A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2849 |
Resumo: | A História da Matemática acompanha a humanidade desde o início das organizações sociais, auxiliando o homem a resolver problemas, construir modelos, estabelecer associações, relações e quantificações entre os conhecimentos, sendo um instrumento que contribui no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por duas alunas do curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, localizado no município de Moju. O assunto envolvido refere-se a Geometria Plana, especificamente aos conteúdos de área e perímetro. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profº. Bernardino Pereira de Barros na turma do 9º ano com 23 alunos no município de Abaetetuba – Pará. Com isso, objetivamos mostrar a importância do ensino da História da Matemática como instrumento de incentivo e motivação no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Tivemos como metodologia a História da Matemática, utilizando como ferramenta uma sequência de atividades para o ensino de área e perímetro, a qual foi balizada por meio da Engenharia Didática de segunda geração, evidenciadas pelas análises preliminares, analise a priori, experimentação e analise posteriori e validação. Dessa forma, apresentaremos os dados coletados, por meio de quadros, onde tivemos melhorias no processo de ensino e aprendizagem de área e perímetro, concluindo que o uso da História Matemática contribui positivamente para esse processo. Nessa perspectiva, a História da Matemática é uma das possibilidades de se ensinar a matemática, pois a torna mais próxima das realizações do cotidiano dando aos alunos um maior entendimento da sua presença quanto parte da sociedade para o surgimento da matemática. |
id |
UECE-4_31723bce5301f3d74b86113489e6879a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2849 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETROEducação matemática; Ensino e Aprendizagem; Geometria Plana; História da Matemática.A História da Matemática acompanha a humanidade desde o início das organizações sociais, auxiliando o homem a resolver problemas, construir modelos, estabelecer associações, relações e quantificações entre os conhecimentos, sendo um instrumento que contribui no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por duas alunas do curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, localizado no município de Moju. O assunto envolvido refere-se a Geometria Plana, especificamente aos conteúdos de área e perímetro. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profº. Bernardino Pereira de Barros na turma do 9º ano com 23 alunos no município de Abaetetuba – Pará. Com isso, objetivamos mostrar a importância do ensino da História da Matemática como instrumento de incentivo e motivação no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Tivemos como metodologia a História da Matemática, utilizando como ferramenta uma sequência de atividades para o ensino de área e perímetro, a qual foi balizada por meio da Engenharia Didática de segunda geração, evidenciadas pelas análises preliminares, analise a priori, experimentação e analise posteriori e validação. Dessa forma, apresentaremos os dados coletados, por meio de quadros, onde tivemos melhorias no processo de ensino e aprendizagem de área e perímetro, concluindo que o uso da História Matemática contribui positivamente para esse processo. Nessa perspectiva, a História da Matemática é uma das possibilidades de se ensinar a matemática, pois a torna mais próxima das realizações do cotidiano dando aos alunos um maior entendimento da sua presença quanto parte da sociedade para o surgimento da matemática.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/284910.30938/bocehm.v7i20.2849Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 253-2652447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2849/2994Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Bruno RodriguesMachado, SelmaQuaresma, Alessandra2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2849Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:43.393564Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
title |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO Costa, Bruno Rodrigues Educação matemática; Ensino e Aprendizagem; Geometria Plana; História da Matemática. |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA ÁREA E PERÍMETRO: ÁREA E PERÍMETRO |
author |
Costa, Bruno Rodrigues |
author_facet |
Costa, Bruno Rodrigues Machado, Selma Quaresma, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Selma Quaresma, Alessandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bruno Rodrigues Machado, Selma Quaresma, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática; Ensino e Aprendizagem; Geometria Plana; História da Matemática. |
topic |
Educação matemática; Ensino e Aprendizagem; Geometria Plana; História da Matemática. |
description |
A História da Matemática acompanha a humanidade desde o início das organizações sociais, auxiliando o homem a resolver problemas, construir modelos, estabelecer associações, relações e quantificações entre os conhecimentos, sendo um instrumento que contribui no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por duas alunas do curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, localizado no município de Moju. O assunto envolvido refere-se a Geometria Plana, especificamente aos conteúdos de área e perímetro. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profº. Bernardino Pereira de Barros na turma do 9º ano com 23 alunos no município de Abaetetuba – Pará. Com isso, objetivamos mostrar a importância do ensino da História da Matemática como instrumento de incentivo e motivação no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Tivemos como metodologia a História da Matemática, utilizando como ferramenta uma sequência de atividades para o ensino de área e perímetro, a qual foi balizada por meio da Engenharia Didática de segunda geração, evidenciadas pelas análises preliminares, analise a priori, experimentação e analise posteriori e validação. Dessa forma, apresentaremos os dados coletados, por meio de quadros, onde tivemos melhorias no processo de ensino e aprendizagem de área e perímetro, concluindo que o uso da História Matemática contribui positivamente para esse processo. Nessa perspectiva, a História da Matemática é uma das possibilidades de se ensinar a matemática, pois a torna mais próxima das realizações do cotidiano dando aos alunos um maior entendimento da sua presença quanto parte da sociedade para o surgimento da matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2849 10.30938/bocehm.v7i20.2849 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2849 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2849/2994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 253-265 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997661552640 |