Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155 |
Resumo: | A educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade. |
id |
UEA_a95f2a6513286ebf05e542b9ecf34db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/1155 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio BemerguyMulticulturalism: the importance of working diversity in schools especially in the Municipal School Ambrósio BemerguyMulticulturalismoDiversidade - EscolaEducaçãoA educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade.Una educación para la formación de las personas, una comisión de valores, una tolerancia, una ciudadanía crítica que valore una pluralidad cultural muy importante. O tema del presente trabajo o Multiculturalismo: lá importância de trabajar la diversidad en escuela en especial la Escuela Municipal de Ambrósio Bemerguy. El propósito de la reflexión sobre el multiculturalismo en la educación de las escuelas en el ámbito de la frontera y el control de los desafíos en la práctica docente. La metodología se utiliza de la investigación bibliográfica, con enfoque cualitativo, para el proceso investigativo con cuestionarios abiertos con preguntas orientadas como actividades multiculturales en la escuela y entrevistas con como profesoras y directoras para identificar como actividades multiculturales y como dificuldad de su implementación. No trabajo de campo, una observación para la identificación de las prácticas metodológicas en la sala de aula y el cotidiano de las aulas. Como resultado, verificación de la calidad de los documentos en el trabajo a la ciudadanía, el respeto, la diversidad cultural com una nessa tríplice frontera. Conclui-se, por lo tanto, que es necesario que las escuelas encaran el desafío de explorar este mundo multicultural, sin que haya discriminación por la sociedad.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T12:59:36Z2024-08-31T14:01:16Z2017-11-23T12:59:36Z2017-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Naira Rodriguesreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-31T14:31:39Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1155Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-31T14:31:39Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy Multiculturalism: the importance of working diversity in schools especially in the Municipal School Ambrósio Bemerguy |
title |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy |
spellingShingle |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy Cruz, Naira Rodrigues Multiculturalismo Diversidade - Escola Educação |
title_short |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy |
title_full |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy |
title_fullStr |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy |
title_sort |
Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy |
author |
Cruz, Naira Rodrigues |
author_facet |
Cruz, Naira Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Naira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo Diversidade - Escola Educação |
topic |
Multiculturalismo Diversidade - Escola Educação |
description |
A educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23T12:59:36Z 2017-11-23T12:59:36Z 2017-11-22 2024-08-31T14:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155 |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701130815569920 |