Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Formação (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141 |
Resumo: | O presente artigo investiga o teatro como metodologia pedagógica a ser trabalhada no ambiente escolar, como forma de facilitar a apreensão pelos alunos de conceitos científicos no processo de ensino-aprendizagem. Pretendeu-se trabalhar a dinâmica teatral através de práticas desenvolvidas com base no diálogo freireano, pedagogia comprometida com a emancipação. O projeto foi realizado na Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, em Sorocaba, São Paulo. Além dos referenciais teóricos de Freire, a obra de Augusto Boal foi adotada como diretriz para desenvolver e analisar as possibilidades de implementar uma prática teatral emancipatória no processo de ensino-aprendizagem em ensino de Ciências da Natureza, utilizando como categoria de análise o diálogo dialético, que envolve processos de problematização e de contextualização, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma prática crítica e humanizadora. Os resultados apontam novas possibilidades de trabalhar educação e teatro, que objetivam um possível enraizamento da prática teatral no desenvolvimento de um currículo crítico no âmbito da educação básica. |
id |
UECE-1_531b09ecc51820fcef99043cf6c523ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/141 |
network_acronym_str |
UECE-1 |
network_name_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidadesTeatroDiálogoEnsino de CiênciasContextualizaçãoPaulo FreireEducaçãoO presente artigo investiga o teatro como metodologia pedagógica a ser trabalhada no ambiente escolar, como forma de facilitar a apreensão pelos alunos de conceitos científicos no processo de ensino-aprendizagem. Pretendeu-se trabalhar a dinâmica teatral através de práticas desenvolvidas com base no diálogo freireano, pedagogia comprometida com a emancipação. O projeto foi realizado na Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, em Sorocaba, São Paulo. Além dos referenciais teóricos de Freire, a obra de Augusto Boal foi adotada como diretriz para desenvolver e analisar as possibilidades de implementar uma prática teatral emancipatória no processo de ensino-aprendizagem em ensino de Ciências da Natureza, utilizando como categoria de análise o diálogo dialético, que envolve processos de problematização e de contextualização, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma prática crítica e humanizadora. Os resultados apontam novas possibilidades de trabalhar educação e teatro, que objetivam um possível enraizamento da prática teatral no desenvolvimento de um currículo crítico no âmbito da educação básica.EdUECE2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14110.25053/edufor.v2i5.2005Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 147-163Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 147-163Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 147-163Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 147-1632448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141/124Copyright (c) 2017 Mariana Gonçalves Felippe, Antonio Fernando Gouvêa da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelippe, Mariana GonçalvesSilva, Antonio Fernando Gouvêa da2023-06-29T11:39:34Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/141Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T11:39:34Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
title |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
spellingShingle |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades Felippe, Mariana Gonçalves Teatro Diálogo Ensino de Ciências Contextualização Paulo Freire Educação |
title_short |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
title_full |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
title_fullStr |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
title_sort |
Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades |
author |
Felippe, Mariana Gonçalves |
author_facet |
Felippe, Mariana Gonçalves Silva, Antonio Fernando Gouvêa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Antonio Fernando Gouvêa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felippe, Mariana Gonçalves Silva, Antonio Fernando Gouvêa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Diálogo Ensino de Ciências Contextualização Paulo Freire Educação |
topic |
Teatro Diálogo Ensino de Ciências Contextualização Paulo Freire Educação |
description |
O presente artigo investiga o teatro como metodologia pedagógica a ser trabalhada no ambiente escolar, como forma de facilitar a apreensão pelos alunos de conceitos científicos no processo de ensino-aprendizagem. Pretendeu-se trabalhar a dinâmica teatral através de práticas desenvolvidas com base no diálogo freireano, pedagogia comprometida com a emancipação. O projeto foi realizado na Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz, em Sorocaba, São Paulo. Além dos referenciais teóricos de Freire, a obra de Augusto Boal foi adotada como diretriz para desenvolver e analisar as possibilidades de implementar uma prática teatral emancipatória no processo de ensino-aprendizagem em ensino de Ciências da Natureza, utilizando como categoria de análise o diálogo dialético, que envolve processos de problematização e de contextualização, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma prática crítica e humanizadora. Os resultados apontam novas possibilidades de trabalhar educação e teatro, que objetivam um possível enraizamento da prática teatral no desenvolvimento de um currículo crítico no âmbito da educação básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141 10.25053/edufor.v2i5.2005 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141 |
identifier_str_mv |
10.25053/edufor.v2i5.2005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141/124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Mariana Gonçalves Felippe, Antonio Fernando Gouvêa da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Mariana Gonçalves Felippe, Antonio Fernando Gouvêa da Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ. Form.; Vol. 2 No. 5 (2017): Educação & Formação; 147-163 Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 5 (2017): Educação & Formação; 147-163 Éducation et formation; Vol. 2 No 5 (2017): Educação & Formação; 147-163 Educ. Form.; v. 2 n. 5 (2017): Educação & Formação; 147-163 2448-3583 reponame:Educação & Formação (Fortaleza) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Educação & Formação (Fortaleza) |
collection |
Educação & Formação (Fortaleza) |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br |
_version_ |
1798329443007070208 |