de cunho qualitativo. Para a geração de dados, optou-se pela observação e pela videogravação simultâneas, realizadas na sala de informática da universidade, no horário da aula, no turno vespertino. As observações e videogravações geraram o corpus que foi analisado a partir de um processo de análise das imagens e do registro das observações, inspirada nos estudos de Bauer e Gaskell e nos estudos de Moraes e Galiazzi, mais especificamente na análise textual discursiva, com o intuito de responder a pergunta norteadora: Que aspectos considerar na criação de estratégias de aprendizagem para a disciplina de Teoria e Percepção Musical utilizando o software EarMaster, no contexto do Ensino Superior? Para o tratamento dos dados, foram considerados os norteadores teóricos: mediação, sociointeração, ZDP e percepção musical. Dessa forma, foram constituídas as categorias emergentes: Sociointeração, mediação, ZDP, EarMaster e as tecnologias. Na articulação entre as categorias, buscando estratégias para aprendizagem de percepção musical, encontrou-se a potencialidade do EarMaster como elemento mediador importante, transformando as interações entre o aluno e o professor em relação aos conceitos da percepção musical, bem como novas possibilidades na dinâmica de aula entre professor e aluno em relação a uma sala de aula sem a presença do programa. Nesse sentido, as interações mediadas pelo EarMaster pode ser um dos elementos relacionados às estratégias para aprendizagem de percepção musical no sentido de promover modificações na sala de aula e na forma como o aluno manuseia o programa em relação aos conteúdos musicais, e nas interações que realiza junto ao professor e aos colegas a partir dos elementos que o programa apresenta na tela do computador em sua plataforma. Foram ainda encontrados traços e autonomia no sentido de um estudo individual onde o aluno trabalha a sua própria ZDP com mediações realizadas junto ao EarMaster. A possibilidade de o programa funcionar como ativador da ZDP, transformando o potencial em real, e a interação/sociointeração e mediação destacaram-se, pois, ao interagir, a possibilidade do aluno construir novos elementos cognitivos se amplia. Assim, teceram-se algumas recomendações e desdobramentos sobre aprendizagem de percepção musical no contexto do ensino superior, de modo que professores e alunos reavaliem suas concepções acerca da percepção musical e da disciplina de Teoria e Percepção Musical, favorecendo a ampliação do potencial de aprendizagem do aluno.The research that led to this thesis is mainly aimed to investigate strategies for musical perception learning in the discipline of Theory and Musical Perception, with the feature EarMaster program. As a theoretical framework, the research used the sociointeractionist approach proposed by Vygotsky studies. The main concepts considered were: mediation, sociointeraction and ZPD, connected to the concept of music perception in the context of EarMaster program. The study was carried out in a private university in the northeastern region of Rio Grande do Sul state, with undergraduate students of Music, Full Degree in Theory and Musical Perception II. The methodological design was based on qualitative research. For generating data, it was chosen the observation and simultaneous video recording, made in the computer room of the university, at class time in the afternoon shift. The observations and video recordings generated the corpus that was analyzed from a process of analysis of the images and record observations, inspired by studies of Bauer and Gaskell And Moraes and Galiazzi (2007) and their studies, more specifically the discursive textual analysis, in order to answer the central question: What aspects to consider in creating strategies for learning Theory and Musical Perception using EarMaster software in the context of Higher Education? For the processing of data, the theoretical guiding were considered: mediation, sociointeraction, ZPD and musical perception. Thus, the following emerging categories were established: Sociointeraction, mediation, ZPD, EarMaster and technologies. On the relationship between the categories, seeking strategies for learning musical perception, the potential of EarMaster was found as an important mediating element, transforming the interactions between the student and the teacher in relation to the concepts of musical perception, as well as new possibilities for classroom dynamics between teacher and student in relation to a classroom without the use of the program. In this sense, the interactions mediated by EarMaster can be one of the elements related to the strategies for learning musical perception in order to promote changes in the classroom and how the student handles the program in relation to the musical contents and to the interactions he performs with the teacher and colleagues starting from the elements that the program displays on the computer screen in its platform. It was also found traces and autonomy in the sense of an individual study where the student works their own ZPD with mediations conducted using EarMaster. The possibility for the program to work as an activator of the ZPD, transforming the potential in reality, and interaction / sociointeraction and mediation stood out because, by interacting, the possibility that the student build new cognitive elements increases. Thus, some recommendations and developments about musical perception learning in the higher education context were elaborated, so that teachers and students reassess their conceptions of musical perception and of Theory and Musical Perception, favoring the expansion of the learning potential of the student.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.EducaçãoMúsica - Instrução e estudoPercepção musicalSistemas multimídiaEducationMusic - Instruction and studyMusical perceptionMultimedia systemsTeoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMasterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1232326569610196SALVADORI, P. R.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Paulo Roberto Salvadori.pdf.txtDissertacao Paulo Roberto Salvadori.pdf.txtExtracted texttext/plain203057https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/3/Dissertacao%20Paulo%20Roberto%20Salvadori.pdf.txt078960267964db0f632744c1fda0e5c5MD53THUMBNAILDissertacao Paulo Roberto Salvadori.pdf.jpgDissertacao Paulo Roberto Salvadori.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/4/Dissertacao%20Paulo%20Roberto%20Salvadori.pdf.jpgd0fbc49fb5d795379443e5a39b50806eMD54ORIGINALDissertacao Paulo Roberto Salvadori.pdfDissertacao Paulo Roberto Salvadori.pdfapplication/pdf1895225https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/1/Dissertacao%20Paulo%20Roberto%20Salvadori.pdfedcf91c041d2b6d7286bd58ff3d775e5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/17132018-08-17 06:35:29.603oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:26.612447Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
title Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
spellingShingle Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
Salvadori, Paulo Roberto
Educação
Música - Instrução e estudo
Percepção musical
Sistemas multimídia
Education
Music - Instruction and study
Musical perception
Multimedia systems
title_short Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
title_full Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
title_fullStr Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
title_full_unstemmed Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
title_sort Teoria e percepção musical : práticas pedagógicas mediadas pelo EarMaster
author Salvadori, Paulo Roberto
author_facet Salvadori, Paulo Roberto
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Catelli, Francisco
Lazzarin, Luis Fernando
Panozzo, Neiva Senaide Petry
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvadori, Paulo Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
contributor_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Música - Instrução e estudo
Percepção musical
Sistemas multimídia
topic Educação
Música - Instrução e estudo
Percepção musical
Sistemas multimídia
Education
Music - Instruction and study
Musical perception
Multimedia systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Music - Instruction and study
Musical perception
Multimedia systems
description A pesquisa que deu origem a esta dissertação tem como objetivo central investigar estratégias para a aprendizagem de percepção musical na disciplina de Teoria e Percepção Musical, tendo como recurso o programa EarMaster. Como aporte teórico, a pesquisa valeu-se da abordagem sociointeracionista proposta pelos estudos de Vigotski, considerados os seguintes conceitos: mediação, sociointeração e a ZDP, articulados com o conceito de percepção musical no contexto do programa EarMaster. O estudo foi realizado em uma universidade particular da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, com alunos do curso superior de Música, Licenciatura Plena, na disciplina de Teoria e Percepção Musical II. O delineamento metodológico foi baseado na pesquisa de cunho qualitativo. Para a geração de dados, optou-se pela observação e pela videogravação simultâneas, realizadas na sala de informática da universidade, no horário da aula, no turno vespertino. As observações e videogravações geraram o corpus que foi analisado a partir de um processo de análise das imagens e do registro das observações, inspirada nos estudos de Bauer e Gaskell e nos estudos de Moraes e Galiazzi, mais especificamente na análise textual discursiva, com o intuito de responder a pergunta norteadora: Que aspectos considerar na criação de estratégias de aprendizagem para a disciplina de Teoria e Percepção Musical utilizando o software EarMaster, no contexto do Ensino Superior? Para o tratamento dos dados, foram considerados os norteadores teóricos: mediação, sociointeração, ZDP e percepção musical. Dessa forma, foram constituídas as categorias emergentes: Sociointeração, mediação, ZDP, EarMaster e as tecnologias. Na articulação entre as categorias, buscando estratégias para aprendizagem de percepção musical, encontrou-se a potencialidade do EarMaster como elemento mediador importante, transformando as interações entre o aluno e o professor em relação aos conceitos da percepção musical, bem como novas possibilidades na dinâmica de aula entre professor e aluno em relação a uma sala de aula sem a presença do programa. Nesse sentido, as interações mediadas pelo EarMaster pode ser um dos elementos relacionados às estratégias para aprendizagem de percepção musical no sentido de promover modificações na sala de aula e na forma como o aluno manuseia o programa em relação aos conteúdos musicais, e nas interações que realiza junto ao professor e aos colegas a partir dos elementos que o programa apresenta na tela do computador em sua plataforma. Foram ainda encontrados traços e autonomia no sentido de um estudo individual onde o aluno trabalha a sua própria ZDP com mediações realizadas junto ao EarMaster. A possibilidade de o programa funcionar como ativador da ZDP, transformando o potencial em real, e a interação/sociointeração e mediação destacaram-se, pois, ao interagir, a possibilidade do aluno construir novos elementos cognitivos se amplia. Assim, teceram-se algumas recomendações e desdobramentos sobre aprendizagem de percepção musical no contexto do ensino superior, de modo que professores e alunos reavaliem suas concepções acerca da percepção musical e da disciplina de Teoria e Percepção Musical, favorecendo a ampliação do potencial de aprendizagem do aluno.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-23T18:30:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-23T18:30:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1713
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/3/Dissertacao%20Paulo%20Roberto%20Salvadori.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/4/Dissertacao%20Paulo%20Roberto%20Salvadori.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/1/Dissertacao%20Paulo%20Roberto%20Salvadori.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1713/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 078960267964db0f632744c1fda0e5c5
d0fbc49fb5d795379443e5a39b50806e
edcf91c041d2b6d7286bd58ff3d775e5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258449380704256