Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Naira Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155
Resumo: A educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade.
id UEA_a95f2a6513286ebf05e542b9ecf34db7
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1155
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio BemerguyMulticulturalism: the importance of working diversity in schools especially in the Municipal School Ambrósio BemerguyMulticulturalismoDiversidade - EscolaEducaçãoA educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade.Una educación para la formación de las personas, una comisión de valores, una tolerancia, una ciudadanía crítica que valore una pluralidad cultural muy importante. O tema del presente trabajo o Multiculturalismo: lá importância de trabajar la diversidad en escuela en especial la Escuela Municipal de Ambrósio Bemerguy. El propósito de la reflexión sobre el multiculturalismo en la educación de las escuelas en el ámbito de la frontera y el control de los desafíos en la práctica docente. La metodología se utiliza de la investigación bibliográfica, con enfoque cualitativo, para el proceso investigativo con cuestionarios abiertos con preguntas orientadas como actividades multiculturales en la escuela y entrevistas con como profesoras y directoras para identificar como actividades multiculturales y como dificuldad de su implementación. No trabajo de campo, una observación para la identificación de las prácticas metodológicas en la sala de aula y el cotidiano de las aulas. Como resultado, verificación de la calidad de los documentos en el trabajo a la ciudadanía, el respeto, la diversidad cultural com una nessa tríplice frontera. Conclui-se, por lo tanto, que es necesario que las escuelas encaran el desafío de explorar este mundo multicultural, sin que haya discriminación por la sociedad.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T12:59:36Z2024-08-31T14:01:16Z2017-11-23T12:59:36Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Naira Rodriguesreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:31:39Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1155Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:31:39Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
Multiculturalism: the importance of working diversity in schools especially in the Municipal School Ambrósio Bemerguy
title Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
spellingShingle Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
Cruz, Naira Rodrigues
Multiculturalismo
Diversidade - Escola
Educação
title_short Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
title_full Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
title_fullStr Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
title_full_unstemmed Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
title_sort Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
author Cruz, Naira Rodrigues
author_facet Cruz, Naira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Naira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Diversidade - Escola
Educação
topic Multiculturalismo
Diversidade - Escola
Educação
description A educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T12:59:36Z
2017-11-23T12:59:36Z
2017-11-22
2024-08-31T14:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701130815569920