Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alessandro Tomaz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cassiani, Suzani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Formação (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123
Resumo: Este artigo tem por finalidade compreender a circulação de sentidos sobre a Prática como Componente Curricular num curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a construção do corpus de análise, realizou-se um levantamento documental e a aplicação de questionários e entrevistas com oito professores desse curso. Como referencial teórico e metodológico, adotou-se a Análise de Discurso francesa, que tem aportes na obra de Michel Pêcheux. Os resultados sinalizam que a circulação de sentido referente à prática como componente curricular não caminha em linha reta, ou seja, a transformação da modalidade escrita desse termo para a modalidade prática no curso de licenciatura em Ciências Biológicas se assenta na tensão entre processos parafrásticos e polissêmicos.
id UECE-1_ad096c231696b7812d6cbbd77080065d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/123
network_acronym_str UECE-1
network_name_str Educação & Formação (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicasFormação de professoresLinguagemCurrículoeducaçãoEste artigo tem por finalidade compreender a circulação de sentidos sobre a Prática como Componente Curricular num curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a construção do corpus de análise, realizou-se um levantamento documental e a aplicação de questionários e entrevistas com oito professores desse curso. Como referencial teórico e metodológico, adotou-se a Análise de Discurso francesa, que tem aportes na obra de Michel Pêcheux. Os resultados sinalizam que a circulação de sentido referente à prática como componente curricular não caminha em linha reta, ou seja, a transformação da modalidade escrita desse termo para a modalidade prática no curso de licenciatura em Ciências Biológicas se assenta na tensão entre processos parafrásticos e polissêmicos.EdUECE2017-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12310.25053/edufor.v2i4.1920Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 52-71Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 52-71Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 52-71Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 52-712448-3583reponame:Educação & Formação (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123/106Copyright (c) 2017 Alessandro Tomaz Barbosa, Suzani Cassianihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Alessandro TomazCassiani, Suzani2023-06-29T12:04:17Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/123Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/reduforPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/oairedufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br2448-35832448-3583opendoar:2023-06-29T12:04:17Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
title Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
spellingShingle Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
Barbosa, Alessandro Tomaz
Formação de professores
Linguagem
Currículo
educação
title_short Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
title_full Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
title_fullStr Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
title_full_unstemmed Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
title_sort Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas
author Barbosa, Alessandro Tomaz
author_facet Barbosa, Alessandro Tomaz
Cassiani, Suzani
author_role author
author2 Cassiani, Suzani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alessandro Tomaz
Cassiani, Suzani
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Linguagem
Currículo
educação
topic Formação de professores
Linguagem
Currículo
educação
description Este artigo tem por finalidade compreender a circulação de sentidos sobre a Prática como Componente Curricular num curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a construção do corpus de análise, realizou-se um levantamento documental e a aplicação de questionários e entrevistas com oito professores desse curso. Como referencial teórico e metodológico, adotou-se a Análise de Discurso francesa, que tem aportes na obra de Michel Pêcheux. Os resultados sinalizam que a circulação de sentido referente à prática como componente curricular não caminha em linha reta, ou seja, a transformação da modalidade escrita desse termo para a modalidade prática no curso de licenciatura em Ciências Biológicas se assenta na tensão entre processos parafrásticos e polissêmicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123
10.25053/edufor.v2i4.1920
url https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123
identifier_str_mv 10.25053/edufor.v2i4.1920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123/106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Alessandro Tomaz Barbosa, Suzani Cassiani
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Alessandro Tomaz Barbosa, Suzani Cassiani
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Educ. Form.; Vol. 2 No. 4 (2017): Educação & Formação; 52-71
Educ. Form.; Vol. 2 Núm. 4 (2017): Educação & Formação; 52-71
Éducation et formation; Vol. 2 No 4 (2017): Educação & Formação; 52-71
Educ. Form.; v. 2 n. 4 (2017): Educação & Formação; 52-71
2448-3583
reponame:Educação & Formação (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Educação & Formação (Fortaleza)
collection Educação & Formação (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Educação & Formação (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv redufor@gmail.com||lia.fialho@uece.br
_version_ 1798329442981904384