Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ModaPalavra e-periódico |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11928 |
Resumo: | Este artigo busca descrever e analisar o fenômeno dos chamados “influenciadores digitais”, personagens célebres nas redes sociais que usam de sua influência para promover produtos do mercado da moda. Iniciaremos falando sobre gosto, que ao contrario do hegemonicamente pensando não é pessoal e sim resultante de um processo coercitivo imposto pelo grupo social que vivemos. Ao longo do texto falaremos como a comunicação mediada por computadores altera a forma como produtos de moda vêm sendo consumidos por quem segue as influenciadoras e analisamos como isso vem sendo utilizado pelas marcas para gerar vendas. Para isso, articulamos este fenômeno à noção teórica de “microcelebridade” (BRAGA, 2008), de modo a compreender a relação entre as influenciadoras digitais e a cadeia produtiva da indústria e comércio de vestuário. |
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Quem influencia as influenciadoras digitais? Comunicação, tendência e moda no InstagramModaDesignDesign de ModaconsumoInstagramdigital influencersEste artigo busca descrever e analisar o fenômeno dos chamados “influenciadores digitais”, personagens célebres nas redes sociais que usam de sua influência para promover produtos do mercado da moda. Iniciaremos falando sobre gosto, que ao contrario do hegemonicamente pensando não é pessoal e sim resultante de um processo coercitivo imposto pelo grupo social que vivemos. Ao longo do texto falaremos como a comunicação mediada por computadores altera a forma como produtos de moda vêm sendo consumidos por quem segue as influenciadoras e analisamos como isso vem sendo utilizado pelas marcas para gerar vendas. Para isso, articulamos este fenômeno à noção teórica de “microcelebridade” (BRAGA, 2008), de modo a compreender a relação entre as influenciadoras digitais e a cadeia produtiva da indústria e comércio de vestuário.Universidade do Estado de Santa Catarina2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1192810.5965/982615x12242019007ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 No. 24 (2019): Variata; 7-22ModaPalavra e-periódico; Vol. 12 Núm. 24 (2019): Variata; 7-22 Modapalavra e-periódico; v. 12 n. 24 (2019): Variata; 7-221982-615X10.5965/1982615x12242019reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11928/9842Copyright (c) 2019 Olívia Blanc Gomes Coelho Gentil, Alberto Cipiniukinfo:eu-repo/semantics/openAccessGentil, Olívia Blanc Gomes CoelhoCipiniuk, Alberto2019-12-18T22:48:11Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/11928Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2019-12-18T22:48:11ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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