Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293 |
Resumo: | A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação. |
id |
UDESC-0_90dc0728cb25dd61ab7258dd331fe1f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2373 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 293 - 3111984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293/2544Lima, Lucia Ceccato deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:02Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2373Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:02Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
title |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
spellingShingle |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 Lima, Lucia Ceccato de |
title_short |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
title_full |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
title_fullStr |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
title_full_unstemmed |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
title_sort |
Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293 |
author |
Lima, Lucia Ceccato de |
author_facet |
Lima, Lucia Ceccato de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucia Ceccato de |
description |
A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293/2544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 293 - 311 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407918370816 |