Contribuições da Pedagogia da Infância para a articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental DOI: 10.5965/1984723814262013265
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013265 |
Resumo: | Este trabalho discute a importância da articulação entre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos resultados de pesquisas realizadas no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE - na Universidade Federal do Rio Grande - FURG - desde 2006. Com o propósito de compreender como é organizado o trabalho pedagógico na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma investigação junto às supervisoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (RS). Os dados apresentados evidenciam que a Educação Infantil é por elas concebida como preparatória para o 1º ano quando as turmas de pré-escola estão inseridas em escolas de Ensino Fundamental, ou voltadas para o lúdico e a socialização, quando se trata de escolas municipais de Educação Infantil. Em relação ao 1º ano, a preocupação é centrada na alfabetização, embora as supervisoras destaquem que há dois anos para as crianças se alfabetizarem. O campo de estudos da Pedagogia da Infância é apresentado ao longo do texto como possibilidade para refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que se compreende a educação das crianças de 0 a 12 anos como uma continuidade. Por fim, discutimos sobre a importância da formação inicial e continuada de professores, pois assumir a perspectiva da Pedagogia da Infância surge como possibilidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas duas primeiras etapas da Educação Básica como recurso de sua articulação. |
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