Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina, Arruda, Joseane Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática.
id UDESC-0_5d3f666e0db0557d646afdcc3bcf9193
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5925
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arteO objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309Revista Linhas; v. 17 n. 33 (2016): La educación desde la mediación comunicativa y tecnológica; 309 - 3321984-723810.5965/1984723817332016reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309/pdf_105Kuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5925Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
title Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
spellingShingle Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
Kuhn, Thaline Thiesen
title_short Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
title_full Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
title_fullStr Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
title_full_unstemmed Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
title_sort Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto de
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
Arruda, Joseane Pinto de
description O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309/pdf_105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 17 n. 33 (2016): La educación desde la mediación comunicativa y tecnológica; 309 - 332
1984-7238
10.5965/1984723817332016
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408409104384