Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piacentini, Telma Anita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013157
Resumo: As imagens de infância são testemunhos mudos, mas vivos, que atestam a presença da criança em diferentes situações, “brincando no seu limiar”, analisadas através de vetores múltiplos, mas unificados, que retiram as imagens de seu fluxo natural e, através de montagens possibilitadas pela inserção na sociedade da qual ela faz parte, possíveis pela iconografia em diferentes organizações sociais, anulam fronteiras: como o brincar, este gesto infantil sério e necessário, que quebra o contínuo e cria o seu próprio mundo. São como sinais de infância que formam labirintos, caminhos possíveis de recuperação do passado para construir o presente, demarcados pelo significado de infância como a particularidade de um sentimento que expressa a graça, a beleza e a diferença do mundo infantil. O objetivo deste artigo, em que insistimos na beleza da infância, é apostar na possibilidade de que todas as crianças, homens e mulheres de nosso tempo tenham garantido o seu direito à infância como um patrimônio da humanidade; para tanto, destacamos uma imagem de beleza e possível vida digna para todo ser humano, independente de classe social, nacionalidade, etnia e diversidade cultural.
id UDESC-0_98ab0c2cc4ae63fddf48d85f9fae3292
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2957
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157As imagens de infância são testemunhos mudos, mas vivos, que atestam a presença da criança em diferentes situações, “brincando no seu limiar”, analisadas através de vetores múltiplos, mas unificados, que retiram as imagens de seu fluxo natural e, através de montagens possibilitadas pela inserção na sociedade da qual ela faz parte, possíveis pela iconografia em diferentes organizações sociais, anulam fronteiras: como o brincar, este gesto infantil sério e necessário, que quebra o contínuo e cria o seu próprio mundo. São como sinais de infância que formam labirintos, caminhos possíveis de recuperação do passado para construir o presente, demarcados pelo significado de infância como a particularidade de um sentimento que expressa a graça, a beleza e a diferença do mundo infantil. O objetivo deste artigo, em que insistimos na beleza da infância, é apostar na possibilidade de que todas as crianças, homens e mulheres de nosso tempo tenham garantido o seu direito à infância como um patrimônio da humanidade; para tanto, destacamos uma imagem de beleza e possível vida digna para todo ser humano, independente de classe social, nacionalidade, etnia e diversidade cultural.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013157Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 157 - 1701984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013157/2537Piacentini, Telma Anitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2957Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
title Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
spellingShingle Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
Piacentini, Telma Anita
title_short Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
title_full Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
title_fullStr Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
title_full_unstemmed Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
title_sort Imagens de infância: uma possível historiografia da infância DOI: 10.5965/1984723814262013157
author Piacentini, Telma Anita
author_facet Piacentini, Telma Anita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piacentini, Telma Anita
description As imagens de infância são testemunhos mudos, mas vivos, que atestam a presença da criança em diferentes situações, “brincando no seu limiar”, analisadas através de vetores múltiplos, mas unificados, que retiram as imagens de seu fluxo natural e, através de montagens possibilitadas pela inserção na sociedade da qual ela faz parte, possíveis pela iconografia em diferentes organizações sociais, anulam fronteiras: como o brincar, este gesto infantil sério e necessário, que quebra o contínuo e cria o seu próprio mundo. São como sinais de infância que formam labirintos, caminhos possíveis de recuperação do passado para construir o presente, demarcados pelo significado de infância como a particularidade de um sentimento que expressa a graça, a beleza e a diferença do mundo infantil. O objetivo deste artigo, em que insistimos na beleza da infância, é apostar na possibilidade de que todas as crianças, homens e mulheres de nosso tempo tenham garantido o seu direito à infância como um patrimônio da humanidade; para tanto, destacamos uma imagem de beleza e possível vida digna para todo ser humano, independente de classe social, nacionalidade, etnia e diversidade cultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013157
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013157/2537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 157 - 170
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407981285376