Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática. |
id |
UDESC-0_5d3f666e0db0557d646afdcc3bcf9193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5925 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arteO objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309Revista Linhas; v. 17 n. 33 (2016): La educación desde la mediación comunicativa y tecnológica; 309 - 3321984-723810.5965/1984723817332016reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309/pdf_105Kuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia ReginaArruda, Joseane Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5925Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
spellingShingle |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte Kuhn, Thaline Thiesen |
title_short |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_full |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_fullStr |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_full_unstemmed |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
title_sort |
Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte |
author |
Kuhn, Thaline Thiesen |
author_facet |
Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Thaline Thiesen Flores, Cláudia Regina Arruda, Joseane Pinto de |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309/pdf_105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 17 n. 33 (2016): La educación desde la mediación comunicativa y tecnológica; 309 - 332 1984-7238 10.5965/1984723817332016 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408409104384 |